Boa noite.

Estou há um certo tempo sem advogar. Ontem alguém me pediu para "assinar" um inventário extrajudicial, ou inventário "em cartório" como se diz. Segundo a pessoa, um escritório já cuidou de tudo, e eu só terei mesmo é que colocar minha assinatura lá. A questão é quem nem imagino o quanto se cobra para fazer isso! Olhei na tabela da OAB, mas acho que não tem algo específico lá quanto a isso. Alguém pode me ajudar??? Obrigada desde já!

Respostas

    N

    NeideBsB Quinta, 12 de maio de 2011, 13h02min

    Boa Tarde.

    Não se trata apenas de assinar um documento, como advogada (o) o ato implcia responsabilidades também, assim, não vejo porque desvalorizar o trabalho, para poder assinar como advogada hoje estudei por muitos anos e fiz investimento, logo se hj carrego não só um carimbo mas um nome a construir profissionalmente, minha assinatura não é carimbo, agora cada um com seu cada um! para cobrar honorários sempre me pergunto... o cliente pode pagar quanto? o trabalho vai perdurar por quanto tempo? há complexidade? terei material extra para comprar? pense nisso!

    G

    Giordano Mochel Segunda, 14 de maio de 2012, 23h08min

    Tal lei não serviu para absolutamente nada para ajudar a população. Antes o inventário Judicial, pois pelo menos poderá o demandante solicitar justiça gratuita. Vai de encontro ao princípio da autonomia da vontade a ridícula necessidade de advogado no processo de âmbito administrativo incontroverso. parece mais, obviamente, algum requisito caça-níquel imposto pela OAB, que se assemelha a um viveiro de sanguessugas, não importando quem esteja pelo caminho.

    A

    Adv Antonio Gomes Segunda, 14 de maio de 2012, 23h38min

    OPINIÃO e gosto alheio, respeito.

    L

    Laua Quarta, 22 de janeiro de 2014, 16h32min

    Prezados,
    qual valor sugerido a título de honorários advocatícios, para um inventário extrajudicial de uma casa e um terreno, os quais foram avaliados pelo corretor em R$ 650.000,00, porém, acredito que a venda será firmada em aproximadamente R$ 450.000,00?!

    Célio Holanda Freitas

    Célio Holanda Freitas 5239/GO Segunda, 21 de julho de 2014, 22h09min

    De tudo que foi dito acima sobre o advogado que bate carimbo em inventario e ou separação na via administrativa, está ocorrendo outro absurdo que e a venda casada, o cartório cobra a sua parte e mais R$2.00,00 pela assinatura do advogado, sem nem ao menos perguntar qual o valor dos bens a serem partilhados.

    M

    maria nilma Terça, 02 de dezembro de 2014, 14h35min

    É complicado falar do colega. Mas na minha esperiência de advocacia, não me presto assinar petições com termos firmados por terceiros. Estagiários não tem experiência que possa competir os conhecimentos de um bom Advogado.
    Não me presto a assinar petições que não tenham sido firmados por [email protected]

    D

    Desconhecido Segunda, 02 de fevereiro de 2015, 10h21min

    descobrir q meu pai morreu a 16 anos no RJ ele me registrou mais descobrir sobre ele agora como saber se ele deixou algum bens preocurei a defensoria publica daqui de uberlandia MG disseram q so la no RJ oque fasso?desde já obrigado

    Karen Maia

    Karen Maia Quarta, 11 de março de 2015, 18h00min

    tem que tirar uma certidao com o nome do se pai para descobrir se existe inventario. mas so aki no rio

    Adão Avila Goulart

    Adão Avila Goulart Sexta, 24 de abril de 2015, 20h48min

    Procure a Defensoria Pública mesmo que demore 3 anos para o Inventário ficar pronto, não sustente estes sangue sugas, e nem vá a um Cartório la vc sera roubado com valores exorbitantes de taxas.

    A

    Adriana Quarta, 06 de julho de 2016, 7h19min

    Impressionante a capacidade que advogados tem de argumentar sobre nada. a colega que pergunta quanto deve cobrar sequer faz ideia do que devera executar e tao pouco o grau de compelxidade (nenhum) envolvido em um inventario extra judicial. Isso sim seria motivo para dissertar nobres! Aliás acho totalmente inútil a participação de um advogado nesse rito. Deveria ser cobrado uma taxa mínima pela presença, 200,00 estaria bem pago.

    F

    Francisca Segunda, 19 de setembro de 2016, 17h55min

    Adriana gostei muito da sua resposta. Voce parece bem informada no assunto, Eu concordo que Advogados foram treinados a argumentar bem e vencer argumentos. Eu estou enfrentando um dilema nessa area sera que seria possivel pra voce me ajudar com algumas informacoes. Se possivel eu mando meu email.