O uso de algemas em menores de idade

16/03/2015 às 12:34
Leia nesta página:

O uso de algemas em menores de idade


 
1. Introdução
 
Ao longo dos últimos anos a sociedade brasileira enfrenta um grave problema que relaciona a violência e o desrespeito aos direitos humanos, e que se apresenta, por conseguinte, como um grande desafio principalmente para as instituições que lidam com a segurança pública, qual seja, a utilização de algemas.
De um lado cresce vertiginosamente os índices de criminalidade, e o clamor público por medidas capazes de obstar a violência que assola todo o país, não estando mais relacionada a uma classe social ou apenas a determinadas localidades; e, de outro, a necessidade de que os agentes de segurança pública adotem medidas efetivas, mas que não afronte os direitos e garantias fundamentais dos indivíduos.
Ocorre que a atuação policial clama, não raras vezes, o emprego de algemas, seja para a proteção dos agentes de segurança pública, ou mesmo para a proteção do acusado ou da sociedade.
Nesse contexto surgiram diversos questionamentos, mormente quanto a legitimidade da sua utilização, principalmente porque a sociedade viu a difusão da utilização das algemas, muitas vezes em operações policiais dignas de produções cinematográficas, em que a dignidade do suposto infrator evidentemente restou afrontada, ainda que a sua periculosidade sequer fosse presumida.
A situação se agrava quando se trata de menores infratores, já que o Estatuto da Criança e Adolescente é omisso quanto a utilização de algemas, embora vede expressamente a condução ou transporte de adolescente em compartimento fechado de veículo policial, por considerar que tal medida atenta contra a sua dignidade.
É nesse contexto que se busca analisar a legitimidade da utilização de algemas em menores de idade, de modo a identificar os argumentos doutrinários favoráveis e contrários a tal prática.
2. Desenvolvimento
 
O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n° 8.090/1990, em seu art. 178, expressamente dispõe que o adolescente infrator não será conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, “em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade” (BRASIL, 1990).
Vê-se que não há qualquer menção à utilização de algemas, ou seja, é omisso o referido diploma legal quanto ao uso de algemas em se tratando de menor infrator.
Acontece que o Brasil convive diuturnamente com altos índices de criminalidade, que não é atribuída apenas a uma classe social ou se encontra concentrada em uma determinada localidade. A violência assola todo o país, e os órgãos de segurança pública são chamados a responder, de forma eficaz, quando uma infração é cometida, pois esta compromete a paz social.
Surge, porém, um grande embate, já que a atuação dos agentes policiais, não raras vezes, é questionada, principalmente por ir de encontro aos direitos e garantias fundamentais do infrator, e por confrontar com normas de Direito Interno e de Direito Internacional.
No que tange o uso de algemas, apenas para exemplificar, tem-se, no âmbito internacional, como ressalta Mello (2004, p. 877), a Convenção Contra a Tortura, considerado um dos mais importantes documentos de direitos humanos, adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1984, e ratificada pelo Brasil no ano de 1989.
Ainda segundo Mello (2004, p. 877), o objetivo primordial da Convenção em comento é fazer com que os Estados estabeleça a tortura como crime, sendo defeso à expulsão, devolução ou extradição de um indivíduo que seja suspeito de sofrer tortura.
Também a Convenção Americana de Direitos Humanos – Pacto de San José da Costa Rica, ratificado pelo Brasil no ano de 1992, como ressaltam Gomes e Piovesan (2000, p. 29), é instrumento de direitos humanos importante no tocante à integridade física do acusado. Logo, por força da referida Convenção, ninguém será submetido à tortura, tratamento cruel, desumano ou degradante, cabendo aos Estados assegurar o respeito aos direitos e liberdades.
Não se pode ignorar, ainda, a Resolução n° 36/169, editada pela Organização das Nações Unidas no ano de 1979, que ao editar Código de Conduta para os responsáveis pela aplicação da lei, estabeleceu padrões morais, éticos e legais.
Em que pese a existência de normas de Direito Internacional, no direito pátrio o uso de algemas não é devidamente regulamentado, pois como enfatiza Gomes (2007, p. 30), em virtude do sistema legal vigente, é de suma importância para os agentes públicos a previsão de diretrizes estabelecidas em lei, causando insegurança a falta de normas específica.
Nesse ponto é importante ressaltar que a Lei de Execução Penal – Lei n° 7.210/1984, que trata do tema. Tal dispositivo dispõe que o “emprego das algemas será disciplinado por decreto federal” (BRASIL, 1984). Ocorre que tal diploma não foi editado.
O art. 284 do Código de Processo Penal, por sua vez, dispõe que “não será permitido o emprego de força, salvo a indispensável no caso de resistência ou tentativa de fuga do preso” (BRASIL, 1941).
Ante a omissão legislativa, e de inúmeras situações de arbitrariedade, o Poder Judiciário, por meio do Supremo Tribunal Federal editou a Súmula Vinculante n° 11, no ano de 2008, que disciplina o emprego das algemas, sendo que o órgão julgador sedimentou o entendimento de que a sua utilização deve-se dar em caráter excepcional e observando as peculiaridades do caso concreto. Desta feita, a utilização desarrazoada de algemas configura constrangimento físico e moral, e sujeita o agente de segurança pública às penalidades pelo abuso perpetrado.
Significa dizer, portanto, que inexistindo resistência por parte do acusado/infrator, e fundado receio de fuga, ou perigo à integridade física daquele que será conduzido, ou de terceiros, a exemplo dos agentes, devendo a excepcionalidade ser justificada por escrito, não há o que se falar em utilização de algemas.
No que tange a utilização de algemas em menores de idade, como já pontuado, apesar de nada mencionar o Estatuto da Criança e do Adolescente, não há como negar a utilização por parte de agentes de segurança, não raras vezes sem justificativa plausível, principalmente antes da edição da Súmula Vinculante n° 11, do Supremo Tribunal Federal.
Fato é que uma interpretação literal do já citado art. 178, do Estatuto da Criança e do Adolescente, leva a concluir que a proibição legal alcança apenas a proibição de serem os adolescentes transportados em compartimentos fechados de viaturas policiais, em condições que violem a sua dignidade ou que lhes comprometa a saúde física e mental. O que objetivou o legislador, portanto, foi obstar tratamento semelhante ao usualmente dispensado aos presos adultos, transportados em camburões.
Tal intepretação é que leva alguns operadores do Direito a preconizar a possibilidade de ser um menor de idade contido por meio de algemas quando da prática de um ato infracional, desde que a medida se mostre necessária, e isso não afete a integridade física e moral do menor ou vá de encontra à sua dignidade.
Nessa senda é a lição de Silva (2001, p. 42), para quem as dúvidas frequentes quanto há frequentes dúvidas quanto à possibilidade (ou não) de se algemar um adolescente, seja na doutrina e na jurisprudência, embora prevaleça o entendimento de que caracterizada a periculosidade do menor de idade, por exemplo, ou o risco aos agentes de segurança pública, é lícito o uso de algemas para conter adolescente infrator.
Também Souza (apud MALTA, 2000) preconiza ser legítimo o uso de algemas em menores de idade, desde que configurado o grau de periculosidade ou o porte físico que justifique risco aos sujeitos envolvidos no acautelamento.
Assim, percebe-se que a utilização de algemas, quando se trata de menores de idade, apesar de não existir vedação legal, clama dos sujeitos envolvidos uma análise do caso concreto, para averiguar, a um só tempo, a periculosidade do menor infrator, e o risco ao próprio menor e às pessoas envolvidas no processo, sob pena de configurar arbitrariedade.
Não se pode ignorar, ainda, que com a edição da Súmula Vinculante n° 11, se faz necessária uma análise do tema à luz do referido verbete, pois somente será considerada legítima a utilização de algemas em menores infratores em casos excepcionais, pois se em adultos tal utilização, de forma arbitrária, é capaz de responsabilizar o agente pela prática do ato, se não justificado, por exemplo, o risco de fuga, ou a resistência do acusado/infrator, em se tratando de um menor, ser em desenvolvimento, a gravidade é ainda maior, e pode comprometer toda a vida.
Portanto, considerando a finalidade precípua do Estatuto da Criança e do Adolescente, que objetiva a reeducação do adolescente infrator, mesmo não havendo expressa proibição do uso de algemas, somente se justifica a sua utilização quando houver justificativa plausível, nos termos da Súmula n° 11, do Supremo Tribunal Federal, já que se trata de medida excepcional, pois somente assim se estará obstando constrangimento desnecessário de cunho físico e moral ao menor.
 
3. Conclusão
 
A utilização de algemas é prática comum na atividade policial, principalmente em tempos de altos índices de criminalidade, e diante do clamor de medidas eficazes e capazes de obstar a violência que assola país, e que envolve também os atos praticados por menores de idade.
Ocorre que a uso de algemas é questão que divide opiniões, principalmente porque configura, não raras vezes, constrangimento ilegal e prática arbitrária por parte dos agentes de segurança pública, mormente quando o acusado/infrator não apresenta qualquer resistência ou risco de fuga, ou coloca em risco a sua integridade ou de terceiros.
A situação se agrava quando se trata de menores de idade, pois como é sabido estes recebem tratamento diverso daquele dispensado aos adultos; e embora não haja vedação no Estatuto da Criança e do Adolescente quanto à utilização de algemas, se restringindo à condução em condições semelhantes ao preso adulto, não há como negar que o uso de algemas é capaz de causar danos maiores, já que se trata de ser em desenvolvimento.
Porém, é imperioso reconhecer que há situações em que a utilização de algemas se justifica, seja pela alta periculosidade do agente infrator, pelo risco de fuga, ou mesmo por apresentar resistência à condução, não restando alternativas aos agentes de segurança pública senão lançar mãos da algema para conter o menor de idade.
No entanto, com a edição da Súmula Vinculante n° 11, do Supremo Tribunal de Federal, considerando a inexistência de diploma legal, é imperioso reconhecer que somente se justifica a utilização de algemas, em menores de idade, quando houver resistência e fundado receio de fuga, ou perigo à integridade física própria ou alheia, sob pena de responderem os agentes pela arbitrariedade perpetrada.
Conclui-se, portanto, que em se tratando de menor de idade, o uso de algema deve observar o princípio da excepcionalidade, consagrado expressamente na Súmula Vinculante supracitada, sob pena de se causar danos irreversíveis, expondo a constrangimentos desnecessários e afrontando o princípio da dignidade da pessoa humana.
 
4. Referências
 
BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm. Acesso em: 11 mar. 2015.
 
BRASIL. Lei n°. 7.210, de 11 de julho de 1984: Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm. Acesso em: 11 mar. 2015.
 
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 11 mar. 2015.
 
GOMES, Luiz Flávio; PIOVESAN, Flávia (Coord.). O Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e o direito brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2000.
 
GOMES, Rodrigo Carneiro. Algemas segundo o STF. Revista Jurídica Consulex. Brasília: Consulex, n° 241, 2007.
 
MALTA, Frederico Sérgio Lacerda. Aspectos Legais do Emprego de Algemas por parte dos Policiais Militares. Revista Doutrinal nº. 01/2000 da PMPE. Revista de Direito, Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco, nº 02, set./2000.
 
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.
 
SILVA, Silvio França da. Algemas, estreito limite entre a legalidade e o abuso. Revista Força Policial. São Paulo, n° 29, jan./mar. 2001.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Joao Ricardo Papotto Rosa

Estudante de Direito - FIG (UNIMESP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos