C

    Camila Mac Domingo, 20 de setembro de 2009, 13h54min

    Olga Maia, este é um espaço que foi aberto por mim para discussão de uma dúvida na qual tive e já foi sanada há um certo tempo. Pessoas "assim" como você mesma escreveu existem em QUALQUER profissão e não só na Justiça para você depender de pessoas "assim". Médicos, engenheiros e até garis podem ser "assim".

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 20 de setembro de 2009, 14h02min

    Fonte: http://www.direito2.com.br/oab/2009/ago/7/oab-destaca-na-camara-funcao-social-do-advogado-e-essen

    "É o advogado o cisco irremovível dos olhos dos poderosos que abusam do poder. É o advogado a voz legal do acusado". A afirmação foi feita hoje (07) pelo vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vladimir Rossi Lourenço, ao discursar, no plenário da Câmara dos Deputados, durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado - data celebrada oficialmente em 11 de agosto. Da tribuna, Vladimir exaltou a profissão do advogado, ressaltou a sua função social e sua essencialidade à Justiça e à democracia. "O advogado é a resistência, ele é o gesto que racionaliza as paixões, que restringe os arroubos despóticos e que intimida os ímpetos autoritários".

    O vice-presidente da OAB classificou o advogado como "a antítese do poder". "O advogado não manda, não determina, não impõe. O advogado pede, requer, suplica, solicita. No entanto, quando o poder se hipertrofia e o abuso se torna regra, surge o advogado como o único a pedir, a requerer, a suplicar o fim dos desmandos". Isso acontece, segundo Vladimir Rossi Lourenço, porque o advogado é - e deve ser - independente.

    "Seu estímulo é a própria convicção. Seu superior é a própria consciência. Escravo da ética, o advogado é livre, é o verdadeiro profissional liberal", acrescentou. Integraram a mesa da sessão solene a presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros, o deputado Raimundo Veloso (PMDB-BA), que presidiu a sessão, e o deputado Ricardo Quirino (PR-DF), que fio o proponente da sessão.

    A seguir a íntegra do discurso do vice-presidente nacional da OAB na sessão em homenagem ao Dia do Advogado:

    "Não constitui ponto final a diretiva constitucional de que o advogado exerce função essencial à Justiça e à própria democracia. É apenas o marco inicial. Corporativa e institucionalmente, a magnitude do papel social do advogado é incontestável. A prova mais eloqüente de que a função do advogado é fundamental à democracia está na profunda antipatia que os déspotas e ditadores nutrem por sua figura. Não há ditadura tranqüila, nem déspotas despreocupados quando se lhe enfrentam advogados independentes e corajosos. Através de sua coragem se canalizam as aspirações da Democracia de um povo, por sua voz se denunciam excessos e mentiras oficiais, de suas mãos escorrem os libelos de defesa que contundem o arbítrio e desmistificam propagandas. È de dizer: sem os advogados, sem a coragem dos advogados, sem o desassombro dos advogados, o que seria do nosso País? Façamos, em exercício conjectural, o desenho da história recente deste país, imaginando-o desprovido de figuras como Rui Barbosa, Pontes de Miranda, Raimundo Faoro, Heleno Fragoso, Seabra Fagundes, Evandro Lins e Silva e tantos outros. Seríamos um povo desfibrado, sem identidades, passivo e eterno sucumbente dos desmandos do poder.

    Falar mal dos advogados parece que integra a cultura folclórica do mundo ocidental, afinal a parêmia de Santo Ivo, o patrono da classe, há séculos, o atesta.Entretanto, tributário sempre dos erros e pecados da minoria, os advogados de bem sofrem o estigma da generalização ignorante que, aliás, também incide sobre a classe política, fazendo com que as virtudes, sejam vistas sempre como obrigação e os erros, ainda que involuntários, sejam sentenciados como falta grave imperdoável pronto a lançar toda a classe na fogueira inquisitorial da intolerância.

    Esquecem esses, contudo, que quando uma acusação injusta recai sobre um dos seus, ou mesmo, quando a ilegalidade se transforma em libelo de acusação contra si próprio, estes mesmos que imprecam contra o advogado, estes mesmos que não toleram o advogado, recorrem, justamente, aos serviços do Advogado, porque é sobre a mesa do seu escritório profissional que repousam o inconformismo e a indignação pela injustiça; o ardor e a combatividade pela causa justa; a coragem e a intrepidez pela pugna honesta e abençoada.

    ANTÔNIO EVARISTO DE MORAES FILHO, ele que foi amaldiçoado pela incompreensão maledicente dos desavisados, quando, em aparente paradoxo, defendeu perante o STF um ex-presidente da República, enquanto fosse um ardoroso socialista, talhou para a história:

    "TRISTE...O ESTADO EM QUE OS ADVOGADOS DEVAM SER HERÓIS PARA EXECUTAR O SEU LABOR".

    Transcende fronteiras a incompreensão quanto à função social dos advogados.

    A emblemática França testemunhou o atentado a tiros contra LABORI, um dos advogados do célebre Alfred Dreyfus, este vítima do maior erro judiciário da história daquele país. E o que dizer do advogado SCHFTEL, que em Israel, defendia com isenção um acusado de ter sido carrasco nazista, quando foi vítima de um extremista que lançou sobre seu rosto um ácido corrosivo.

    O pai de Antônio Evaristo, o criminalista Evaristo de Moraes, chegou a ser agredido fisicamente em 1920, na Avenida Rio Branco, por parentes de um réu que foi por ele acusado em um caso de homicídio.

    Quando se aflora a intolerância no meio social, mais incômoda se torna a atuação do advogado, porque ele é a resistência, ele é o gesto que racionaliza as paixões, que restringe os arroubos despóticos e que intimida os ímpetos autoritários.

    Uns morrem em pleno combate. Outros, sobrevivem à covardia alheia e nunca deixam de combater.

    O advogado é a antítese do poder. O advogado não manda, não determina, não impõe. O advogado pede, requer, suplica, solicita. No entanto, quando o poder se hipertrofia e o abuso se torna regra, eis que surge o advogado como o único a pedir, a requerer, a suplicar o fim dos desmandos. Isto porque ele é autenticamente independente. Seu estímulo é a própria convicção. Seu superior é a própria consciência. Escravo da ética, o advogado é livre, é o verdadeiro profissional liberal. É o advogado o cisco irremovível dos olhos dos poderosos que abusam do poder. É o advogado a voz legal do acusado.

    Calamandrei, o grande processualista italiano, escreveu: "ADVOGADO EXECELENTE É AQUELE DE QUEM, TERMINADOS OS DEBATES, O JUIZ JÁ NÃO LEMBRA DOS GESTOS, NEM DA CARA, NEM DO NOME, LEMBRANDO-SE APENAS DOS ARGUMENTOS QUE, SAÍDOS DE UMA TOGA SEM NOME TIVERAM A VIRTUDE DE FAZER TRIUNFAR A CAUSA DO CLIENTE".

    É certo, contudo, que a advocacia não é nem mais, nem menos que a magistratura e o Ministério Público. São eles partes de um corpo e neste a advocacia é o coração que sofre e pulsa, sente e ama, que é cordial, fazendo-se pura paixão.

    Ninguém dramatizou melhor que Valdir Troncoso Perez, incomparavelmente o maior tribuno do Júri que tivemos, a sina do advogado, ainda que se referindo ao advogado do júri, a sua oração agasalha a todos que atuam em outras áreas do direito:

    "No dia que eu morrer, quero ser velado no Tribunal do Júri, envolto em minha beca. Pois foi com ela, neste lugar, que me fiz digno da condição humana, aqui vivi plenamente. Com a beca sinto-me protegido, porque sempre me vestiu a alma, o espírito, a beca do advogado, a beca sagrada, repositório do meu suor, de minha lágrimas, de minha pureza e ingenuidade curtidas no sofrimento. Por isso mesmo, sei que no dia do juízo final, estando com ela vestido, tenho certeza de que se ela foi capaz de resgatar inocentes, abrindo as portas das prisões, também ela será capaz de me abrir as portas do céu".

    Viva a Advocacia do Brasil!!!"

    O

    Olga Maia Segunda, 21 de setembro de 2009, 19h27min

    Parabéns Dr. Antonio.

    O

    Olga Maia Segunda, 21 de setembro de 2009, 19h31min

    Dra. Camila !
    Desculpe-me.

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 21 de setembro de 2009, 19h59min

    Um cordial abraço a todos os cidadãos participantes, sejam eles juristas com Ordem ou sem Ordem, com curso superior ou inferior, o que de fato e de direito interessa é que sejamos antes de tudo humano.

    Em especial aquele abraço as nobre participantes, Olga e Camila.

    O

    Olga Maia Quinta, 01 de outubro de 2009, 8h48min

    Dr. Antonio
    Bom dia!!!!!

    Parabens pela sua participação , pois é de grande instrução.
    S H O W !!!!

    O

    Olga Maia Quinta, 01 de outubro de 2009, 9h00min

    Prezados Senhores

    Não quis abrir nenhuma discussão !!!!
    Apenas esta expressão causou-me impacto, afinal as palavras tem poder !!!

    Não! Bacharel não é nada!

    Desculpem-me mais uma vez, fiquem com Deus e particularmente ao Dr. Antonio Gomes pela sua sapiência.

    Abraço Olga

    D

    Davis SD Sábado, 24 de outubro de 2009, 14h18min

    Que discursao emocionante que pouca vergonha, Bacaharel nao é nada quem disse? è por isso que os advogados na sua maioria nao sao respeitados, por essas e outras. Logo estamos em um pais democratico de direito e temos que respeitar as opinioes mesmo toalmente invasiva. PARABENS A TODOS PROFISSIONAS DA CARREIRA JURIDICA! CADA UM COM SEU VALOR O QUE VAI QUALIFICAR O PROFFISIONAL NAO É SUA CLASSE. DESCULPE MAIS É ESSA É MINHA OPINIAO, E CADA UM TEM Á SUA. ISSO QUE É IMPORTANDE.

    C

    carlos volpe Sábado, 24 de outubro de 2009, 15h04min

    Para dizer que Bacharel nâo é nada com tanto desprezo, presume-se que deve ser bom jurista e quem sabe algum doutrinador de ponta, ou não deve ser nem bacharel, mas sem educação sabemos que é.

    C

    Carla V - SÃO PAULO Terça, 16 de fevereiro de 2010, 21h23min

    Gente,

    como pode uma "sociedade de advogados" com membro NÃO advogado?

    Se for possível me digam, aí chamarei meu primo marceneiro, o veterinário, o contador, e o gogo- boy, para se associarem mim!

    O argumento válido para permitir um bacharel em direito em sociedade seria o mesmo para permitir bacharéis de outras áreas. Afinal, "situações variadas" e de "hermenêutica por demais ampla" faria da OAB o celeiro das atividades do mundo!

    S

    Sergio Braz Domingo, 24 de julho de 2011, 12h02min

    Ola Mike, voce poderia por favor mandar para meu email, os nomes dos autores que você faz mençao, mas nao cita os nomes,obrigado

    S

    Sergio Braz Domingo, 24 de julho de 2011, 12h04min

    Ola mike, mande para meu email os nomes dos autores para eu estudar por favor!!!

    E

    Ecolegis Quarta, 03 de agosto de 2011, 20h19min

    O fato de exercer função pública é relativo, vai depender do órgão a que vc está vinculado. Eu exerço função pública no município e advogo, somente tenho o impedimento de não poder advogar contra a fazenda que me remunera.

    C

    CHAPA QUENTE Suspenso Sábado, 20 de agosto de 2011, 18h59min

    Prezados (as) Senhores(ras).

    Dignos Doutores,

    Aos Dignos Moderados: Parabéns pela brilhante postura ética, ao referirem-se aos seus pares "Advogados Bacharéis em Direito" recém formados.

    E, com imenso pesar, aos indignos ofensores que faltaram com postura ética, ao dirigirem-se aos seus pares "Advogados Bacharéis em Direito" recém formados.

    Vejamos...

    Se no seu certificado/diploma, está escrito assim:

    ...confere-lhe o título de "ADVOGADO" ...lamento, seu certificado foi-lhe conferido por um MEC do Paraguai.

    Aconselho ao "titular", procurar o poder judiciário urgente, pois V.Sa. foi enganado.

    Agora se está escrito assim:

    ...confere-lhe o título de "BACHAREL EM DIREITO" a...está dentro da legalidade, das normas e procedimentos, possui validade em todo o território nacional.

    Aos indignos: aconselho a verificarem a importância dos Bacharéis em Direito no cenário jurídico do País. Depois de tal "avaliação", saberão o quão são importantes os Bacharéis em Direito no contesto em voga.

    Com meus respeitos,

    abraços a todos

    M

    mauricio de andrade alves Sexta, 25 de novembro de 2011, 21h19min

    voce e um ignorante querendo humilhar a formaçao academica dos outros!!! quem estuda direito durante cinco anos , nao pode ser considerado um nada!!!! e muita coisa !!!! voce e um invejoso e grosseiro!! nao passa de um criançao falando besteiras!!! para nao dizer outras coisas!!!!

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 25 de novembro de 2011, 21h31min

    Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sexta, 25 de novembro de 2011, 21h54min

    O senhor nome próprio escrito com letra inicial minúscula ficou revoltado.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 28 de novembro de 2011, 11h39min

    Facepalm...

    Se formou, mas mesmo assim precisa fazer uma pergunta tão básica em um fórum? A resposta é clara e está na lei:

    Art. 16. Não são admitidas a registro, nem podem funcionar, as sociedades de
    advogados que apresentem forma ou características mercantis, que adotem denominação
    de fantasia, que realizem atividades estranhas à advocacia, que incluam sócio não
    inscrito como advogado ou totalmente proibido de advogar

    A

    ALAOR DENICOLI MAGALHÃES Quarta, 28 de março de 2012, 23h36min

    Prezada Camila, não vejo o artigos ou artigo, onde fala "BACHAREL PODE FAZER PARCERIA OU...."Camila: mas pode ser assessor de um ou fazer parceria."

    T

    TPrado Sábado, 14 de setembro de 2013, 23h08min

    Boa sorte a todos os Bacharéis em Direito ... Estudem muito e sejam aprovados na OAB, sejam excelentes profissionais.
    Abraço e sucesso.