Breves considerações jurídicas sobre a cobrança da taxa de serviço (gorjeta)

01/09/2015 às 23:50
Leia nesta página:

O presente artigo tem o escopo de esclarecer juridicamente a cobrança abusiva e indevida de taxas de serviços (10%), também conhecidas como gorjetas.

A taxa de serviço (10%) exigida pelos estabelecimentos comerciais, dentre eles, bares e restaurantes ainda é visto como um pagamento obrigatório pelos consumidores em geral.

Ocorre que, de acordo com a legislação brasileira, essa referida taxa não deve ser coercitivamente e compulsoriamente cobrada pelos estabelecimentos, tendo em vista que, ainda não há lei federal que obrigue o pagamento da mesma.

Nesse sentido, podemos citar o artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal:

“...ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei..”

Portanto, por meio desse dispositivo legal, pode-se afirmar que nenhum consumidor deverá ser obrigado a pagar a famosa e discutida taxa de serviço.

Isso porque, devemos ainda lembrar que a referida taxa é praticamente vista como sendo a antiga gorjeta ofertada aos garçons pelo eficaz serviço prestado.

A partir daí, se analisarmos minuciosamente o sentido da gorjeta, vimos que esse pagamento é caracterizado juridicamente como sendo uma doação remuneratória, a qual está devidamente prevista no artigo 540, do Código Civil Brasileiro.

O referido artigo 540, do CC, prevê:

A doação feita em contemplação do merecimento do donatário não perde o caráter de liberalidade, como não o perde a doação remuneratória, ou a gravada, no excedente ao valor dos serviços remunerados ou ao encargo imposto.”

Portanto, pode-se facilmente afirmar que a taxa de serviço (gorjeta) não deve ser considerada como sendo uma prestação pecuniária exigível, ou seja, em poucas palavras, o pagamento da referida taxa é facultativa.

Em contrapartida a esse entendimento jurídico, ainda existem estabelecimentos comerciais que exigem coercitivamente o pagamento, provocando assim um visível constrangimento ao credor, que na maioria das vezes, não possui o conhecimento de que se trata de um pagamento indevido e até mesmo abusivo.

Deve-se ressaltar que alguns estabelecimentos alegam que a referida taxa é obrigatória por meio do que está descrito no artigo 457, da Consolidação das Leis do Trabalho, conforme segue:

“Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber...”

Ocorre que, nota-se claramente que existe uma interpretação errônea dos estabelecimentos desse dispositivo em relação à taxa de serviço, ou seja, em nenhum momento poderá ser interpretado de maneira que haja obrigatoriedade do pagamento das taxas, pois o referido dispositivo somente estabelece que, em caso haja o pagamento de gorjeta, esta deverá ser inclusa na remuneração do empregado.

Assim sendo, nota-se claramente que não há qualquer base legal que estabeleça a obrigatoriedade do consumidor em pagar a taxa de serviço.

Nesse sentido, deve-se ressaltar que caso haja a cobrança compulsória e coercitiva da referida taxa, o consumidor poderá se valer do artigo 39, inciso V, do Código de Defesa ao Consumidor, o qual estabelece que a cobrança de vantagem manifestamente excessiva poderá ser claramente indenizada, tendo em vista que trata-se de uma prática abusiva.

Desse modo, verifica-se que caso o consumidor seja obrigado a pagar a referida taxa, o mesmo terá direito a ser indenizado, pois conforme já foi visto, o consumidor não poderá ser constrangido a pagar algo que não esteja estabelecido por lei.

Portanto, pode-se concluir que de acordo com a legislação brasileira, o pagamento da taxa de serviço (gorjeta) é facultativo e caso sua cobrança seja coercitiva, o consumidor poderá ser indenizado.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Juliana Brechó

Advogada e Palestrante<br>Formação acadêmica: Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos