Comprei um apartamento na planta, onde o imóvel é comercializado somente por uma imobiliária a qual comprei. O preço de venda do imóvel é R$ 87.000,00 porém tive que pagar R$ 3900,00 no ato para imobiliária. Dentro desses R$ 3900,00 estavam cobrando: taxa de reserva da unidade, taxa de corretagem, e outras coisas que não sei. O preço total do imóvel saiu a R$ 90.900,00. Vi hoje na internet que: A comissão de corretagem deve ser arcada pelo vendedor, ou seja, nos lançamentos imobiliários, pela construtora ou a empresa responsável pela comercialização do produto. A comissão de corretagem em um lançamento imobiliário representa 0,88 % a 1,5% do valor do imóvel, sendo uma quantia considerável, seja qual for o valor do empreendimento, baixo, médio, alto ou altíssimo padrão. A justiça vem reconhecendo essa ilegalidade praticada contra os consumidores, e entende como válida e justa o ressarcimento do que foi pago com a comissão de corretagem. Veja que é justo e digno o trabalho de um corretor de imóveis, é óbvio que deve ser remunerado pelos seus serviços, o que não é justo e sim, incompreensível, é que o próprio adquirente do imóvel é que tenha que pagar sua comissão.

Acontece que eu paguei essa taxa de corretagem e essas outras para a imobiliária, coisa que pelo que entendi é dever da construtora!! O que devo fazer nesse caso?

Respostas

    J

    JABatista Terça, 14 de dezembro de 2010, 4h06min

    AMAZ:

    Concordo com o seu argumento. Deve arcar com os custos do serviço quem contrata o profissional e, no caso, quem contratou o corretor não foi você, pois pelo que entendo do seu relato, ele já se encontrava no local oferecendo o imóvel. Diferente seria se você tivesse procurado a imobiliária e pedido para que fosse encontrado um imóvel com a descrição que você fornecesse. Pode ser até que estejam cobrando duas vezes, de você e do empreendedor. Você pode constituir um advogado ou se dirigir a um Juizado Especial e exigir a devolução do valor despendido.

    A

    AMAZ Quarta, 15 de dezembro de 2010, 12h10min

    Complementando meu questionamento acima, quando fizeram o cálculo de quanto eu iria dar de entrada para construtora, puseram o valor total do imóvel R$ 90.900,00 na simulação da CAixa sendo que o imóvel é pelo MINHA CASA MINHA VIDA.
    Eles não deveriam pôr R$ 87.000,00 que é o preço de venda segundo o contrato? Já que paguei no ato R$ 3.900,00?

    J

    JABatista Quarta, 15 de dezembro de 2010, 12h18min

    Eu entendo que a comissão está fora do financiamento.