Artigo Destaque dos editores

A arborização como instrumento de políticas urbanísticas

Leia nesta página:

Este artigo apresenta a prática da arborização como objeto do direito urbanístico e como mecanismo de gestão urbanística, favorecendo a implementação de direitos constitucionais, como o direito ao meio ambiente equilibrado.

O direito ambiental é um setor ou campo do direito que se dedica ao estudo e regulamentação da interação observável entre o homem e o meio que o circunda, dedicando-se a proteger o meio ambiente e simultaneamente propiciar uma melhor qualidade de vida para os homens.

O direito ambiental tem como objeto de estudo o meio ambiente. E esta expressão já é largamente utilizada na doutrina, jurisprudência e academias, tendo inclusive uma definição legal, conforme exclama o artigo 3º, I, da lei 6.938/81, que o considera: "[…] conjunto de condições, leis, influências, alterações e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".

Como desdobramento deste conceito, os juristas brasileiros decidiram dividir o meio ambiente em meio ambiente natural e cultural, e nesta divisão inserir uma diversidade de subtópicos. De modo que o meio ambiente cultural, fruto da inteligência e da técnica inventiva do homem sobre a natureza, englobaria o ambiente do trabalho, histórico etc., tratando, portanto, de edificações, pontos turísticos, instalações científicas entre outros.

Interessante destacar que nem toda produção proveniente do espírito inventivo do homem é digna de proteção jurídica, somente aquelas que, envolvidos por um apurado valor e significação, são capazes de exigir uma proteção ambiental.

As ações e planos de arborização envolvem uma mesclagem destes dois segmentos, já que constituem inerentemente uma parcela do meio ambiente natural, mas passam a compor o patrimônio natural apenas em função da interferência humana.

Para SERVINSKAS (1998, p. 02) "Arborização é o ato ou efeito de arborizar. Arborizar, por seu turno, é plantar ou guarnecer de árvores. É um conjunto de árvores plantadas.".

Já a EMBRAPA, referenciando RIBEIRO, considera que:

Entende-se por arborização urbana toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. Essa vegetação ocupa, basicamente, três espaços distintos: as áreas livres de uso público e potencialmente coletivas, as áreas livres particulares e acompanhando o sistema viário. (EMBRAPA, 2000 apud RIBEIRO, 2009, p. 2).

Nota-se que a arborização é elemento constitutivo das cidades e, portanto, é objeto do direito urbanístico, devido a sua ocorrência e, principalmente, graças ao enorme potencial que possui. A arborização pode conferir uma nova dimensão aos espaços públicos, agregando valor e vivacidade às vias públicas.

Vários são os benefícios observáveis descritos pelos estudiosos, entre estes se destaca a função estética da vegetação, que ajuda a embelezar as cidades, mas, além de servir de simples adorno, a arborização provoca uma sensação de bem-estar na população, seja em função da redução da temperatura ou apenas a criação de um reduto sombreado, o que vai ao encontro das disposições constitucionais que recomendam medidas que gerem bem-estar na população. Assim consagra a Constituição em seu artigo 225, § 1º, inc. III:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Percebe-se, desta maneira, que ações e planos de arborização integram as funções do governo, dadas as vantagens que apresentam, além das supracitadas, o amortecimento de ruídos, redução da velocidade dos ventos, amenização dos efeitos dos raios ultravioleta, melhora na qualidade do ar e preservação do meio ambiente, principalmente a endógena, quando a arborização se realiza priorizando plantas nativas do bioma.

O urbanismo se verifica na atuação estatal, definindo quais os espaços mais apropriados para a habitação, assim como aqueles que devem ficar afetados para fins de arborização, edificação de praças, vias etc. Para Mazzaroli (1973) é "[…] a ciência que se preocupa com a sistematização e desenvolvimento da cidade, buscando determinar a melhor posição das ruas, dos edifícios e obras públicas, de habitação privada, de modo que a população possa gozar de uma situação sã, cômoda e estimada.".

Como é imprescindível a ingerência governamental na estipulação e divisão destes espaços, já que seria inviável a elaboração e execução desta função por particulares, preferiu-se criar um ramo específico do direito para dedicar-se exclusivamente à matéria, daí o motivo de existência do direito urbanístico.

A existência de dispositivos constitucionais versando sobre urbanismo, bem como a edição de leis tratando do assunto potencializaram a autonomia do direito urbanístico, verbi gratia, temos em nossa legislação, o artigo 30, I, da CF, que determina que os municípios, dada a proximidade com a população, deverá disciplinar o uso do solo urbano, bem como a forma de ocupação. Tem-se ainda o artigo 182, § 1º, também da Constituição Federal, que estipula a edição de um código diretor em certas cidades.

O direito urbanístico existe, também, graças ao princípio do meio ambiente sadio e equilibrado, que deve ser garantido às presentes e futuras gerações, tal como apregoa o artigo 225, § 1º, da CF/88. Uma forma de garantir este bem estar, e indiretamente propiciar o lazer e a saúde da população é através de programas de arborização do meio urbano, empreendido pelos municípios.

O município deve firmar parcerias e celebrar contratos com o fito de plantar mudas, após um estudo prévio do solo, coleta da opinião pública, conscientização acerca da importância das árvores, sistemas de manutenção e de rega, capacitação do pessoal responsável pela limpeza das vias públicas, substituição de mudas infectadas e/ou mortas.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A conscientização sobre a necessidade e as potencialidades oferecidas por uma boa arborização nos centros urbanos deve ser instigada também em nível acadêmico, já que a intenção proposta por aplicadores do direito deve vir acompanhada de um fortalecido arcabouço técnico, capaz de auxiliá-los na implantação destas políticas.

Outro ponto importante é o envolvimento dos habitantes na estipulação das normas e política voltadas para a gestão dos espaços públicos de um modo geral e especificamente sobre ações de arborização, para Toshio Mukai: "A elaboração dos planos urbanísticos deveria contar com a participação da comunidade, posto que, em última análise, é esta a sua destinatária, em seus interesses mais próximos. Contudo, no Brasil, essa prática, especialmente nestes últimos anos de autoritarismo, jamais chegou a obter o placet das nossas autoridades." (MUKAI, 2010, p. 115).

O direito ambiental tem se furtado de dispor com mais profundidade sobre o tema, provavelmente por que não há grande receptividade sobre a matéria no Brasil, mas é notável a adesão crescente por parte de algumas municipalidades, no Brasil, fazendo com que o tema ganhe maior visibilidade e servindo como parâmetro para outras localidades.

A regulamentação sobre a matéria é melhor desenvolvida no âmbito das cidades, já que legislações federais e estaduais são geralmente genéricas e repressivas. Os municípios têm a oportunidade de gerar melhor qualidade de vida e elevar o bem-estar geral da população através da arborização, estes que são implicitamente direitos fundamentais (art. 5º) podem ser garantidos de forma relativamente simples e com benefícios consideráveis para a saúde, lazer, turismo e qualidade de vida, e principalmente para o meio ambiente.


Conclusões:

Diante da dimensão metaindividual assumida pelos direitos ao lazer, saúde, qualidade de vida e meio ambiente ecologicamente equilibrado e perante o compromisso da preservação ambiental também em nível urbano para as presentes e futuras gerações, percebe-se que a tutela do meio ambiente também se exerce nas cidades, de modo que se deve compactuar a propriedade privada e pública com as melhores sugestões sobre as cidades sustentáveis. Neste ponto, e devido o apresentado alhures, concebe-se que as práticas de arborização perfazem um mecanismo bastante relevante. Este deve ser assumido primordialmente pelos municípios, considerando-se toda uma engenharia ambiental, geográfica e social.


Referências:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

CECCHETTO, Carise Taciane; CHRISTMANN, Samara Simon; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de. ARBORIZAÇÃO URBANA: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL DAS CIDADES. Disponível em: < https://www.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2014/DIREITO%20A%20UMA%20MORADIA%20ADEQUADA/ARTIGO/ARTIGO%20-%20ARBORIZACAO%20URBANA%20IMPORTANCIA%20E%20BENEFICIOS%20NO%20PLANEJAMENTO%20AMBIENTAL%20DAS%20CIDADES.PDF> Acesso em 28 de Fev, 2017.

MAZZAROLI, Leopoldo. I Piani Regulatori Urbanistici, apud SPANTIGATI, Frederico. Manual de Derecho Urbanístico, trad. esp., Madrid Montecorvo, 1973

MUKAI, Toshio, Direito Urbano e Ambiental, 4. ed. 2010.

RIBEIRO, Flávia Alice Borges Soares Ribeiro. Arborização urbana em Uberlândia: percepção da população. Revista da Católica, v. 1, n. 1, p. 224-237, Uberlândia, 2009. Disponível em < http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/20_Arborizacao_urbana.pdf> Acesso em 28 de Fev, 2017.

SIRVINSKAS, Luís Paulo. Tutela penal do meio ambiente. Ed. Saraiva, 1998, S. Paulo.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Ravena Maria de Brito Cavalcante

Aluna da UniLeão, graduanda em Direito

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CARVALHO, Jackeline Sousa Rodrigues ; CAVALCANTE, Ravena Maria Brito et al. A arborização como instrumento de políticas urbanísticas. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5009, 19 mar. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/56243. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos