Prezados Tenho um filho de 23 anos que se 'casou' há 1 ano com uma jovem de 17 anos e desse relacionamento surgiu um filho, hoje com 3 neses. Porém este relacionamento acabou. O problema é que nos apegamos demais ao netinho e estamos sofrendo com esse rompimento pois estamos impedidos de vê-lo. Mesmo assim, não deixamos faltar nada para ele: plano de saúde, alimentação e continuamos a pagar o aluguel. Até o momento não houve solicitação de pensão alimentícia mas sabemos que o final da história agora será esse. Como meu filho ainda não tem emprego fixo, pois ainda não concluiu a faculdade, a justiça determinará que os avós paguem a pensão alimentícia. A pergunda é a seguinte: pode avós patermos requerer a guarda de neto? Se são obrigados a pagar pensão no lugar do pai, não tem o direito a guarda também? Saliento que a família de minha nora é restrita a mãe desempregada, padrasto taxista (e ainda tem outra família) e av´s também sem emprego. Será que temos chances? Aguardamos notícias. Alda Maria

Respostas

    Z

    Zenaide Segunda, 24 de outubro de 2005, 22h04min

    Prezada Alda

    Para que o pai tivesse direito a guarda da criança que já está vivendo com a mãe, seria necessário ter um motivo sério , como por exemplo, maus tratos.
    Não é a condição financeira que pesa na hora da decisão de guarda com relação a filhos, e sim o costume que ele já tem de conviver junto aos parentes.
    Recomendo que vocês juntem provas de que já estão "alimentanto" o neto(plano de saúde, aluguel etc). No que for possível, peça a mãe que assine recibo, de modo que vocês não poderão ser acionados, visto que já ajudam. Mesmo que ela proponha a ação contra vocês, não irá prosperar.

    Como vocês já ajudam o neto, caso queiram podem propor ação de oferta de alimentos, assim ficará documentada a ajuda que dão.

    Outra coisa, vocês têm direito de visitar o neto, se a nora não deixar, proponham ação de regulamentação de visitas.
    Procurem um advogado para tratar dos direitos
    Boa sorte

    M

    Mário Carvalho Sexta, 25 de novembro de 2005, 1h16min

    Prezada Senhora.

    Para os bons avós, nada pior que a perda da companhia dos netos. Poderíamos escrever milhares de linhas sobre esta linda relação, mas o importante, sua necessidade neste momento, é garantir este seu direito. Vamos à resposta, que se constituirá da indicaçãod e textos para leitura, onde encontrarás excelente fundamentação.

    Eis os links:

    http://www.pailegal.net/textoimprime.asp?rvTextoId=354748601

    http://www.damasio.com.br/novo/html/artigos/art_139.htm

    Boa leitura.

    C

    claudia da silva Segunda, 13 de abril de 2009, 6h08min

    Meu caso e parececido com a avo kellen, porem meu neto ja tem 2 anos e eu cuido dele desde 1 mes, ele não foi registrado pelo pai, minha filha diz que ffoi um estupro, mas nada diz sobre o pai biologico, no registro de meu neto so consta ela como mae e eu como avó, mais ninguem, qual é minha chance de guarde e se eu tenho esse direito e qual a procedencia a tomar, devo procurar o conselho tutelar?
    Me oriemtem por favor

    O

    Oliva Rj Terça, 27 de outubro de 2009, 0h35min

    Uma mãe que por não ter condições de cuidar do filho e deixa-o com os avós paternos fica impedida de ver seu filho. Caerá ação de regulamentação de visitas com tutela antecipada. Como funciona

    I

    ines de castro Quarta, 02 de junho de 2010, 19h54min

    tenho um neto de 8 meses ,estou muito preocupada com as atitudes da minha filha pois tem apresentado muita frieza com a criança (falta de amor ) colocando varias vezes a vida dele em risco .como faço para ter a tutela dessa criança .pois minha filha nao tem condiçoes financeira e pelo que me parece nem pisicoloigica para cuidaer desse bebe .os doia moram comigo .por favor me oriente o que devo estar fasendo .obrigada

  • -4
    R

    rosana13 Segunda, 25 de julho de 2011, 10h32min

    Meu filho faleceu a 1ano e 10 meses, e minha nora ficou morando no terrio da minha casa durante toda a vida conjugal inclusive após o falecimento de meu filho. Eles tiveram uma filha que eu sempre ajudei a criar, depois que meu filho faleceu, minha nora não cuidava da filha e eu sempre assumindo todas as responsabilidades da criança; até que ela decidio sair, fugida, da casa e levou a menina pra o interior onde a vó materna mora. Sei que a menina não está bem lá, gostaria de saber como faço para tomar a grurda da minha netinha? E quais são as minhas chançe de ganha-la?