Desculpem a quantidade de perguntas, mais é porque são muitas as duvidas dos iniciantes, ja que a Fac. não ensinam quase nada sobre paratica forense.

Bem eu sempre ouvi dizer que o advogado pode despachar direto com o juiz qdo tem assunto importante, mais não sei como se faz isso, ou seja se tiver um processo tramitanto e se que algo tem que peticionar ao juiz e dar entrada no PROJER, e depois daí o que devo fazer, ir ate o juis e dizer que dei entrada no PROJER e pedir para ele despachar rápido, ou ao inves de dar entrada no PROJER eu levo a petição diretamente ao juiz da causa e peço para ele despachar?

Obrigado

Respostas

    W

    Wesley Fabiano Sexta, 21 de maio de 2010, 11h05min

    Penso eu é voce ir diretamente ao gabinete do juiz para conversar a respeito de seu processo.

    P

    Paulo Henrique / Advogado - Belo Horizonte/MG Sexta, 21 de maio de 2010, 11h16min

    Bom dia,

    Não sei como funciona ai no Rj, aqui em BH/MG, levamos a petição ao protocolo, pegamos um carimbo de urgência - na cópia, dai levamos a cópia até a secretaria o escrivão assina, voltamos ao protocolo, pegamos o original com os documentos, pedimos para fazer conclusão e finalmente despachos o teor da petição com o juiz.
    Por aqui é meio que uma via sacra...rsrs, mas é assim
    esperto ter ajudado.
    att.
    [email protected]

    E

    Eduardo Luis Sexta, 21 de maio de 2010, 11h20min

    Obrigado Paulo Henrique, ajudou muito, agora ja tenho um norte do que devo fazer, e por certo aqui deve ser o mesmo, ja que burocracia é igual em todos os lugares.
    Obrigado e que Deus o abençoe.

    D

    Dr. Antonio C. Paz -www.acpadv.adv.br 12.163/RS Sexta, 21 de maio de 2010, 11h25min

    Em qualquer fase processual, pode-se pedir para o secretário/a do juiz, a necessidade de um despacho ou até apenas uma reserva de dúvida.
    Se o secretário/a informar que o juiz está disponível (ou seja: não está em audiência e nem concentrado em alguma sentença ou até despachando com outra pessoa) ai você entra no gabinete dele e expõe sua dúvida ou pedido.
    A princípio, pedimos para despachar com o juiz quando temos uma cautelar pendende de liminar, ou qualquer situação que requeira urgência.
    É lamentável que nossas faculdades não tenham uma cadeira de prática onde poderiam ser explanados todas situações forenses.
    Os professores atordoam os alunos com teorias mas esquecem de como é o dia a dia do advogado.
    Mas é assim mesmo, só praticando (e errando muitas vezes em prejuízo do cliente) é que o advogado recém formado vai aprender.

    E

    Eduardo Luis Sexta, 21 de maio de 2010, 11h31min

    Obrigado Dr. Antonio, agradeço sua atenção e fique com Deus.

    _

    _Diego_ Sexta, 21 de maio de 2010, 16h13min

    Eu trabalhei por muito algum tempo em um gabinete de um Juiz (sala de audiencias), e sempre via varios advogados que apenas iriam primeiro conversar comigo depois eu anunciava ele, e ele falava o que tinha que falar,
    o Juiz como é muito compreensivo, atendia imediatamente, sempre que possivel.
    Não se esqueça do Estatuto da Ordem amigo, lá tem um dispositivo que te dá direitos de ser atendido pessoalmente com o Magistrado sem horario marcado desde que respeite a ordem de chegada.