os avós paternos vivem em constante pressão psicológica,da família, por parte de mãe, dos seus netos, pois ameaçam-los de pedir em juizo pensão alimenticia.O pai das crianãs possui saúde o suficiente para trabalhar e dar o sustento dos filhos, porém não o faz, e ainda ameaça quem o colocar em juízo.Gostaária de saber se os avós tem a obrigação de pagr por um erro que o filho cometeu, e ainda por cima não se preocupa em corrigir, cuidando dos filhos.? Se isso vier a acontecer pode os pais entrar com processo contra o filho, para que ele arque com suas responsabilidades.? o pai das crianças passa a vida a se embebedar.

Respostas

    N

    Newdélia Domingues Sábado, 06 de abril de 2002, 14h03min

    Cara Lilia:
    com certeza os avós também são obrigados.

    Um abraço,

    Newdélia

    F

    Fernanda Vargas Sábado, 13 de abril de 2002, 16h17min

    Depende. Os avós somente serão obrigados a pagar pensão para os netos se o requerente(no caso, seu representante ou assitente) comprovar que o pai não tem recursos financeiros para cuidar do filho.

    Os avós podem também complementar o valor da pensão requerida. Exemplo: Se a criança possui uma despesa mensal de R$1000,00 e o pai consegue pagar uma pensão de apenas 3 salários, os avós, se tiverem recursos financeiros, deverão complementar o restante.

    Lembre-se: NOs alimentos é preciso ter o binômio necessidade e possibilidade.

    P

    Paulo Rogerio Terça, 07 de maio de 2002, 18h12min

    Sim, ja acompanhei casos onde o devedor não tinha condições de pagar a pensão e seus pais o fizeram. Tambem casos em que o juiz fixou o valor da pensão em cima do salário do avô.
    Um abraço e espero ter ajudado

    F

    Fernanda Vargas Sábado, 11 de maio de 2002, 13h47min

    Sim, desde que fique comprovado nos autos que o pai não tem condição finaceira, física ou psicológica de sustentar o filho, os avós são obrigados(dentro de suas possibilidades) a pensionar os netos.

    Do mesmo modo que os avós tem o direito de visitar os netos eles tem o dever de sustentá-los.

    Qualque dúvida, detalhe seu caso que estarei pronta para ajudá-lo.

    C

    Christina Oliveira Quarta, 15 de maio de 2002, 22h02min

    Oi Lilia.

    Tal hipótese é altamente cabível e se vc quiser tenho uma petição magnifica sobre isso

    Abraços
    Chris/Feira /Bahia

    C

    Carla Quinta, 13 de junho de 2002, 10h54min

    Bom Dia Cris!!!
    Estava lendo sua resposta e me interessei pela petição que vc tem a respeito. Será que poderia me enviar?
    Obrigada!
    um abraço
    Carla

    L

    Luis Henrique dos Santos Sábado, 22 de janeiro de 2005, 10h41min

    SE os pai não possui condição, em regra, ele terá sim que arcar com as despezas fixadas na pensão;todavia se estiver, desempregado ou se furtar de sua obrigaçõa poderá sim os avós se responsabilizarem e no caso do filho ser maior, os "ävós" poderão acionar regressivamente o próprioi filho.
    No caso ora em comento, o pai tem condições financeiras? Se tiver deverá sim ser acionado!O fato das ameaças deverá ser ignorada, a princípio.O certo é fazer um BO a respeito.
    Voltando.Pelo que vejo, o pai ameaça quem entrar contra ele e/ ou contra os avós? O certo é acionar a todos Pai do menor e os avós) numa relação de litis consórcio passivo, seria ao meu ver mais seguro para todos os envolvidos.
    Em resumo: o pai é responsavel pelo filho menor (alimentando); os pais do alimentante são subsidiariamente responsaveis pelo filho(pai do neto) com direito regressivo contra aquele.

    Abarço
    Luis

    F

    Fernanda_1 Terça, 24 de março de 2009, 20h25min

    Gostaria de saber se quando o pai da criança tem endereço desconhecido e os avós paternos são separados judicialmente, qual é a ordem de responsabilidade aí quanto ao pagamento da pensão? A mãe da criança pode exigir que a avó paterna pague a pensão se ela também não souber informar o endereço do filho?

    M

    marina sona Quarta, 25 de março de 2009, 9h10min

    ola cris
    gostaria muito q vc me ajudasse e mandasse essa petição pois espero a doze anos por uma pensao alimenticia que nao vem
    abraços

    M

    marina sona Quarta, 25 de março de 2009, 9h10min

    ola cris
    gostaria muito q vc me ajudasse e mandasse essa petição pois espero a doze anos por uma pensao alimenticia que nao vem
    abraços

    D

    DULCIMAR SILVA FERREIRA Terça, 05 de maio de 2009, 1h49min

    Ola Cris
    Gostaria q vc me enviasse essa peticao pq irei entrar com o pedido de pensao e se o pai nao puder pagar entao vou requerer aos avos q tem condicoes para isso.

    J

    joao batista canedo Sexta, 08 de maio de 2009, 10h03min

    Gostaria de saber se a mae pode acionar os avos paternos a pagar uma pensao no valor de 3 salarios minimos, apesar do pai depositar expontaneamente 50% do sal. minimo todos os meses, sem nunca ter sido acionado.

    A

    Amannah Sexta, 08 de maio de 2009, 17h33min

    Boa tarde;
    tenho uma dúvida, o pai das crianças entrou com a revisional para diminuir a pensão das crianças e a mãe dele no caso, vive do que o marido deixou após morrer ( vive de renda), os irmãos dele têm boas condições de vida, no caso uma das irmãs dele é auditora da Fazenda (funcionária pública) e vive muitíssimo bem,eu posso requerer o complemento da pensão das crianças desta irmã dele ou de outro familiar dele com condições?

    V

    VANESSA Domingo, 17 de maio de 2009, 21h56min

    Se o pai paga um valor baixo, e eu nao consigo comprovar a renda dele
    tenho como pedir um auxilio para os avos, que tem uma vida estavel ?
    Oque tenho que fazer ?
    Preciso de uma ajuda

    M

    marina sona Sábado, 23 de maio de 2009, 13h43min

    ola cris
    a qm devo recorrer para que os avos paternos paguem a pensão alimenticia
    eles nao dao o endereço do filho
    por favor me ajude
    espero 13 anos por um misero real desse cara e olha q sao 2 flhos

    A

    Ana_1 Sábado, 23 de maio de 2009, 14h01min

    Olá Cristina,

    Vc poderia me enviar a petição?

    J

    Jose Netto Sexta, 17 de julho de 2009, 19h50min

    Cris, vc poderia me mandar o modelo dessa petição? fico muito agradecido, porque estou precisando muito.

    muito obrigado.

    Jose Netto

    A

    Alexandra Lopes Quinta, 17 de setembro de 2009, 16h46min

    Boa tarde Cris,

    Também peço que me envie a petição por favor, meu caso também está parado por isso.
    A mãe esconde o filho.
    Desde já agradeço.

    D

    Dri Carvalho Quinta, 18 de fevereiro de 2010, 11h10min

    Oi Cris, você poderia enviar a cópia dessa petição pra mim?
    [email protected]
    Obrigada

    E

    EMANNUEL MESSALA Quinta, 18 de fevereiro de 2010, 11h28min

    manda a petiçao, cris!