• -1
    E

    Estudande Quinta, 08 de julho de 2010, 21h14min

    Primeiramente, devemos estabelecer os 3 poderes da República Brasileira: EXECUTIVO, LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO. O juiz pertence ao poder judiciário. Já o promotor, por incrível que pareça, não pertence a nenhum deles. Ele faz parte do MINISTÉRIO PÚBLICO - órgão subdividido nas áreas FEDERAL e ESTADUAL - no qual atua em todas as áreas do Direito e, também, fiscaliza os poderes legislativo e executivo.

    Na área Criminal, o promotor atua na acusação, onde denuncia os acusados em inquéritos e requer ao juiz a condenação. Ele faz isso em todas as instâncias - a instância será determinada dependendo de quem é o acusado e onde ele será processado e julgado. Nas áreas Trabalhista, Civil, Tributária e outras, o promotor atua como fiscal da lei, sempre zelando para que tudo seja feito nas formalidades exigidas pela lei.

    O juiz só tem a função de julgar os processos. As partes "brigam" no processo e ele decide quem tem razão. O promotor acusa, o réu se defende e, por fim, ele decide se vai condenar ou não.

    Assim, devo esclarecer que Juiz não acusa, só julga. Promotor não julga, só acusa ou fiscaliza no processo. Quanto às instâncias, temos:

    Juiz Comum: 1ª instância.
    Juiz Desembargador: 2ª instância.
    Juiz Ministro: 3ª instância.

    Quanto ao promotor, não é a instância que o define, mas sim o local do processamento:

    Justiça Estadual: Promotor Estadual.
    *Justiça Federal: Promotor Federal.

    Por fim, a lei estabelece que não há hierarquia entre o promotor e o juiz, pois cada um tem uma função e jamais um há de se subordinar ao outro.

    Entendeu? Resposta completa e sem embaçar. Pode confiar no que expliquei - tenho certeza no que escrevi. Tchau !!!
    Fonte(s):
    Constituição Federal do Brasil.

  • -1
    J

    Julio R. Santos Terça, 08 de fevereiro de 2011, 13h00min

    apenas para reiterar a resposta

    promotor e simplesmente um advogado do estado, ele tem as mesmas funções que um advogado convencional, porem presta serviço para o estado em defesa da sociedade.

    F

    Francisco Eugenio Terça, 08 de fevereiro de 2011, 13h45min

    Excelente explicação do Estudante do Rio de Janeiro. Estupendo. Explicar sem complicar.
    Como diz o professor Raimundo, queria ter um filho assim.
    Fui.

    I

    ISS Domingo, 13 de março de 2011, 7h45min

    Que interessante!
    Ele fez a pergunta ele mesmo respondeu, afinal quem tinha dúvida? ele em carne e osso ou sua alma?

    "PROMOTOR E JUIZ, A MESMA FUNÇÃO ????
    4 comentários

    Estudande | Rio de Janeiro/Rio de Janeiro

    Alguém poderia me dizer qual a diferença entre Juiz e Promotor ?? Obrigado.

    J

    Julio R. Santos Domingo, 13 de março de 2011, 18h09min

    ISS

    realmente, não tinha percebido isso...

    acho que ele queria mostrar que sabia a resposta!!! kkkkkkk

    Estudande | Rio de Janeiro... parabéns vc esta no caminho certo...
    vc já sabe qual a diferença de promotor e juiz!!!! rsrsrsrsrs

    ja da pra prestar a OAB!! kkkkkkkk

    D

    Dr. José Alves Goes Domingo, 13 de março de 2011, 18h26min

    Acho que ele queria saber sobre promotor de vendas!!!!!!!!!!!!!!kkkkk

    P

    Paranaense indignadO Domingo, 13 de março de 2011, 18h38min

    hahahaahha...

    de qualquer forma, foi interessante a autoexplicação!!!

    hehehehehe

    I

    ISS Domingo, 13 de março de 2011, 18h42min

    ...Entendeu? Resposta completa e sem embaçar. Pode confiar no que expliquei - tenho certeza no que escrevi. Tchau !!!
    Fonte(s):
    Constituição Federal do Brasil...
    Com certeza depois de toda essa explicação o sujeito vai passar de primeira no Exame da Ordem.

    Promotor de vendas X juiz de Futebol (arbitro).

    J

    Julio R. Santos Domingo, 13 de março de 2011, 18h58min

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs