Em 2008 dei entrada na minha aposentadoria por tempo de serviço. Foi indeferida, entretanto o INSS não realizou a diligencia na empresa trabalhada para confirmar o tempo trabalhado. Com isso os analistas do INSS querem conceder somente a proporcional. O que não é justo, eu trabalhei. Posso me aposentar proporcional e posteriormente contratar um advogado para requerer a aposentadoria por tempo de serviço e consequentemente receber o retroativo? Obrigada pelos comentários.

Respostas

    B

    Bruno Rocha Martins - Juiz de Fora Quinta, 31 de março de 2011, 18h28min

    Perfeitamente. É aconselhavel que se faça isso. O recebimento do benefício não o impede de postular ação judicial e nem mesmo recurso no própio INSS, podendo recorrer perante as Juntas e Câmaras de Recurso da Previdência Social.

    C

    CLucia Sexta, 01 de abril de 2011, 11h32min

    Obrigada pelos comentários, Bruno. O que mais triste é saber que muita gente que nunca trabalhou se aposenta.

    M

    Mateus Rodrigues Sexta, 01 de abril de 2011, 11h38min

    CLucia,

    indicaria você pegar a proporcional agora somente se tiver certeza que ganhará a ação(o que quase nunca é certo). Fazemos muito isso no escritório com ações que temos como certa a aprovação de acordo com recentes julgamentos e com as devidas provas. Você aceitando hoje a aposentadoria proporcional, recebendo o 1º salário de benefício ou dando entrada no PIS/FGTS, confirmará a aposentadoria e depois não poderá desistir de tal benefício.

    B

    Bruno Rocha Martins - Juiz de Fora Sexta, 01 de abril de 2011, 13h11min

    CLucia,

    O colega acima está com razão, porém é necessário analisar caso a caso. Pode ser que seu caso seja mais vantagem se aposentar ou pode ser mais vantagem esperar.

    C

    CLucia Segunda, 12 de setembro de 2011, 19h08min

    Acabei de receber meu benefício sobre a questão acima... entretanto não pagaram a multa sobre o retroativo somente a correção monetária. A incidência do Imposto de Renda também foi um absurdo (25%). Quê roubo! CLúcia.