O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 20 de novembro de 2015, 17h22min Editado

    Charline

    É possível incluir o prenome Laura, ou simplesmente alterar o prenome Charline, sendo mais fácil se for por outro parecido (gráfica e/ou foneticamente) como, por exemplo Caroline, Carla, Aline, etc.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 20 de novembro de 2015, 17h58min

    CHARLINE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir outro prenome na frente do atual ou somente alterar o atual. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Manuela Sobral Sábado, 21 de novembro de 2015, 16h56min

    Olá, meu nome é Manuela Sobral, apenas Manuela sem outro prenome, no entanto era da vontade do meu pai que fosse Manuela Maria e é assim que minha familia inteira carinhosamente me chama. Infelizmente ele faleceu quando eu ainda era pequena e não chegou a fazer a retificação. Gostaria de saber se seria possível incluir Maria ao meu prenome sem alterar o sobrenome ou retirar o Manuela. Obrigada!

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sábado, 21 de novembro de 2015, 17h16min Editado

    Manuela

    Se você é conhecida em seu círculo social por Manuela Maria, é possível incluir este segundo prenome, através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 21 de novembro de 2015, 17h28min

    MANUELA

    É possível incluir o segundo prenome MARIA com base no artigo 58 da lei de registros públicos e através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    I

    ID USER Domingo, 22 de novembro de 2015, 22h36min

    Olá gostaria de mudar meu nome dado pelo meu pai de Paulo para Paul como todo mundo me conhece desde de meus 10anos de idade, meu pai e um péssimo símbolo e minha mae comecou a me chamar por Paul ( art que ela gostava) pois ela via minha vergonha ao meu Pai me chamar assim ou qualquer ja que ele deu o nome. Por razoes maiores quais nao vou citar aqui quero apagar ele da minha vida e meu nome tbm.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 23 de novembro de 2015, 16h39min

    Id User

    Entendo não ser possível alterar a grafia do seu nome de Paulo para Paul. O contrário, seria.

    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 23 de novembro de 2015, 16h48min

    ID USER

    Somente o oposto seria possível.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Adriana Lacerda Sexta, 27 de novembro de 2015, 17h40min

    Olá! Gostaria de saber se é possível mudar o nome para qualquer outro no primeiro ano da maioridade? Por exemplo: de João para Luciano?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 27 de novembro de 2015, 19h05min Editado

    Adriana

    Através de Ação de Retificação de Registro Civil, é possível a alteração do prenome aos 18 anos, mesmo que para um prenome não parecido gramatica ou foneticamente, desde que apresentado justo motivo e provas de alguns requisitos. Aos 18 anos (nem mais nem menos), o processo fica menos burocrático e com um custo menor.

    Atenciosamente
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 27 de novembro de 2015, 19h12min Editado

    ADRIANA

    Não hé uma liberdade total na escolha no novo prenome. Ele deverá ser comum, nacional. Será necessário alguma prova de que já é conhecido por ele. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.turbuk.wix.com/mudarnome

    VEJA ABAIXO ALGUNS LINKS SOBRE MUDANÇAS DE PRENOMES E SOBRENOMES:

    jus.com.br/forum/192618/dr-herbert-c-turbuk-alteracao-de-prenome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280120/dr-herbert-c-turbuk-transposicao-da-ordem-dos-sobrenomes/

    jus.com.br/forum/280118/dr-herbert-c-turbuk-casamento-no-exterior-transcricao-no-livro-e/

    jus.com.br/forum/169326/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nome-e-sexo-de-transexual/

    jus.com.br/forum/269484/dr-herbert-c-turbuk-como-e-quando-mudar-prenome-e-sobrenome/

    jus.com.br/forum/299708/dr-herbert-c-turbuk--nome-errado-no-registro-tem-como-corrigir/

    jus.com.br/forum/153705/dr-herbert-c-turbuk-origem-e-mudanca-de-nomes-catolicos/

    jus.com.br/forum/292528/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nomes-religiosos/

    jus.com.br/forum/153676/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-do-padrasto-no-enteado/

    jus.com.br/forum/305324/dr-herbert-c-turbuk-incluir-sobrenome-do-conjuge-apos-o-casamento/

    jus.com.br/forum/158781/dr-herbert-c-turbuk-retificacao-de-sobrenome-para-cidadania-italiana/

    jus.com.br/forum/174841/dr-herbert-c-turbuk-manual-de-atuacao-do-promotor-em-registro-civil/

    jus.com.br/forum/280842/dr-herbert-c-turbuk-correcao-de-sobrenome-estrangeiro-ou-abrasileirado/

    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/

    jus.com.br/forum/280197/dr-herbert-c-turbuk-troca-de-prenome-e-sobrenome-por-constrangimento/

    P

    Pedro Lopes Segunda, 07 de dezembro de 2015, 18h19min

    Ola boa tarde, Meu nome é Pedro Lopes Guimarães Júnior e o nome do meu pai é Pedro Lopes Guimarães Neto, ( esse nome foi sem o nome da familia da minha mae e sem aprovaçao dela) , meu pai me bateu desde que nasci ja tentou me matar varias vezes , e chegava drogado e bebado em casa todo fim de semana, vivo com esse trauma ate hoje, teria como trocalo, ou pelo menos adicionar o nome da familia Monteiro que é da minha mãe no meu nome.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 07 de dezembro de 2015, 18h26min Editado

    PEDRO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir o sobrenome materno MONTEIRO e em qualquer posição. Consequentemente, excluir o agnome JUNIOR.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.turbuk.wix.com/mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 07 de dezembro de 2015, 18h58min Editado

    Olá Pedro

    É possível incluir o sobrenome da sua mãe através de Ação de Retificação de Registro Civil. Trata-se de processo rápido e de baixo custo.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 07 de dezembro de 2015, 19h32min Editado

    PEDRO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir o sobrenome materno MONTEIRO e em qualquer posição. Consequentemente, excluir o agnome JUNIOR.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.turbuk.wix.com/mudarnome

    J

    Juliano Juliano Sexta, 11 de dezembro de 2015, 16h00min

    olá gostária de saber sobre a possibilidade de trocar meu nome de juliano para julio no caso seria uma diminuição do nome.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 11 de dezembro de 2015, 16h11min

    Juliano

    Se você for conhecido, em seu círculo social e familiar, há anos, somente pelo prenome Julio, e tiver uma boa justificativa para isso, é possível tentar a substituição, através de Ação de Retificação de Registro Civil. Se você tiver 18 anos fica mais fácil.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 11 de dezembro de 2015, 16h46min

    JULIANO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir prenomes constrangedores (artigo 57 LRP) ou prenomes pelo qual é comprovadamente conhecido (artigo 58 LRP. Se for este seu caso, é possível.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.turbuk.wix.com/mudarnome

    V

    Valéria Silvestre Segunda, 14 de dezembro de 2015, 21h01min

    Meu esposo foi criado pelo avô materno (falecido) e não pelo seu pai biológico que o abandonou aos 02 anos de idade, neste aspecto, ele gostaria homenagear e fazer jus ao verdadeiro pai que ele teve. Assim, pergunto como proceder para a mudança do sobrenome. O avô não deixou herança financeira, assim, reitero: ele deseja homenagear o avô e fazer jus ao excelente pai e provedor que o vô Domingos foi. Ah! e nesta, situação meu nome de casada também teria que ser alterado.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de dezembro de 2015, 21h06min Editado

    VALERIA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir o sobrenome avoengo e em qualquer posição (por SP). Consequentemente, o cônjuge também..

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.turbuk.wix.com/mudarnome