Olá, tenho um filho com 4 anos que não possui um sobrenome em comum que eu, meu marido e minha filha temos. Queremos mudar antes que ele inicie na escola. Gostaria de saber como fazer, se precisa ou não ordem judicial, por onde devemos começar para acrescentar esse sobrenome. Gostaria muito que os filhos tivessem os mesmos sobrenomes. Atenciosamente

Respostas

    S

    Solismar Segunda, 24 de agosto de 2015, 10h21min

    Bom dia, tenho 33 anos, e gostaria de acrescentar ao meu sobrenome o sobrenome de minha mãe, pois segundo consta, na época do registro dava-se prioridade ao sobrenome paterno. Minha esposa está grávida e o bebê nascerá logo, se eu registar o bebê com o sobrenome de minha mãe + o da minha esposa isso facilita o processo para que possa acrescentar este sobrenome ao meu?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 24 de agosto de 2015, 10h37min

    SOLISMAR

    É possível incluir o sobrenome materno e em qualquer posição pela via judicial. Não é necessário nenhuma condição para isto. Ou seja, mesmo se não registrasse seu filho com o sobrenome de sua mãe você teria o direito de incluir ele ao seu.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 16 de setembro de 2015, 7h26min Editado

    ADVOGADO ESPECIALISTA EM REGISTROS PÚBLICOS
    Mudança de nomes, prenomes, sobrenomes pela via judicial

    -Substituição de Prenome Ridículo ou Constrangedor
    -Substituição de Sobrenome Ridículo ou Constrangedor
    -Alteração da Ordem de Prenomes e Sobrenomes
    -Alteração de Nomes com Homônimos ou Comuns
    -Alteração de Prenome e Sobrenome de Crianças
    -Alteração de Prenome Ambíguo ou Unissex
    -Alteração de Prenome Diminutivo ou Infantil
    -Alteração de Prenome de Transexual sem Cirurgia
    -Inclusão ou Exclusão do Sobrenome do Cônjuge
    -Inclusão de Sobrenome de Convivente em União Estável
    -Inclusão de Sobrenomes de Avós e Bisavós Falecidos
    -Inclusão de Sobrenome de Padrasto Madrasta a Enteado
    -Inclusão de Apelido Público e Notório ao Nome Civil

    FORMA DE PAGAMENTO:
    Somente no final do processo e somente em caso de êxito. Parcela única
    PRINCIPAIS DOCUMENTOS:
    CN, CC, RG e Certidões Negativas solicitadas pelo Juiz durante o processo
    DURAÇÃO DO PROCESSO:
    Pelos foruns de São Paulo a duração aproximada do processo é de 5 meses
    PROCESSO DIGITAL:
    O processo é digital e pode ser acompanhado pela net no site do TJ/SP

    DR. HERBERT CURVELO TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado - Professor de Direito Internacional - Mestre em Direito - USP

    DRA. INGRID SCHROEDER SCHEFFEL - Estagiária
    Estudante de Mestrado em Direito - USP

    CONTATO INICIAL PELO E-MAIL:
    [email protected]
    Informando: -nome completo atual -nome completo pretendido -cidade onde reside

    Ou telefone para 3458-5211 e deixe seu recado ou sua dúvida na secretária
    O motivo é que o Dr. Herbert é professor de Direito em horário comercial
    Preferencialmente inicie contato pelo e-mail [email protected]
    Rua Guaiaquil 198, Jardim América, São Paulo, SP (homeoffice)
    www.mudarnome.blogspot.com

    MAIS DE 900 PRENOMES E SOBRENOMES ALTERADOS ENTRE 1990 A 2015

    B

    Beatriz Pereira Quinta, 21 de janeiro de 2016, 20h37min

    Meu nome é Beatriz Pereira, nome de solteira pois me divorciei a vinte anos atrás, eu gostaria muito de acrescentar o sobrenome de minha mãe que era Camacho, será que é muito difícil conseguir isso, o que devo fazer?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 21 de janeiro de 2016, 20h55min Editado

    BEATRIZ

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir o sobrenome materno e em qualquer posição. Veja mais nos sites abaixo e envie e-mail para mais informações e orçamentos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    A

    Adna Segunda, 21 de março de 2016, 12h04min

    Olá, meu nome é Adna Ferreira, gostaria de acrescentar ROSA no meu nome, pois toda família do meu pai tem, menos eu e meu irmão (ele não liga muito), mas eu gostaria muito, fiz 18 anos ano passado, como posso fazer para deixar meu nome ADNA ROSA?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de março de 2016, 12h12min

    ADNA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir o nome ROSA ao seu nome. Processo simples, rápido, barato. Veja mais nos sites abaixo e envie e-mail para mais informações.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Aquiles Nazireu

    Aquiles Nazireu Sexta, 20 de maio de 2016, 15h06min

    eu me chamo aquiles pereira das neves, mas gostaria de acrescentar o nazireu ao eu nome nao é de mae nem de pai é possivel? sou tecnico em segurança do trabalho.. posso fazer um carimbo como Aquiles Nazireu mesmo nao sendo o meu nome de registro?

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 26 de maio de 2016, 10h05min

    AQUILES

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir outro prenome ao atual, com fundamento no artigo 58 da ei de registros públicos.

    ERICH L. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Wellington Von Der Volke

    Wellington Von Der Volke Segunda, 05 de setembro de 2016, 18h30min

    é posssiver acrecentar um novo sobre nome!más mantendo o sobre nome de nascimento...

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 05 de setembro de 2016, 18h33min

    WELLINGTON

    Sim, desde que o novo sobrenome seja de seus ascendentes (pais, avós, bisavós).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Maria Lima

    Maria Lima Segunda, 26 de setembro de 2016, 17h15min

    Boa tarde, meu filho nasceu há 10 dias, eu não sou casada com o pai dele, ele registrou a criança sozinha no cartorio da maternidade com a minha identidade, mas eu não estava presente no momento, ele colocou um sobrenome meu que eu não queria, e agora queria saber se há possibilidade de retirar esse sobrenome dele e colocar outro.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 26 de setembro de 2016, 17h25min

    MARIA

    Sim. Mas o pai também deverá concordar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Jennifer Bauer

    Jennifer Bauer Segunda, 19 de dezembro de 2016, 21h47min

    Olá eu queria acrescentar um sobrenome que eu achei que combinava com o meu pronome como por exemplo Melissa para ser mais fácil usar e que os outros consigam dize-lo porque tenho tido muitas dificuldades para lidar com um nome que não estou habituada que me chamem como Jessica apesar de me chamar Jennifer .o que poderia fazer para que não me confundissem com outra pessoa ?

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Terça, 20 de dezembro de 2016, 5h51min

    JENNIFER

    Qualquer alteração de nome deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo. Para lhe informar mais detalhes (valor, prazo, documentos, etc), escreva-me no e-mail: [email protected]

    ERICH L. TURBUK
    [email protected]
    www.mudarnome.blogspot.com

    V

    Vinicius Neves Pereira Quarta, 11 de janeiro de 2017, 18h00min

    ola,mi chamo Vinicius,meu pai assina como Borges Pereira.eu queria colocar o Borges dele ai eu teria os dois sobrenomes dele.isso é possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 11 de janeiro de 2017, 18h09min

    VINICIUS

    Sim é possível pelo processo acima.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Felipe Vaz

    Felipe Vaz Quinta, 12 de janeiro de 2017, 8h35min

    Bom dia,
    Me chamo Felipe Vaz, e minha avó materna possui o sobrenome Daguano, o qual eu gostaria de adicionar ao meu nome. Seria possível realizar esse inclusão?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 12 de janeiro de 2017, 8h43min

    FELIPE

    É possível incluir sobrenome avoengo através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas, respostas, documentos, prazos, petições, contatos, endereços etc).

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com