Dr. Eldo, Trabalho em uma Usina Siderurgica há 24 anos e 02 meses em regime especial/insalubre (necessário 25 anos para requerer aposentadoria).Favor orientar,serão necessários 25 anos ou posso requerer essa aposentadoria alguns meses antes de completar os 25 anos.

obrigado, João Luiz

Respostas

    E

    eldo luis andrade Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 19h04min

    Só ao completar 25 anos (no mínimo) você terá direito a aposentadoria especial se for o caso.
    O que pode ocorrer é que você peça antes de completar 25 anos. E os servidores do INSS demorem a analisar. E só terminem de analisar o pedido quando voce completar 25 anos ou mais. Em tal caso pode ser deferido o benefício se antes do tempo certo. Mas as prestações só serão devidas a partir do momento em que alcançados os requisitos para aposentadoria e não a partir do pedido.
    Se o servidor analisar antes de alcançados os 25 anos a consequencia da análise será o indeferimento do pedido por falta de tempo mínimo de contribuição para aposentadoria.