Bom dia á todos tenho uma dúvida assim como muitos universitários, qual a diferença entre um curso técnico e um tecnólogo, estou cursando logística tecnólogo de 2 anos no inicio falaram que era considerado graduação, depois ouvi rumores que não era, sendo estranho porque ao final do curso de logística podemos fazer pós, na opnião dos senhores, o que prevalece.

A final Tecnólogo é ou não é um curso superior?

Pode após formado ao ser feito um concurso o orgão recusar esse diploma, nesse caso o que fazer?

Obs A Universidade e o curso são reconhecidos pelo MEC etc.

meus agradecimentos.

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 17 de janeiro de 2009, 16h15min

    A palavra tecnologia aparece no século XVIII e deriva do grego tékhne – arte, indústria, habilidade – e de tekhnikós – relativo a uma arte. E de logos – argumento, discussão, razão – e logikós – "relativo à raciocínio.

    Os cursos de TECNOLOGIA, BACHARELADO e LICENCIATURA são modalidades de ensino, que conferem diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e asseguram o direito ao exercício da profissão, bem como a continuidade dos estudos em todos os níveis de pós-graduação. Todas estas modalidades são ministradas por instituição de ensino superior: cursos de bacharelado e licenciatura por uma FACULDADE; cursos de tecnologia por uma FACULDADE DE TECNOLOGIA ou FACULDADE TECNOLÓGICA

    A modalidade de graduação tecnológica forma profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, é mais compacto e prático, com duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais. A duração do curso é, geralmente, de 2 a 3 anos. Sendo um profissional de nível superior, os tecnólogos podem, assim como os formados no bacharelado e licenciatura, continuar os estudos cursando a pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e lato sensu (Especialização e MBA). Além disso, permite a inserção rápida no mercado de trabalho e impulsiona a carreira para quem já está empregado.

    P

    pacífico Domingo, 18 de janeiro de 2009, 0h51min

    Obrigado Dr. Antônio Gomes pela aula me ajudou muito, e com certeza tirou a dúvida de muitos universitários.

    minhas considerações.

    L

    Lilian_1 Terça, 24 de fevereiro de 2009, 19h37min

    Olá
    Sou formada em Tecnologia em Gestão Bancária, há alguma restrição para que os bancos não empregam tecnólogos por ser um curso de 2 anos? Existe uma lei trabalhista que concorda com este tipo de discriminação?

    R

    RSF Domingo, 08 de março de 2009, 19h16min

    Obrigada !!!
    Esta resposta ajudou sim muita gente.

    T

    tecnólogo_concurseiro Quinta, 25 de junho de 2009, 20h55min

    Tá no site do MEC:
    É só copiar o link e colar:

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13062:posso-concorrer-a-uma-vaga-em-concursos-publicos-com-diploma-de-tecnologo&catid=127:educacao-superior

    Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de Tecnólogo?

    O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

    L

    Larissa Vilela Quarta, 12 de janeiro de 2011, 14h47min

    Boa Tarde! Sou formada no Curso de Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal, meu curso teve duração de 2 anos e meio, gostaria de saber se tem alguma restrição relacionada ao meu curso para eu prestar concurso publico? Visto que é um curso Tecnólogo e relacionado a Estética.
    Aguardo respostas, desde já agradeço.

    R

    RogérioSP Segunda, 28 de julho de 2014, 10h30min

    Larissa, acredito não ter nenhum problema, sendo superior é o que considera. Logo um veterinário não poderia estar trabalhando em um banco, ou um agrônomo... então o segmento não influencia. Agora cursos técnicos não são considerados para concurso, ex: Cursos do Pronatec, Sisutec... por sinal o Sisutec estava com inscrições até ontem 27/07 e o Sisutec Resultado sairá no dia 29/07. Os cursos superiores são muito bons, os técnicos também, pois dependendo do segmento de formação o técnico já sai empregado.

    José Fernando Silva

    José Fernando Silva Segunda, 01 de dezembro de 2014, 21h45min

    Boa noite!
    Dr Antônio gomes
    Obrigado pelos esclarecimento, pois para mim ajudou muito.
    Gostaria de saber de vc ou da Larissa Vilela no qual ela já é tecnóloga em estética e imagem, no curso de Tecnólogo tem quantas especialidades?
    Estou atualmente cursando Massoterapia no Senac pretendo cursar um Tecnólogo, eu só preciso ter uma noção de qual melhor já que estou fazendo Técnico em Massoterapia
    Desde já agradeço a ajuda

    C

    Concurseirando Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 17h11min

    A diferença é muito simples. Curso técnico é de nível médio, curso de tecnólogo é de nível superior. Portanto, se for para prestar concurso de nível superior, há necessidade de curso um curso de tecnólogo. Em alguns lugares, o curso de tecnólogo é visto como uma miniengenharia, sendo de 4 anos. Mas em geral, a duração é de 2 anos apenas.

    O melhor é que já habilita, sendo um curso superior, a seguir em pós-graduação.

    E

    elisabeth Quinta, 27 de outubro de 2016, 9h00min

    Olá bom dia !
    Faço técnico em estética e quero fazer o tecnólogo em estética , minha dúvida é posso usar a grade curricular do técnico para o tecnólogo , se alguém puder me ajudar aguardo respostas ,muito obrigada Elisabeth.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 27 de outubro de 2016, 10h11min

    Querida, são níveis diferentes, o curso de tecnólogo é de nivel superior por isso não tem como complementar com o curso técnico. Lamento