Capa da publicação A prevenção criminal sob os aspectos da criminologia

A prevenção criminal sob os aspectos da criminologia

22/01/2015 às 00:48
Leia nesta página:

O presente artigo visa discriminar, de forma breve e sucinta, as três modalidades de prevenção criminal vistas sob a óptica da criminologia.

A prevenção criminal é matéria inserida na ciência da criminologia. 

Entende-se por prevenção criminal o conjunto de ações que visam evitar a ocorrência/reincidência do delito.

Estas ações podem ser divididas em três espécies segundo a Criminologia Moderna; são elas:

i) prevenção primária;

ii) prevenção secundária;

iii) prevenção terciária.

Vale discorrer sobre cada uma delas.


A Prevenção Primária exige do Estado uma prestação positiva voltada na área econômica, sócio-cultural e também ambiental (educação, habitação, emprego, moradia, segurança, etc).

Com efeito, a prevenção primária ataca as causas iniciais do problema, já que a maioria dos delitos são oriundos da ausência de educação, princípios, emprego, moradia, etc. 

Combatendo-se as causas combate-se as consequências.


No que diz respeito a Prevenção Secundária, esta atua no momento posterior ao crime ou na sua eminência. Destacam-se aqui as ações policiais, programas de apoio e políticas penais.   

A Prevenção Secundária não tem seus esforços direcionados ao indivíduo em si, mas sim a determinado grupo de pessoas consideradas mais suscetíveis de praticar ou sofrer crimes.   


Por fim, destaca-se a Prevenção Terciária. Aqui as ações se iniciam após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

Deste modo, a Prevenção Terciária aplica-se durante o cumprimento da pena. Sendo que, a prevenção consiste num conjunto de ações sócio-educativas como a laborterapia e a prestação de serviços comunitários.

Tais ações sócio-educativas têm por finalidade imediata a reinserção de valores sócio-culturais no condenado, e, como finalidade mediata a reabilitação e a reintegração social do recluso de modo a evitar sua reincidência.


BIBLIOGRAFIA

  • GAMBOA, Monica. Criminologia para Concurso. São Paulo: Central de Concursos, 2013.
  • PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
  • DE LIMA JUNIOR, José César Naves. Manual de Criminologia. Editora JusPODIVM, 2014.
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Wieland Puntigam Travnik

Advogado (OAB/SP 264.659). Formação Acadêmica – Unimep. Pós Graduado em Processo Civil pela Metrocamp. Advoga desde 2007, (advogou até junho de 2014 no escritório Suguimoto & Associados no âmbito do direito cível e empresarial).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos