A usucapião por arbitragem é possível.

A usucapião na Justiça privada

Leia nesta página:

Processo na justiça privada da ação de usucapião, possibilidade.

Uma das grandes problemáticas do meio urbano, principalmente,  é a regularização imobiliária, a maioria  dos imóveis das cidades  não tem registro, quando muito tem , é contrato de gaveta de compra e venda,   o que como todos sabem  neste caso o possuidor é apenas detentor da posse e não proprietário, não podendo, tal imóvel ser inserido no mercado, como ser vendido por meio de financiamentos bancários, ser dado em garantia para levantamento de empréstimo etc.

Recentemente , para ser mais preciso em janeiro de 2014 na revista de circulação nacional PRÁTICA JURIDICA,  na sua edição de numero 143 na pagina 26 e 27, foi publicado um artigo do advogado Francisco Teobaldo cunha, por quem tenho a maior consideração e apreço, com  o titulo; USUCAPIÃO POR ARBITRAGEM, AFINAL, É POSSÍVEL RESOLVER AÇÃO DE USUCAPIÃO DE IMÓVEIS POR ARBITRAGEM?

 Diante de tal indagação,  com o intuito de contribuir com a sociedade, principalmente com os colegas advogados, para esclarecimento deste tópico, passo a discorrer sobre este  assunto da mais alta importância,  sem a pretensão nem que seja de leve, de exauri-lo mas tão somente com tom provocativo para o debate e o aperfeiçoamento do instituto da arbitragem para casos desta natureza.

Primeiro vamos fazer breves considerações sobre a natureza jurídica da ação de usucapião, temos que  a ação aqui em foco trata-se de uma ação declaratória de direitos , e não de uma ação constitutiva,  em um segundo momento  o objeto  jurídico envolvido, é disponível por excelência, posse e propriedade, só nos resta analisar as pessoas envolvidas, que devem ser  físicas ou jurídicas, maiores e capazes  com o fito de atender o comando legal da Lei Federal de arbitragem (9.307/96)

Com estas considerações em mente,  vamos á pratica, primeiramente as partes devem nomear uma instituição para administrar o processo, de  preferência uma  que domine  assunto, para aplicar no caso  concreto as peculiaridades que a legislação exige, sob pena de se não o fizer, ter ao final uma decisão passiva de desconstituição.

Deverá a instituição de arbitragem administrar tal processo  tendo como base o CPC a partir do art. 942 e seguintes,  atentando para  um dos pilares fundamentais  do instituto da arbitragem, a autonomia da vontade das partes , sendo que os confinantes precisam ser esclarecidos que o fato de o imóvel ao seu lado esta sendo regularizados não lhe trará qualquer prejuízo , ao contrario garantirá legalmente os limites da sua parte.

Após a notificação as fazendas , Municipal, Estadual e Federal,  a assinatura  do compromisso , a publicação dos editais como previsto, a analise dos documentos que a legislação exige e outros que prove a posse mansa e pacifica, incluindo aí o tempo da posse, deve o arbitro declarar, mediante sentença  arbitral (titulo executivo judicial Art. 475-N,IV),  desde que considere preenchida os requisitos legais,  a propriedade por meio de aquisição originaria, devendo ser tal sentença devidamente fundamentada levada a cartório de registro de imóveis, com recolhimento dos impostos devidos para anotação.

Nesta etapa, temo que haverá o   enfrentamento da falta de conhecimento   de alguns  gestores de cartório, em reconhecer em todos os seus termos a sentença arbitral, em alguns casos, negando o assentamento do que determina a sentença arbitral, cabendo ao interessado a impetração do remédio jurídico adequado ou seja o mandado de segurança, junto a Justiça Estatal para o registro do que determina a sentença arbitral.

O caminho supra delineado tem sido trilhado por este autor superando todas as etapas com êxito, disponibilizando aos interessados uma nova e legal modalidade de regularização de seus imóveis, tendo em vistas que o mesmo é entusiasta desta área do conhecimento tendo se dedicado a essa via de resolução de conflitos a quase 10 anos.

Do autor.

Empresário, advogado inscrito na OAB/CE sob o nº 26.202, mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação/ Universidad Europeia Miguel de Cervantes) (FUNIBER – Fundação Universitária Iberoamericana / pós graduando pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza), membro da comissão de conciliação mediação e Arbitragem da OAB-CE, Fundador e Diretor Executivo da Câmara de Arbitragem FÓRUM DE JUSTIÇA ARBITRAL,

 (www.forumdejusticaarbitral.com.br); Árbitro e Mediador atuante na referida Câmara de Arbitragem com experiência ininterrupta de quase 10 (dez) anos, Extensão universitária em Mediação e Arbitragem pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV DIREITO RIO DE JANEIRO; Palestrante no tema Conciliação, Mediação e Arbitragem em seminários, sindicatos, empresas e instituições de ensino superior; Instrutor e Facilitador em dezenas de cursos de formação de árbitros.

Coautor.

Vitor Sávio Amaral Aragão, Diretor adjunto da Câmara de Arbitragem Fórum de Justiça arbitral, Arbitro, Perito e Professor.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Antonio Esmeraldo Ferreira Silva

Advogado, empresário, mestrando e pós graduando em métodos alternativos de solução de litígios, Arbitro, diretor de instituição de conciliação mediação e arbitragem, membro da comissão de mediação conciliação e arbitragem OAB-CE.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos