Olá,
sou estudante de Direito do 1 semestre da UNIPLAC- Lages-SC.
Na última sexta-feira 29/04, fiz uma prova sobre Introdução ao Estudo do Direito. Porém, um questão muito confusa me motivou a escreve-los em busca da solução. A grande dúvida é entre a alternativa d e e. A questão era:

Pode-se afirmar que coercitividade e sanção são respectivamente:
a) O poder exercido por uma autoridade e a concessão a um direito.
b) A ação de uma norma jurídica e a possilbilidade de punição.
c) A possibilidade lógica de atuação estatal e o exercício arbitrário de uma lei.
d) O uso coerente da força para o cumprimento de uma regra jurídica e toda e qualquer forma de aplicação da força impositiva prevista em lei
e) É a possibilidade lógica de imposição de uma norma de direito e a aplicação formal da força punitiva do estado.

A grande dúvida é entra a letra d e e. Eu assinalei a letra d , porque toda a sanção é imposta e nem sempre é punitiva(sanções premiais).
Gostaria muito de receber respostas.
Desde já grata pela atenção,
Vanessa Regianini Schmitz

Respostas

    V

    valeria Sexta, 25 de novembro de 2005, 12h03min

    qual a atuaçao do juiz arbitrario,em que caso ele entra

    J

    J Junior Quarta, 28 de dezembro de 2005, 1h37min

    O que é sanção?
    Uma forma disciplinar que pode assumir vários papeis. Como você sabe existem vários tipos de sanções, da mais simples, como se reclamar quem come com as mãos em um jantar, a quem deixa de observar aquilo que o direito protege.
    A letra d é a mais coerente... pois a força deve ser sempre proporcional... e o valor coercitivo é exatamente incitar a força a quem desobedece o que se devia fazer, e por meio da sanção busca-se a perfeição da concretude da lei, nos termos previstos.
    Se alguém é alvejado a tiros, há a possibilidade de ser atingido e há a possibilidade de sair ileso...mas quem garante que uma ou outra irá ocorrer...?
    Em termos concretos é mais saudável trazer o fato mais próximo ao tipo, e diante de seu valor dar-lhe a sanção mais acertada...e não a possibilidade de uma punição justa...

    V

    Vanessa Regianini Schmitz Sábado, 31 de dezembro de 2005, 18h07min

    Agradeço imensamente a todos os que colaboram para a solução da minha dúvida. Felizmente na prova assinalei a letra d e tirei um A na minha prova.
    Aproveito para desejar a todos um ÓTIMO 2006 recheado de alegrias e muito estudo jurídico.
    Um grande abraço,
    Vanessa Regianini Schmitz

    F

    Fabrizio Ferraz Sábado, 08 de setembro de 2007, 14h26min

    Capitão da PMPE

    A razão pela qual foi feita a lei, foi para que a maldade dos homens fosse refreada, pelo medo a ela, e que os bons vivessem em segurança entre os maus; e que os maus fossem penalizados pela lei e deixassem de fazer o mal por medo do " castigo ".
    Entenda como sendo o "castigo" a SANÇÃO.

    Espero ter ajudado.

    S

    SILVIA TAVARES SANTOS Domingo, 21 de outubro de 2007, 6h50min

    Só o estado têm o poder de punir (sanção). Para resguardar a paz entre os homens e evitar eventuais conflitos.

    V

    vania albano abreu Segunda, 22 de outubro de 2007, 21h42min

    Vania albano
    Vanessa ( Sanção ) Tanto significa a aprovação dada à lei como pena ou castigo disposto na regra legal .No Processo Legislativo, é aceitação expressa ou tácita por parte do Poder Executivo de um projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo.Sendo assim na minha opinião a alternativa (e) esta correta,ou seja é o Estado exercendo o '' Jus Puniendi".

    R

    Rita_1 Terça, 30 de setembro de 2008, 13h09min

    Olá, eu marcaria a letra e, porq ali diz "possibilidade" e combina com a pegunta
    Abraço

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Quinta, 02 de outubro de 2008, 14h04min

    Discordo da colega acima, pq a possibilidade de aplicação de força pelo Estado é coação. Coercão é a utilização dessa força. E sanção, no caso, pode ser tanto uma punição preceituada nos textos legais contra o infrator, como uma premiação em caso de cumprimento da norma. A alternativa mais correta é a D, porém, ela não está completa pq, como já disse, a sanção pode ser punitiva ou uma "premiação". Um ex. a lei permite um desconto pra quem pagar o IPTU integralmente em uma ´unica parcela, essa é uma sanção-prêmio.

    J

    Jaline Santos Gomes Sábado, 14 de março de 2009, 22h26min

    Acredito que a resposta correta é a d.

    A

    Anny Fixfex Domingo, 12 de abril de 2009, 17h27min

    Ola, caros colegas .
    Gostaria que alguem por gentileza poderia me dizer o que é SANÇÃO DA LEI