Boa noite, estou com um problema de uma sociedade que foi feita no ano de 2000. A empresa não foi pra frente e gerou muitas dividas e começaram a chegar cobranças para mim sendo que não encontraram meu sócio no caso meu pai. Semana passada tive um bloqueio judicial na minha conta. Fui até a prefeitura de campo limpo pauslita aode foi aberta essa firma e vi que a divida está na caso dos 3.500,00 fora as da receita. Gostaria de saber como sair dessa sociedade sendo que não sei o paradeiro do meu sócio, o contador falo que precisa da presença dele para fazer uma alteração de contrato, mas como falei não aonde o sócio se encontra, ele sumiu com todos os documentos da empresa, talões de nota e tudo mais. Ele me coloco com 1% na sociedade mas como socio administrador e segundo informações respondo da mesma forma que ele, mas como não o encontraram estão atrás de mim. Não tenho como pagar essa divida, estou pagando por uma coisa que não fiz pois na epoca ele apenas uso meu nome para abrir a firma. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar e se existe uma forma de me tirar dessa sociedade sem a presença dele ou se terei que entrar na justiça pra conseguir isso, pois estou com medo que novos bloqueios surjam na minha conta. desde já agradeço!

Respostas

    P

    Pedro Drudi Quarta, 16 de junho de 2010, 17h51min

    Também estou com um problema parecido.
    Sou sócio da minha mãe no salão dela, possuo 20% da empresa (menos do que o capital que investi) e ela não tem administrado bem as contas. Agora fica exigindo que eu injete mais capital próprio e eu não quero. O pior problema é que algumas dívidas já foram pra protesto e por eu ser sócio meu nome fica constando no SERASA me impedindo de conseguir crédito onde quer que seja.
    Não conheço ninguém para comprar minha parte na empresa e não tenho como passar para o nome dela. Gostaria de saber como posso fazer para sair da sociedade sem autorização dela ou então obrigá-la a encontrar um comprador para as minhas cotas.
    Só entrei na sociedade para ajudá-la mas não quero assumir responsabilidade pela empresa nem faço questão de rentabilidade pela mesma.

    A

    Adler Martins - Advogado em direito empresarial e internacional Quarta, 16 de junho de 2010, 18h57min

    Caros amigos,

    Ambos podem retirar-se das respectivas sociedades. No caso do Sr. Khalil, talvez seja necessária uma ação judicial para suprir a falta do sócio que desapareceu. No caso do Sr. Pedro, podemos tentar uma composição amigável.

    Por favor enviem cópias do contrato social para [email protected], a fim de que eu possa aconselhá-los com mais critério.

    Sempre ao dispor,

    Adler Martins
    [email protected]

    E

    Eder Nilson Domingo, 22 de junho de 2014, 18h43min

    Oi, boa noite,
    Meu problema também é parecido, só que no meu caso a empresa foi aberta, está ativa mas sem movimentação e sem dívidas. Como eu disse a empresa está aberta desde 2007, a empresa é de São Paulo e eu moro em Fortaleza, e eu não tenho nenhum contato mais com o meu sócio. Detenho apenas 30% e não tenho direitos sobre nada na empresa. Quero muito sair dessa sociedade já faz algum tempo mais não sei o que fazer. Se os Srs. puderem me orientar ficarei muito grato.

    D

    Dawidson Sexta, 18 de julho de 2014, 23h06min

    Dúvida pertinente, acompanhando as respostas.

    B

    Blueskay Suspenso Segunda, 28 de julho de 2014, 2h20min

    Eder, mesmo sem movimento se a empresa consta como ativa ela tem obrigações tributárias.

    Se o outro sócio não quiser baixa-la, encerra-la, vc pode se retirar da sociedade e o outro sócio assumi-la sozinho. COnverse com seu COntador e peça ajuda para encontrar um advogado em SP para providenciar isso para vc.

    adriana r p rezende

    adriana r p rezende Quarta, 29 de outubro de 2014, 22h27min

    Boa noite.
    Meu caso e parecido, tenho 2% de uma empresa ME e o sócio desapareceu. Nao tem dividas mas quero sair.
    O que faço?
    Obrigada

    Camilla Brum

    Camilla Brum Terça, 07 de março de 2017, 13h58min

    Oi tbm estou com o mesmo problema, sou sócia do meu pai desde 2003 numa empresa ME onde tenho 1%.. a anos tento sir da sociedade e não consigo, pq ele não quer tirar, diz que se eu quiser sair terei que entrar na justiça ou pagar a divida que ele tem com o contador...eu nunca tive acesso ao contrato de sociedade, não sei o CNPJ. preciso seguiir minha vida e não consigo, quero ter meu proprio cnpj com o MEI e não posso. Não sei mesmo o que fazer ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS

    Tarcísio A. Dantas

    Tarcísio A. Dantas 184220/RJ Terça, 28 de março de 2017, 18h23min

    Prezados, nestes últimos casos narrados, a saída da sociedade pode se dar por comum acordo entre a maioria integrante do capital social ou, havendo divergência, o direito de retirada pode ser viabilizado através de ação judicial na serventia competente para assuntos empresariais.

    [email protected].