Olá, por favor preciso de uma ajudinha.

Hoje estava vindo trabalhar, e fui parado por uma blits.

O policial me Autuou dizendo que minha viseira espelhada estava sem o ALTO RELEVO dizendo "Para uso diurno apenas".

Procurei no CTB e vi que tem uma parte que diz que peliculas refletivas são para uso diruno apenas, e fui parado as 13:45. A ausencia desta informação é passivel de autuação mesmo?

Caso esta multa esteja correta, posso recorrer devido a erros de escrita do agente que me autuou?

Fiquei com a segunda via da autuação, e no campo OBSERVAÇÕES ele colocou:

condutor com viseira espelhada, sem AUR REVEVO para uso diurno.

As palavras que deixei em maisculas (AUR e REVEVO) estão claramente escritas destas maneiras, dando a entender ou AUR ou AVR e REVEVO ou REVELO.

Como devo proceder com um bom recurso?? Obrigado.

Respostas

    D

    Douglas Franco Terça, 03 de maio de 2011, 16h07min

    outra coisa, caso eu seja autuado, qual artigo será baseado 244 ou 230:

    "Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
    I - sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;
    ...
    Infração - gravíssima;
    Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;
    Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação;"

    "Art. 230. Conduzir o veículo:
    ...
    X - com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN;
    ...
    Infração - grave;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;"

    I

    ISS Terça, 03 de maio de 2011, 17h16min

    "Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
    I - sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;
    ...
    Infração - gravíssima;
    Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;
    Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação;"

    eQUIPAMENTO DE PORTE OBRIGATÓRIO = ESPELHO RETROVISOR,

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Terça, 03 de maio de 2011, 17h21min

    Douglas,

    Você já foi autuado no momento da abordagem.

    Verifique na sua via o artigo no qual você foi enquadrado. Acredito que tenha sido no Art. 230, inciso X, pois o Art. 244 é aplicado quando o condutor de motocicleta está sem o capacete.

    Procure por erros ou omissões em seu preenchimento para uma possível defesa.

    Os erros na escrita que você mencionou não invalidarão o auto de infração.

    Atenciosamente,
    Pádua

    e-mail: [email protected]

    D

    Douglas Franco Terça, 03 de maio de 2011, 18h37min

    Ok Pádua, entao cara la na minha Via de autuação, ele marcou o campo.

    [X] Conduzir motocicleta com capacete sem viseira ou oculos de proteção

    Neste caso caso seja autuado eu tenho o direito de dirigir suspenso?? Esse é meu maior medo.

    Ok, andei lendo os artigos e o CTB, e minha autuação, e acho que encontrei uma brecha. O agente colocou em observações:

    "condutor com viseira espelhada, sem alto relevo de uso diurno"

    Mais segundo a resolução 203-06 pode ser de Alto ou Baixo relevo.

    VISEIRA: Destinada à proteção dos olhos e das mucosas, é construída em plásticos de engenharia,
    com transparência, fabricadas nos padrões, cristal, fume light, fume e metalizadas. Para o uso noturno,
    somente a viseira cristal é permitida, as demais, são para o uso exclusivo diurno, com a aplicação desta
    orientação na superfície da viseira, em alto ou baixo relevo, sendo:

    Então eu posso colocar que meu capacete estava com Baixo Relevo, correto?

    Obrigado pela ajuda.

    D

    Douglas Franco Terça, 03 de maio de 2011, 19h18min

    Outra coisinha...a seguinte resolução diz que o condutor que nao respeitar as regras de uso de capacete e viseira serao autuados no artigo 244 inciso I e II.

    http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf

    agora fiquei confuso.

    D

    Douglas Franco Terça, 03 de maio de 2011, 21h13min

    entao, dei uma olhada melhor na tabela de multas do detran, o enquadramento da minha multa foi a seguinte: 703-02.

    Na tabela do detran diz:

    703-02 COND
    MOTO/MOTONETA/CI
    CLOMOTOR SEM
    VESTUARIO DE
    ACORDO
    ART 244, I GRAVISSIMA CONDUTOR MUNICIPAL/ESTA
    DUAL

    Vou ser autuado pelo art 244 mesmo x.x...sacanagem, vou perder a CNH por conta de uma besteira

    D

    Douglas Franco Quarta, 04 de maio de 2011, 14h22min

    alguem me ajuda??

    Claudio Toniette

    Claudio Toniette Terça, 06 de janeiro de 2015, 9h56min

    no meu com viseira espelhada em azul veio escrito em alto relevo em inglês : not warranted shatterproof
    if tinted for daytime use only

    J

    Jefferson Quinta, 11 de junho de 2015, 21h39min

    Boa noite..fui notificado com uma infração.conduzir motocicleta com a viseira levantada e sem óculos de proteção..quero recorrer mas nao sei como,alguem pode me passar uma forma melhor de defesa?

    D

    Desconhecido Sexta, 12 de junho de 2015, 10h51min

    Bom entrar em questão de mérito é perder tempo, portanto, se não encontrar erros formais no auto de infração suas chances em recurso são praticamente para não dizer 0.

    R

    Raquel Silva Domingo, 15 de novembro de 2015, 19h57min

    Minha viseira è fumer "escura" durante o dia plena 14hr o agente de transito me parou e me atuou e apreendeu minha CNH e disse q è proibido usar viseira escura durante o dia e a noite. Somente com capacete q ja venha com duas viseiras acoplada no capacete.
    Minha duvida è se foi certo ou errado.
    Minha moto foi retirada do local com uma outra pessoa habilitada