urgente- qual é o prazo para executar contrato de confissão de divida, oriunda de 38 promissórias, sendo a 1°com vencimentoem março de 2006 e a última com venvimento em março de 2009. A confissão de divída e datada de fevereiro de 2006.a) Pergunto a data e da confissão de divida e, qual o prazo para ação de execução? b) a data é da 1° parcela vencida ou da última parcela vencida datada de março de 2009?

Respostas

    L

    llv-direito Sábado, 30 de janeiro de 2010, 22h40min

    Algum colega experiente no caso ou não poderia debater a questão?

    E

    Estudante de Direito Sábado, 30 de janeiro de 2010, 23h02min

    Cada uma das notas promissória é um título executivo em si mesma. Sendo de 3 anos a prescrição de cada uma delas a partir do vencimento.
    Art. 206. Prescreve:

    § 3o Em três anos:

    VIII - a pretensão para haver o pagamento de título de crédito, a contar do vencimento, ressalvadas as disposições de lei especial.

    § 5o Em cinco anos:

    I - a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular;

    L

    llv-direito Sábado, 30 de janeiro de 2010, 23h31min

    Agradeço a ajuda, mas estes artigos são do meu conhecimento. A minha dúvida e se posso ajuizar ação de execução somente pela confissão de divida que é datada de 02/2006, ou seja, gostaria de saber qual o prazo para EXECUÇÃO da confissão e não prazo para cobrança e, se sendo oriundo de nota promissória conta do vencimento da última q. foi em março de 2009 ou da 1° que foi de março de 2006? resumindo, não houve pagamento de nenhuma promissória, a última pro. é datada de março de 2009, totalmente dentro do prazo de execução, acontece que muitas já estão prescritas, não podendo ser executadas, mas se eu conseguir vincular o contrato com venciento da última promissória eu poderei executar a divida inteira somente pelo cont. de conf. de divida, no contrario, terei que ajuizar demanda de cobrança das promis. prescritas, e das não prescritas ação de execução, mas se o cont. de conf. de divida a prescrição para ação de execução for de 5 anos, poderei executar a divída somente com o contrato, entendeu? aberto para debate com vc e demais e agradeço a resposta!!

    E

    Estudante de Direito Domingo, 31 de janeiro de 2010, 0h03min

    A confissão de dívida é título executivo extrajudicial. Assim, execute. Lembrando que tal confissão deve ter sido testemunhada por duas pessoas, que assinaram e que estas não se enquadrem nas vedações do art 405 do CPC.

    Devendo ser a obrigação nele contida: líquida, certa e exigível.

    O prazo para execução é de 5 anos, como dispõem o CC. pois ainda não prescreveu possuindo ainda força executiva.

    L

    llv-direito Domingo, 31 de janeiro de 2010, 12h18min

    Oi, amigo, realmente pelo CC são 5 anos, mas será que se refere a execução ou cobrança? fico na dúvida, pois promissória, l. d. câmbio, duplicata, são 3 anos para demanda de execução; cheque pela lei 7357/85 são na praça 7 meses e fora 8 meses para execução( contados 30 dias da apresentação), então acho estranho um prazo tão longo para execução de confissão de divída, por acaso vc conhece a legislação especifica que demonstra ser possível execução no prazo de 5 anos, pois pelo CC entende-se ser possível ação de cobrança neste prazo...obrigado e fico no aguardo!!!
    OBS: O CONTRATO POSSUI 2 TESTEMUNHAS.

    Karen Neugebauer Yamada

    Karen Neugebauer Yamada Quarta, 23 de setembro de 2015, 2h03min

    Mesmo que você não possa executar o contrato de confissão de dívida por estar prescrito, você poderá processar seu devedor por enriquecimento ilícito, pois se ele não lhe pagou, está x vezes mais rico. Procure saber detalhes, existe este artifício.

    Armindo De Castro Júnior

    Armindo De Castro Júnior Sexta, 25 de setembro de 2015, 15h58min

    Sinto muito, mas seu direito prescreveu, quer com relação às notas promissórias, quer com relação à confissão de dívida. O prazo é de 5 anos, a contar de quando documento poderia ser cobrado (CC, art. 206. § 5º, I, c/c art. 189).
    Quanto às promissórias, você teve título executivo durante 3 anos e mais 2 para a monitória. A confissão de dívida é título executivo extrajudicial, desde que esteja firmada pelo devedor e por 2 testemunhas (CPC, art. 585, II). Caso não tenha essa formalidade, você poderia manejar a ação de cobrança ou a ação monitória. O prazo, para execução ou outras ações, contudo, é o mesmo: 5 anos.
    Quanto ao enriquecimento ilícito, também não cabe, até porque prescreveu em 3 anos (CC, art. 206. § 3º, IV, c/c art. 189) sem contar com a impossibilidade de manejo porque você tinha outros meios de cobrança (CC, art. 886).
    Espero ter ajudado.