antes do atual CTB-lei 9.503/97, as precrições de multas eram regidas pela Resolução Contran 812/96, esta foi expressamente revoga, como se dá a prescrição de multas de trânsito atualmente?, caso não haja norma sobre o assunto, este é de acordo com o Código Civil?, ou existe outras normas sobre o assunto? aguardo resposta dos colegas. muito obrigado.

Eder

Respostas

    L

    Laryssa Okom Barduzi Domingo, 06 de abril de 2014, 16h41min

    Boa tarde.
    Recebi uma notificação de infração por avançar sinal vermelho em 04/04/2014, porém a data do auto de infração seria em 03/06/2013. O Detran pode fazer a cobrança tanto tempo depois? Pois de acordo com o art. 281 do CTB o prazo máximo é de 30 dias para ser expedida a notificação e a mesma só foi expedida 10 meses depois. Não houve alteração de endereço e, além disso, eu estava fora do país na data da infração e tenho como comprovar. Esses argumentos são válidos para recorrer?
    Desde já agradeço a ajuda.
    Atenciosamente,
    Laryssa Barduzi

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Domingo, 06 de abril de 2014, 17h22min

    Laryssa!

    Qual das Notificações abaixo vc recebeu:

    Notificação de Autuação: sem o boleto da multa. Até 30 dias para expedição

    ou

    Notificação de Penalidade: com o boleto da multa. Até cinco anos para expedição.

    Vc estava fora do país na data da infração, mas e o veículo? Consegue provar onde ele estava?

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    L

    Laryssa Okom Barduzi Domingo, 06 de abril de 2014, 19h53min

    Oi, Fernando.
    O que eu recebi foi a notificação de autuação, sem o boleto para pagamento. Na notificação, inclusive, não vem nem o valor para pagamento. O próprio papel diz "este documento não formaliza a cobrança da infração". Neste caso, posso basear meu recurso pelo prazo expirado da autuação, uma vez que fica difícil provar que o carro estava parado na garagem? O prazo é de 15 dias para fazer o recurso, né?
    Att,
    Laryssa

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Domingo, 06 de abril de 2014, 20h07min

    Laryssa!

    Basta recorrer indicando o excesso de prazo entre a infração e a expedição desse documento (Inciso II do Parágrafo Único do Artigo 281 do CTB).

    Lembro que o que importa é a data de expedição (momento em que houve a entrega do documento nos Correios) e não a data em que chega às suas mãos. Portanto, certifique qual foi a data da expedição para poder invocar o Artigo acima citado.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    L

    Laryssa Okom Barduzi Domingo, 06 de abril de 2014, 20h16min

    Muito obrigada, Fernando!

    A data de postagem nos correios foi 31/03/2014 e foi recebida no dia 04/04/2014.

    Atenciosamente,
    Laryssa

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Domingo, 06 de abril de 2014, 20h22min

    Laryssa!

    Erro grave do órgão autuador. Basta recorrer indicando o excesso de prazo que certamente terá êxito.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    G

    gandu Terça, 22 de abril de 2014, 8h36min

    olá bom dia comprei um carro em 2012 e nao constava multas agora em 2014 aparecerao 15 multas dos anos de 2002 a 2007 só que elas só aparecem no site da prefeitura sp nao do do detran essas multas podem estar prescristas ou nao?

    .

    ..ISS.... Terça, 22 de abril de 2014, 10h00min

    depende! se elas estavam em grau de recurso, a prescrição fica suspensa depois de esgotado os recursos o detran pode efetivamente fazer a cobrança

    G

    gandu Terça, 22 de abril de 2014, 15h05min

    emtao no caso elas sóestao constano no site da prefeitura depois elas podem aparecer no detran ?

    G

    gandu Terça, 13 de maio de 2014, 17h55min

    oá boa noite comprei um carro e aparecerao multas de 2004 mais elas só aparecem no site da prefeitura no detran nao consta ja podem estar prescritas?

    J

    jorge racca Sexta, 22 de maio de 2015, 20h19min

    tenho uma multa de cinco anos de uma federal...ela nao deveria sair do sistema? aja vista que nao e definida se tenho q pagar data etc

    Jonas Silveira

    Jonas Silveira Terça, 16 de junho de 2015, 21h41min

    Levei uma multa por conduzir moto com farol apagado, entrei com recurso faz 6 meses e no site do detran ainda consta agurando julgamento de defesa.
    Porem eu quero fazer a cnh B, oque vai acontecer se eu fazer adiçao de cnh?
    Sera que essa multa sai?

    J

    josue ribeiro da silva Quarta, 13 de abril de 2016, 13h24min

    Fui multado em 10.11.10 e todos os anos venho licenciando meu veiculo normalmente sem que eles me mandem os documentos de porte obrigatorio e como nao paguei aquela multa e nao me rebocaram o veiculo e a mais de 5 anos, ela prescreve em 5 anos?

    J

    JOSÉ LUIS GUERRETTA Quinta, 14 de abril de 2016, 16h19min

    Quando é retirada a multa do prontuário da pessoa? Se no ano em curso? Se um ano após ser paga? Ou quando deixa de ser considerada para fins de contagem de pontos?

    Kleber Guarines Guarines

    Kleber Guarines Guarines Terça, 01 de novembro de 2016, 23h18min

    Eu entendo que a multa realmente nao é tributo , e sim penalidade. E por ser penalidade faz parte sim do direito tributario. Penalidade no direito tributario é multa entendo que os prazos de decadencia e da prescriçao sao de 5 anos. Ou seja; 5 anos para lançar o credito tributario (decadencia), e 5 anos para efetuar a cobrança (prescriçao).