Uma empresa pode alterar apenas o CNPJ e a razão social, continuando no mesmo endereço, ramo de atividade, com o mesmo proprietário, sem fazer o acerto com seus funcionários, apenas colocando um carimbo dessas alterações na carteira de trabalho? Já que houve alteração no CNPJ ou seja esta empresa não existe mais, e foi constituida uma nova não seria obrigação do proprietário demitir todos os funcionários e readmiti-los na empresa nova? Existe alguma lei que permita apenas carimbar a carteira?

Respostas

    L

    Lorena C. Sábado, 18 de abril de 2009, 16h26min

    Se essa nova empresa comprou a antiga.. ou a sucedeu... não é necessário demitir todos .. etc..
    CLT:
    Art. 10 Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados.
    Art. 448. A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalhos dos respectivos empregados.

    W

    willidias Terça, 07 de junho de 2011, 18h34min

    trabalho à dois anos numa empresa que resolveu trocar o cnpj e razão social, eliminando a razão jurídica antiga com um novo contrato de trabalho com o atual cnpj e razão social sem prévio aviso.
    isto me coloca com apenas um mes de carteira assinada.
    que providências devo tomas para cumprir meu dever e garantir meu direito recisório.

    W

    willidias Terça, 07 de junho de 2011, 18h34min

    trabalho à dois anos numa empresa que resolveu trocar o cnpj e razão social, eliminando a razão jurídica antiga com um novo contrato de trabalho com o atual cnpj e razão social sem prévio aviso.
    isto me coloca com apenas um mes de carteira assinada.
    que providências devo tomas para cumprir meu dever e garantir meu direito recisório.

    Raquel Teixeira

    Raquel Teixeira Terça, 14 de outubro de 2014, 7h50min

    Entendo que se mudar a razão social de uma empresa não é preciso demitir funcionários e contrata-los novamente. Só tem que complementar a informação na CTPS, correto? Mas em relação aos direitos adquiridos na empresa anterior, como: Salário, benefícios, alimentação. Continuam os mesmos ou são passiveis de alteração? Pela CLT no art 10 expresso pela Lorena parece que não. Mas ainda resta dúvidas!

    D

    Desconhecido Segunda, 02 de março de 2015, 17h13min

    De acordocom os aartigos 10 e 448 da clt, somente serão indenizados os funcionários que forem demitidos d empresa, o que entendi é que sim, pode somente carimbar a carteira e assumir os contratos de seus funcionários com o mesmo tempo de trabalho para fins de rescisão posteriores.

    B

    Breno Segunda, 23 de março de 2015, 15h01min

    E em uma empresa que detêm varias propriedades? Faz a alteração em todos os Registros de Imóveis responsáveis pelo município das áreas? E junto ao receita federal? Sua razão terá que ser alterada tambem? mesmo que o CNPJ não se altere. Sendo alterado apenas a razão social.

    D

    Desconhecido Terça, 24 de março de 2015, 22h14min

    Uma empresa pode mudar o CNPJ e a razão social sem fazer acertos com os funcionários
    ?

    R

    Rafael F Solano Terça, 24 de março de 2015, 22h52min

    Mudar a razão social pode, mas o CNPJ não, empresa alguma muda de CNPJ. Quem muda é o empregado, de uma pessoa juridica (um CNPJ) para outra pessoa juridica (outro CNPJ)

    Se acaso uma empresa é adquirida por outra, pode acontecer a transferências dos empregados de uma empresa para outra empresa do grupo, neste caso irá alterar o CNPJ porque mudou a empresa empregadora

    Pode acontecer tmb de ser transferido de uma filial para matriz, ou vice e versa, ou de uma filial para outra, mas então não mudaria a razão social, apenas os CNPJs pois cada empresa é única, preservando-se apenas, neste presente caso, a raiz do CNPJ.

    Scaglione Marcelo

    Scaglione Marcelo Quinta, 26 de março de 2015, 9h07min

    E uma empresa que tem dois cnpjs diferentes! Ex. Vc esta registrado em um cnpj e depois de um tempo te passam para o outro cnpj, executando as mesmas atividades! Isso pode?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 26 de março de 2015, 12h40min

    Não existe isso de 1 empresa ter 2 CNPJs, deve, isto sim, existir 2 empresas e cada um com seu próprio CNPJ. Se a administração de ambas é centralizada, não há problema em ser transferido de uma para outra empresa.

    Scaglione Marcelo

    Scaglione Marcelo Sexta, 27 de março de 2015, 10h12min

    Isto mesmo. Rafael, escrevi errado! São duas empresas, cada uma com seu cnpj e ambas com o mesmo dono! Ja sai de um cnpj e colocaram em outro! Na conta cidadão o extrato do pis apresenta ja depósitos com novo cnpj, Consigo verificar o extrato do cnpj antigo e do atual. Ai que mora meu medo e minha duvida principal: Eu vou conseguir movimentar o pis antigo caso demitido do cnpj atual (pós transferencia) ?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de março de 2015, 22h54min

    Verifique junte a CEF se sua conta foi TRANSFERIDA de uma empresa para outra, algumas pessoas de RH não sabem fazer e acabam se "embananando" e inscrevem o funcionário como novo empregado.

    Scaglione Marcelo

    Scaglione Marcelo Segunda, 30 de março de 2015, 9h05min

    Obrigado Rafael. Consegui tirar meus extratos.
    O número do PIS, esta igual para os dois.
    A inscrição esta diferente nas duas.
    O código de estab. e conta fgts esta diferente tb.
    Vou verificar junto a CEF. Esta meio estranho
    Novamente obrigado. Boa semana!

    Jeison Giovani Heiler

    Jeison Giovani Heiler Quinta, 09 de abril de 2015, 15h23min

    Na prestação de contas do TSE por exemplo a empresa queiroz galvão aparece com dois cnpjs distintos: para 2010 e outro para 2014. Como explicar isso?

    Guilherme Mello

    Guilherme Mello Terça, 25 de agosto de 2015, 6h42min

    Olá, eu trabalho na empresa x que tem varias filiais regionais,cada uma cadastrada em cnpj regiona,l Que sera vendida somente uma região exeplo rj para a empresa y que trabalha no mesmo ramo da empresa x mas aqui vai minha duvida trabalho na flial da x que sera vendida mas meu cadastro é no cnpj da matriz como fico posso migrar sem problemas?

    R

    Rafael F Solano Terça, 25 de agosto de 2015, 11h28min

    Depende, Guilherme, se quem vai comprar a empresa X irão integrar um mesmo grupo econômico junto com a sua empresa empregadora atual então vc poderá ser transferido, o que não requerer rescisão de contrato.

    Mas, se a empresa compradora não terá nada haver com a sua atual empregadora este tem de rescindir sem contrato e a empresa compradora lhe contratar.

    Frank Gomes

    Frank Gomes Quinta, 10 de setembro de 2015, 15h59min

    Trabalho um ano numa empresa agora meu patrão registrou uma nova empresa com um novo CNPJ e disse pra mim que não ia alterar o tempo que já tinha trabalhado e não faria acerto por que me garantiu que meu 1 ano trabalhado eu não ia perder estou em dúvida em medo de perder meu 1 ano de trabalho corro algum risco ou e normal?

  • -1
    R

    Rafael F Solano Quinta, 10 de setembro de 2015, 18h15min

    Vc não tem como ter 100% de certeza se a transferência será legitima, somente quando ela se processar e vc ir a CEF para confirmar se está tudo bem, que o saldo da conta foi transferido para a nova conta devido a nova empresa.

    Se der tudo errado vc poderá recorrer a justiça exigindo a rescisão indireta, que lhe dará todos os direitos de uma dispensa sem justa causa.

    N

    Nanda Quarta, 23 de setembro de 2015, 13h56min

    Empresa X foi comprada por outra, sendo agora uma filial. Será feita troca de CNPJ ,porém a razão social, local, funcionários e tudo mais será o mesmo.
    O correto é fazer a demissão dos funcionários, readmitindo no novo CNPJ.
    Ou fazer apenas uma " transferência" dos mesmos ?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 23 de setembro de 2015, 22h31min

    Nanda, se REALMENTE a adquirida irá se tornar filial, com a mesma raiz do CNPJ da matriz, basta a transferência de empregados.