H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 17 de maio de 2010, 8h05min

    DORIS

    Se a criança ainda não foi registrada é possível. Porém se já foi registrada com o patronímico DOS SANTOS é muito difícil excluir, diante da regra da imutabilidade dos nomes, salvo hipóteses legais.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Doris Rios Segunda, 17 de maio de 2010, 8h43min

    Ainda não foi registrado, mais é q me disseram q eu tenho q usar o "dos santos", mas não quero, prefiro o Magalhães.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 17 de maio de 2010, 9h02min

    DORIS

    Se não pedir nada especial vão registrar com o sobrenome paterno ao final. Mas se você solicitar a inclusão do sobrenome materno no final, prevalecerá sua vontade.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Doris Rios Segunda, 17 de maio de 2010, 9h14min

    Obrigadaaa Hebert rs!
    Sou mãe de primeira viagem rs
    Mais agora to mais aliviada!
    Abraços

    M

    Marcela Martins De Andrade Boni Terça, 18 de fevereiro de 2014, 10h20min

    Olá Hebert, meu caso é parecido com o da Doris, queriamos registrar nossa filha com o primeiro sobrenome do meu marido (Boni) e ele enfatizou isso, porem o cartorio não autorizou. O nome dela ficou enorme e eu super insatisfeita (Ana Julia de Andrade Boni Teixeira dos Santos) Agora quero mudar o nome antes de fazer outros documentos. Se eu conseguir por escrito que eles não permitem a escolha do sobrenome ajuda em algo? Eu conseguirei mudar o sobrenome dela? Nós queriamos que ficasse Ana Julia de Andrade Boni.

    A

    Advogadojovem Terça, 18 de fevereiro de 2014, 10h24min

    A questão do sobrenome paterno por último é uma questão mais cultural, ou seja, aqui no Brasil costuma-se colocar o sobrenome paterno da mãe primeiro e depois o sobrenome paterno do pai por último. Entretanto, como dito, isto é ma questão somente cultural. Não existe nenhum impedimento legal. Desta maneira quando for registrar o filho em cartório poderá escolher qualquer sobrenome e em qualquer ordem.
    Esta possibilidade é permitida, como pode ser observado no item 35.2, do capítulo XVII das NORMAS DE SERVIÇO CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS TOMO II

    "35.2. Poderão ser adotados sobrenomes do pai, da mãe ou de ambos, em
    qualquer ordem."

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 18 de fevereiro de 2014, 12h13min

    MARCELA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível tentar a exclusão dos demais sobrenomes paternos, mantendo somente o sobrenome paterno BONI. Nestas situações o juiz exige DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA com firma reconhecida do pai, haja vista que serão os sobrenomes dele que serão suprimidos.

    E mesmo assim são raros os juízes que aceitam esta exclusão (só conheço a juíza da Vara de Registros Públicos do Foro Central de São Paulo). Portanto, sendo somente uma juíza que exclui sobrenomes (no meu conhecimento) tenho que manter a regra geral da impossibilidade de exclusão de sobrenomes.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Marcela Martins De Andrade Boni Quarta, 19 de fevereiro de 2014, 12h45min

    Obrigada Herbert, vou tentar mudar, vai que consigo rs

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 19 de fevereiro de 2014, 12h59min

    MARCELA

    Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Desconhecido Terça, 09 de dezembro de 2014, 19h40min

    Minha esposa quer colocar os dois sobrenome dela, e colocará um meu. Existe alguma proibiçao para isso?

    Nany Santana

    Nany Santana Segunda, 29 de dezembro de 2014, 11h26min

    Olá, eu gostaria de saber se posso acrescentar o sobrenome da minha avó no meu filho na hora do registro?
    O que necessitaria para isso acontecer?
    No caso ficaria o sobrenome do pai e da minha avó.
    Obrigada.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 29 de dezembro de 2014, 11h47min

    NAYN

    É possível incluir sobrenomes de avós para registrar o filho.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Anderson Amorim

    Anderson Amorim Domingo, 04 de janeiro de 2015, 18h29min

    Boa tarde, tenho uma duvida sobre sobrenome, meu sobrenome é Amorim da Silva, sendo Amorim da minha mãe e Silva do meu pai.
    Eu não queria colocar o Silva no sobrenome da criança, tem como eu colocar o Amorim?
    Obrigado desde já

    Bruna Cassoli

    Bruna Cassoli Domingo, 18 de janeiro de 2015, 10h43min

    Gostaria de saber se posso usar o sobrenome da minha bisavó no meu filho porém eu Não tenho no meu registro e nem minha mãe isso e possivel

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 18 de janeiro de 2015, 10h46min

    BRUNA

    Somente é possível registrar o filho com os sobrenomes dos país e avós. Os sobrenomes de bisavós, trisavós somente poderão ser incluídos posteriormente através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 16h43min

    BRUNA

    Somente é possível registrar o filho com os sobrenomes dos país e avós. Os sobrenomes de bisavós, trisavós somente poderão ser incluídos posteriormente através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com