Olá, tenho um filho com 4 anos que não possui um sobrenome em comum que eu, meu marido e minha filha temos. Queremos mudar antes que ele inicie na escola. Gostaria de saber como fazer, se precisa ou não ordem judicial, por onde devemos começar para acrescentar esse sobrenome. Gostaria muito que os filhos tivessem os mesmos sobrenomes. Atenciosamente

Respostas

    C

    Clara Nunes Brasil Quinta, 21 de janeiro de 2010, 10h46min

    Vou me casar e acrescentar o nome do meu futuro esposo. Me chamo Clara Patrícia Nunes Brasil. Seria possível retirar o Patrícia? Tenho uma filha de 3 anos e os documentos dela, certidão de nascimento, identidade e cpf constam meu nome de solteira, seria um problema ou pode ser mudado?

    G

    GLC Quinta, 21 de janeiro de 2010, 11h09min

    A retirada de Patrícia será impossível. Contudo ao acrescentar o sobrenome de seu esposo é necessário que se faça a retificação dos documentos. Saliento ainda que o acréscimo do sobrenome do esposo é facultativo.
    Abraços.

    C

    Clara Nunes Brasil Quinta, 21 de janeiro de 2010, 11h23min

    Da minha filha tbm?

    G

    Gabriela Boni Terça, 26 de janeiro de 2010, 17h09min

    Me chamo Gabriela Boni Teixeira, mas quero acrescentar o sobrenome Ribeiro, que é da minha mãe, ficando assim Gabriela Boni Ribeiro Teixeira. É possível? O que devo fazer?

    G

    GLC Terça, 26 de janeiro de 2010, 20h42min

    Claro. Procure o cartório para requerer o pedido.

    S

    Scully Domingo, 31 de janeiro de 2010, 1h50min

    Oi, tenho mais de 20 anos, e gostaria de fazer algumas alterações no meu nome.
    1 - Quero acrescentar um apelido pelo qual todo mundo me conhece (já que não me chamam pelo nome)
    2 - Quero também acrescentar um sobrenome do meu avô materno, porque ninguem na familia tem, e eu não quero que acabe.
    3 - E corrigir a grafia do meu ultimo sobrenome, meu avô paterno foi registrado com a grafia correta na Espanha, quando mudaram para cá, e fizeram novos registros, a grafia ficou errada, eu tenho os documentos dele da Espanha, e a dupla cidadania do meu pai também está com a grafia correta.
    Ah e se possivel tirar um "dos" que eu acho que não faz diferença.

    Tem como fazer as alterações? dá para pedir tudo de uma vez só?

    Obrigada.

    C

    Carlos Eduardo da Silva Souza Segunda, 22 de fevereiro de 2010, 18h50min

    Caros Dr´s, tenho 2 irmãos e quando fomos registrados só pegamos os sobre nomes dos nossos avós paternos, e não registramos o sobre nome de minha avó materna, eu e meus irmãos temos interesse em acrescentar o sobre nome materno de minha avó, como não tenho nenhuma pratica em direito de familia, tenho 5 perguntas: gostaria de saber qual a ação cabível?,e se no processo já posso entrar em meu nome e o dos meus irmãos juntos (polo ativo)?, ou será um processo para cada um?, e quais os documento devo juntar para dar entrada no processo? OBS:minha avó é italiana mas mora aqui, existe algum tipo de procedimento diferente em relação a esse fato?Atenciosamente, espero pelas respostas!!!

    G

    GLC Segunda, 22 de fevereiro de 2010, 20h01min

    Você e seus irmãos deverão procurar o próprio cartório para acrescentar o sobrenome que está faltando. Deve juntar os documentos de casamento do genitor ou algum documento que comprove o sobrenome desejado.
    Esse pedido o próprio interessado assina sem precisar de advogado.
    Boa sorte.

    C

    Crikapat Sábado, 13 de março de 2010, 0h41min

    Por favor gostaria muito de acrescentar o sobrenome da minha mãe,porém hoje ela conseguindo a paternidade, acrescentou o sobrenome de seu pai tb (antes só tinha o da mãe. Eu poderia acrescentar os sobrenomes da minha mãe (hoje só possuo o sobrenome do meu pai... e sou muito triste por este motivo é "da Silva". Como proceder? É um processo caro?
    Muito obrigada desde já.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Sábado, 13 de março de 2010, 10h36min

    SCULLY

    Como tem 20 anos, essas alterações, de acordo com o artigo 110 da lei 6.015, só podem ser feitas via judicial.

    Pode ser feita todas alterações de uma só vez e em uma só ação.. como perguntou.

    Vai ser necessario um advogado que impetre uma ação de retificação de registro civil.

    boa sorte.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Sábado, 13 de março de 2010, 10h38min

    CRIKAPAT

    Sim é possivel. Voce tem o direito de ter o sobrenome de sua mãe.

    Se menor de 18 ou maior de 19 anos, somente via judicial.

    Se tem entre 18 e 18 anos, 11 meses e 29 dias, pode fazer pedido administrativo no cartorio (requerimento simples.)

    boa sorte.

    R

    Raiany Domingo, 30 de maio de 2010, 12h44min

    o meu nome é raiany cristine da silva marques e o nome do pai do meu filho é
    leonardotadeu da costa leiros.
    e do meu filho é leonardo tadeu marques leiros. ele tem 1 ano
    queria saber se posso colocar o da costa . e como fasso ja q ele ja foi registrado

    G

    GLC Domingo, 30 de maio de 2010, 15h38min

    Prezada Raiany:
    Em princípio o nome da criança está correto, haja vista que o sobrenome da mãe vem primeiro e por último o do pai, mas caso queira que figure costa, deve procurar o cartório para que faça incluir o sobrenome desejado, não há empecilho nenhum nesse sentido.

    B

    blink Segunda, 31 de maio de 2010, 12h21min

    Eu não tenho sobrenome materno o que devo fazar? Quando minha mãe casou ela pegou sobrenome do meu pai e quando nasci eu recebi apenas sobrenome do meu pai. No futuro meus filhos nao herdarão o sobrenome da minha mãe, morrendo assim o sobrenome materno. Seria possível acrescentar o sobrenome da minha mãe ao meu nome?
    ex mae maria santos oliveira casou ficou maria santos da silva pai Jose ramos da silva
    filho fico daniel ramos da silva eu queria tipo daniel santos ramos pois santos não tenho .
    ou por todo daniel santos ramos da silva .

    G

    GLC Terça, 01 de junho de 2010, 9h28min

    No seu caso deve procurar o cartório onde foi registrado para acrescer o sobrenome de sua mãe, levando um documento de sua mãe, pois será feita uma petição e assinada por você para o acréscimo. Vale ressaltar algumas respostas acima serve para sua pergunta.
    Abraços.

    M

    Michelle Claudia Sexta, 16 de julho de 2010, 10h11min

    Olá!!!
    O que preciso fazer para incluir o sobrenome no meu avô?? O meu pai não tinha o sobrenome dos pais deles foi registrado apenas como Adilson Claudio. E eu quero possuir o sobrenome do meu avô, pois somos os únicos da família que não temos o sobrenome.

    G

    GLC Sexta, 16 de julho de 2010, 10h42min

    Deve procurar o Cartório para acrescer o sobrenome, para tal é necessário anexar os documentos dos avós para comprovar.
    Boa sorte.

    M

    MARIA DE LOURDES PEREIRA Sábado, 24 de julho de 2010, 21h42min

    Irei me casar daqui a um mês. Meu nome é Maria de Lourdes Pereira, minha mãe se chamava Nancy Rosetti (falecida) e meu futuro marido se chama Lourenço Cardone Junior. Gostaria de colocar o sobrenome de minha mãe e do meu marido e assim ficar Maria de Lourdes Rosetti Cardone. Será que é possível no ato do casamento no civil? Desde já agradeço a atenção.