Artigo Destaque dos editores

A nova perspectiva do assédio processual no anteprojeto do CPC

Exibindo página 2 de 2
10/09/2010 às 07:58
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O assédio processual, instituto relativamente novo no direito brasileiro, é a prática dolosa de atos procrastinatórios que levam a uma maior morosidade do processo. A parte, mal intencionada, utiliza-se da máquina judiciária e de seus recursos com a finalidade de frustrar prestação jurisdicional a que a outra parte tem direito.

Esse instituto surgiu como desmembramento do assédio moral e foi primeiramente conceituado e aplicado por decisão em processo trabalhista no TRT da 2ª Região. A partir daí o estudo e a discussão sobre ele se acirraram, gerando importantes considerações acerca do assunto.

A Constituição da República, desde 2004, prevê o direito à razoável duração do processo. Entretanto esse princípio é pouco aplicado com a justificativa de que não há previsão legal clara a seu respeito. Além disso, no conflito entre esse princípio e o do contraditório e ampla defesa, estes últimos costumam prevalecer. Tal prevalência ocorre, em regra, devido ao receio dos Magistrados em serem arbitrários e mal interpretados. A solução a esse conflito deve ser feito caso a caso, através da harmonização de princípios de natureza oposta, cedendo a aplicação de um em favor do outro.

O CPC atual prevê alguns institutos na tentativa de coibir a prática de atos processuais abusivos no que tange a garantia de celeridade processual. Apesar mas insuficientes, eles existem e são pouco usados no sentido de condenação por assédio processual. A Justiça do trabalho tem aplicado a indenização por esse tipo de assédio, mas isso está longe de ser o suficiente.

O anteprojeto do CPC traz ao mundo jurídico a positivação legal do já consagrado na doutrina princípio da celeridade. Já em sua justificativa de elaboração observa-se que o legislador enfatizou a busca pela rapidez no deslinde do processo, visando uma prestação mais eficaz e ao mesmo tempo mais justa. Resta claro ao mundo jurídico que o decurso de longos lapsos de tempo causa prejuízos irreparáveis à parte e por isso o Anteprojeto teve a celeridade como um de seus pilares. Trouxe, em seus artigos, a expressa previsão do princípio constitucional da razoável duração do processo, bem como a possibilidade do magistrado indeferir pedidos inúteis ao prosseguimento da lide.

Dessa forma, conclui-se que caso o anteprojeto do CPC seja aprovado, no que tange ao assédio processual, ter-se-ão mecanismos mais eficazes de se combater essa prática atentatória a organização judiciária e principalmente desleal em relação à parte que busca o exercício de um direito. Não mais se poderá argüir a falta de regulamentação legal com relação à celeridade e a harmonização entre os princípios impor-se-á.


BIBLIOGRAFIA

Alves, Jeane Sales. Assédio Processual na Justiça do Trabalho. <http://www.conpedi.org.br/>. Acesso em 29/08/2010.

CHIACHIO, João Batista. Assédio processual. Jus Navigandi, ano 9, n. 780, ago. 2005. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/7172>. Acesso em: 29/08/2010.

CORDEIRO, Roberto Benavente. Assedio processual. Boletim Informativo da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo. 2005. Disponível em: <http://www.oabsp.org.br/boletim-informativo/trabalhista/edicao-03-outubro-de-2005/assedio-processual>. Acesso em: 29/08/2010.

MARINONI, Luiz Guilherme. Técnica processual e tutela dos direitos. Editora RT, 3ª edição, São Paulo, 2010

PAIM, Nilton Rangel Barreto; HILLESHEIM, Jaime. Assédio Processual no Processo do Trabalho. Revista LTr, v. 70, n. 9, p. 1112-1118, set. 2006.

PAROSKI, Mauro Vasni. Reflexões sobre a morosidade e o assédio processual na Justiça do Trabalho. Revista LTr, v. 72, n. 1, p. 33-44, jan. 2008.

SARLET, Ingo Wolfgang. Valor de Alçada e Limitação do Acesso ao Duplo Grau de Jurisdição. Revista da Ajuris 66, 1996


Notas

  1. Paroski, Mauro Vasni. Reflexões sobre a morosidade e o assédio processual na Justiça do Trabalho. Fonte: http://jus.com.br/artigos/12003. Acesso: 29/08/2010.
  2. Alves, Jeane Sales. Assédio Processual na Justiça do Trabalho. Fonte: http://www.conpedi.org.br/. Acesso em 29/08/2010.
  3. PAIM, Nilton Rangel Barreto. HILLESCHEIM, Jaime. O assédio processual no processo do trabalho. Revista LTr – Legislação do Trabalho; Vol. 70, n. 09, Setembro de 2006, pág. 1112.
  4. MARINONI, Luiz Guilherme. Técnica processual e tutela dos direitos. Editora RT, 3ª edição, São Paulo, 2010.
  5. SARLET, Ingo Wolfgang. Valor de Alçada e Limitação do Acesso ao Duplo Grau de Jurisdição. Revista da Ajuris 66, 1996
Assuntos relacionados
Sobre a autora
Roberta Rodrigues Urbano

Funcionária Pública, Técnico Judiciário, Assistente de Gabinete, TRT 15a Região.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

URBANO, Roberta Rodrigues. A nova perspectiva do assédio processual no anteprojeto do CPC. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2627, 10 set. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/17377. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos