Minha amiga, alugou sua casa em 09/2008, foi feito um contrato verbal, onde ficou acordado o pagamento mensal do aluguel, a manutenção em dia das contas de água e energia elétrica, também o IPTU do imóvel ficou por conta da inquilina. Deixou-se claro, no acordo, que o não pagamento em dia do aluguel implicaria na desocupação do imóvel, mas, de uns meses pra cá, ocorre que a inquilina estava dando um trabalho imenso para pagar, e agora está com aluguel atrasado, minha amiga acha que ela deve estar com as despesas da casa, inclusive o IPTU, em atraso também. Agora ela quer solicitar a desocupação do imóvel, como ela deve fazer? Ela gostaria de tentar amigavelmente, mas ela gostaria de ter em mãos um documento que comprove que ela solicitou a desocupação. Grata.

Respostas

    J

    Jussara Terça, 30 de junho de 2009, 11h45min

    Por favor, alguém poderia nos orientar?
    Grata

    L

    Luciano Brandão São Paulo/SP Terça, 30 de junho de 2009, 17h22min

    Prezada Jussara,

    fazer contrato verbal nesse tipo de situação é a pior coisa. Mas enfim, pode-se notificar extrajudicialmente a inquilina apontando os débitos em aberto.

    Se não houver sucesso, o caminho é ingressar com uma ação de despejo.

    Abraço e boa sorte.

    Luciano Brandão
    [email protected]

    J

    Jussara Quarta, 01 de julho de 2009, 9h17min

    Muito Obrigada.

    Minha amiga, sabe que essa história de verbal é um problema, na verdade ela queria que a casa tivesse sido alugada por imobiliária, mas o pai dela é um senhor que ainda acredita na boa fé das pessoas e pra ele a palavra vale mais...mas acho que a partir de agora o pensamento dele vai mudar...

    J

    Jussara Quarta, 01 de julho de 2009, 9h19min

    Por favor, teria um modelo de notificação extrajudicial?

    L

    Luciano Brandão São Paulo/SP Quarta, 01 de julho de 2009, 9h58min

    Prezada Jussara,

    eu não tenho por hábito postar modelos de petições, notificações etc aqui no fórum.

    De quelquer modo, a notificação que você deve encaminhar é extremamente simples. Basta apontar a existência de contrato verbal entre as partes, os débitos em aberto e solicitar o pagamento dentro de um prazo X sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis.

    Mande a notificação pelo correio com Aviso de Recebimento (para depois poder comprovar o envio e recebimento) ou se entregar pessoalmente, exija um protocolo de recebimento.

    Se resolver, maravilha. Se não, resta a via judicial.

    Abraço e boa sorte.

    Luciano Brandão
    [email protected]

    J

    Jussara Quarta, 01 de julho de 2009, 17h24min

    Ok, muito obrigada pelas orientações.

    R

    Rosa Quarta, 01 de julho de 2009, 19h41min

    Cara sra.

    Entre com a ação de despejo por falta de pagamento e informe que o contrato foi verbal, junte o calculo dos alugueres em atraso e ele será citado para pagar ou contestar a ação se não contestar se presumirá verdadeiro o alegado, e o juiz dará a senteça para desocupar.

    N

    Noemia Araujo Quarta, 01 de julho de 2009, 19h56min

    Jussara

    "As palavras voam ao vento"... Não houve formalidade no negócio de voces, porém é passivo de processo discutivel por muitos advogados, alguns vao te orientar para o DESPEJO, se existir algum documento que comprove. Sinceramente, acredito que o mais indicado seja imissão de posse ou reitegração de posse. Procure urgentemente um advogado e jamais use de força para tirá-la, pois, inevitavelmente, voce será punida e ainda terá que esperar e até indenizá-la. Essa é a justiça!!!

    Boa sorte!

    J

    Jussara Quinta, 02 de julho de 2009, 10h27min

    Obrigada, a todos que colaboraram...o caso não acontece comigo mas com uma amiga querida, mas parece que tudo irá se resolver amigavelmente, de qualquer forma estou passando todas as orientações dadas.

    J

    Juliana Tavares de Medeiros Segunda, 10 de agosto de 2009, 17h43min

    Tenho um imovel alugado,mas o contrato venceu a 2 meses, e o inquilino nao paga o aluguel a 3 meses. Vou vender a casa e por isso fiz um pedido de desocupação do imovel verbal, mas os inquilinos nao querem sair, como devo proceder?Devo enviar um pedido escrito?

    D

    Deusiana 15295/RJ Segunda, 10 de agosto de 2009, 21h37min

    Ação de despejo por falta de pagamento.

    Quanto a venda do imóvel, os inquilinos têm direito de preferência, devendo ser notificada a venda com o valor pretendido.

    M

    MÁRIO xAVIER Quinta, 09 de junho de 2011, 6h51min

    Fiz algumas perguntas neste forum com relaçao a contrato de locaçao e ainda não obtive resposta.

    M

    MÁRIO xAVIER Quinta, 09 de junho de 2011, 7h05min

    Fiz uma locaçao com contrato, com tres fiadores sem escritura de propriedades, o imóvel alugada reformado pia gabinete pintura portas vitros tudo novinho fiz um termo de vistoria e todos assinaram. Acontece que o inqulino está destruindo a casa esta semana a piratininga levou o medidor de eletricidade, a aqua tambem consta muito atraso, mais tudo em do inquilino além do mais o alugel esta atrasado tres meses estou tentando na boa com os fiadores um acordo sem sucesso. Poderiam me ajudar o que devo fazer?? será que consigo ser resarsido ????

    Grato Mário Xavier

    S

    simonef Segunda, 14 de novembro de 2011, 13h17min

    Aluguei uma casa residencial para uma pessoa, eu não moro neste municipio, ela saiu da casa e repassou o aluguel para um amigo seu, o contrato continuou em seu nome ele se responsabilizando por tudo, no começo foi tudo certo, agora frequentemente atraza o aluguel inventando que depositou na minha conta e que deve ter acontecido alguma coisa, enfim o contrato termina em dezembro, não quero mais alugar pra ele, posso simplesmente pedir que se retire após dezembro, e quanto aos atrazos se ele se zangar e não quiser pagar os débito de agua e luz, como procedo? tenho que fazer ocorrencia em delegacia????

    S

    simonef Segunda, 14 de novembro de 2011, 13h18min

    Aluguei uma casa residencial para uma pessoa, eu não moro neste municipio, ela saiu da casa e repassou o aluguel para um amigo seu, o contrato continuou em seu nome ele se responsabilizando por tudo, no começo foi tudo certo, agora frequentemente atraza o aluguel inventando que depositou na minha conta e que deve ter acontecido alguma coisa, enfim o contrato termina em dezembro, não quero mais alugar pra ele, posso simplesmente pedir que se retire após dezembro, e quanto aos atrazos se ele se zangar e não quiser pagar os débito de agua e luz, como procedo? tenho que fazer ocorrencia em delegacia????