O crime de contrabando é descaminho na importação de armas de pressão

28/10/2015 às 15:32
Leia nesta página:

O presente artigo trata da recente decisão da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ que considerou crime de contrabando o ingresso no território pátrio de armas de pressão, sem a prévia autorização dos órgãos competentes.

O ingresso de armas de pressão no território brasileiro sem a prévia autorização é crime de contrabando. Esta foi a decisão da Resp 1.438.097, na qual o Relator Min. Gurgel de Faria julgou o Recurso Especial interposto pelo Ministério Público Federal, que denunciou o réu no art. 344 do Código Penal, por ter ingressado no país com uma arma de pressão, de procedência estrangeira, sem a comprovação regular de importação e autorização do órgão competente.

Nesta seara, o principio da insignificância, previsto no art. 395, III, do Código de Processo Penal, que afasta a tipicidade do caso concreto não prevaleceu, suscitado pelo magistrado de primeiro grau, recorrendo à acusação da decisão, interpondo recurso em sentido estrito no qual também não logrou êxito, conforme o acordão abaixo:

DIREITO PENAL. IMPORTAÇÃO DE UMA ÚNICA ARMA DE PRESSÃO. ATIPICIDADE.

1.     Não sendo arma de fogo (art. 14 da Lei 10.826/03 e art. 16 da Portaria 036/99 do Ministério da Defesa do Exército Brasileiro) nem tendo importação proibida (art. 26 da Lei 10.826/03 e art. 17, IV do Decreto 3.665/00), a importação sem autorização ao da autoridade competente de arma de pressão e munição (chumbinho) não configura contrabando.

2.     Não é típica, sequer como descaminho, a internalização de uma única arma de pressão de valor diminuto.

Nota-se, no julgamento do recurso em sentido estrito à reafirmação da insignificância da conduta do agente, além deste fato, o magistrado descreve claramente a atipicidade da conduta, não se enquadrando a possibilidade em punir o réu. Diante das decisões pretéritas, novamente o Parquet interpôs recurso, demonstrando a configuração da conduta tipificada no artigo 334 do Código Penal, argumentando em síntese que “a importação de arma de pressão de origem estrangeira, sem a regular documentação, caracteriza o delito de contrabando”.

Destarte, é possível visualizar o confronto de posicionamentos, enquanto as diferentes decisões indicam que a conduta se equipara ao descaminho, o Ministério Público alega que devido à “necessidade de autorização prévia do Departamento Logístico do Ministério da Defesa para a importação” o fato se configura como contrabando, portando, de natureza distinta, “impondo a coletividade a sérios riscos”, dentre eles, a segurança pública.

Neste contexto, o voto do Relator do Recurso Especial n° 1.438.097 – RS (2014/0045068-1) é cristalino no sentido de distinguir as condutas tipificadas como descaminho e contrabando, declarando: “Cumpre lembrar, inicialmente, que o contrabando consiste na internalização/externalização de mercadoria que não poderia ser importada/exportada, por ser proibida ou se revelar inconveniente ao interesse publico”.

Ao mesmo tempo, as normas reguladoras sobre a importação, exportação e comercialização de armas de pressão declaram claramente que as armas de “uso permitido”, são produtos controlados pelo Exército de acordo com a legislação vigente, ocorre que esses itens estão “sujeitos à prévia licença” prevista no art. 183 do Decreto 3.665/200: “As importações de produtos controlados estão sujeitas à licença prévia do Exército, após julgar sua conveniência”.

Ou seja, as armas de pressão de uso permitido são produtos relacionados ao Anexo I do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados – R-105, percebe-se claramente a entrada indevida da arma de pressão, sendo atribuição do Comando do Exército controlar a exportação, importação e desembaraço alfandegário, garantindo a segurança da população.

Assim, o voto do ilustre magistrado demonstra não apenas o fato tipificado como contrabando, mas a preocupação com a segurança pública e a entrada irrestrita de armas de pressão, que podem ser utilizadas para práticas antissociais, devido à similaridade com armamentos reais, além de causar ferimentos sérios, mesmo não possuindo poder letal.

Ademais, o principio da bagatela foi descartado, havendo a impossibilidade da aplicação análoga firmada pela Terceira Seção da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do Recurso Especial Repetitivo n.1.112.748/TO, “do princípio da bagatela aos crimes de descaminho, quando o valor do tributo iludido não ultrapassar R$ 10.000,00 (dez mil reais)”.

Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/noticias/noticias/%C3%89-crime-importar-arma-de-ar-comprimido-ou-de-press%C3%A3o-sem-autoriza%C3%A7%C3%A3o-do-Ex%C3%A9rcito#

Bibliografia:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei n° 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Vade Mecum. São Paulo: Saraiva, 2008.

STJ. Agravo Recurso Especial n°1.438.097 RS, Quinta Turma, Relator Ministro Gurgel de Faria, julgado em 26 de outubro de 2015.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Guilherme José Pereira

Advogado, Graduado em Direito pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ), Graduado em Publicidade e Propaganda pela UniverCidade, Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela Universidade Candido Mendes (UCAM-RJ), Especialista em Direito Imobiliário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Conselheiro Esportivo Interestadual da Federação Cearense Desportiva de Airsoft - FCDA e Membro colaborador da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/Campinas.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1576859405197724

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos