Olá! Há aproximadamente pouco mais de um ano, fiz um emprestimo no Banco Santander (Timóteo) onde tinha uma conta salário, peguei mais ou menos uns 4.000 reais (no caixa eletrônico) e não consegui cumpri com a dívida, pois fiquei desempregado (a empresa em que eu trabalhava perdeu a licitação, tendo o contrato de terceirização que prestava para outra empresa perdido, sendo necessário demitir todos os funcionários). No final do ano passado consegui um emprego em outra cidade (Ipatinga) e esta nova empresa abriu uma nova conta para mim no banco Real. Trabalhei dois meses e recebi normalmente durante esse período de contratação temporária. Passaram-se 6 meses, comecei a trabalhar em uma outra empresa, nesta mesma cidade (Ipatinga). Tal empresa me solicitou alguma conta para depósito do salário, informei o número dessa conta do Real (Ipatinga). No dia 06/07 fui receber meu primeiro pagamento referente aos 20 dias trabalhados em junho/2011 e vi que o banco havia pegado todo meu salário. Fui à agência e eles me disseram que como o banco Real se fundiu com o Santander, eles pegaram este dinheiro para cobrir a dívida. Eu disse que iria negociar mas agora não poderia pois tenho que pagar o meu aluguel e a conta de luz e que mesmo assim o dinheiro ainda não daria, pois fiquei muito tempo desempregado. Eles me disseram que só poderiam devolver parte do dinheiro e que eles usariam quase a metade deste para servir de entrada da negociação. Segundo o gerente, minha divida já está em mais de 8.000 reais, juros de pouco mais de um ano. Hoje entrei em contato novamente, por telefone, com o gerente e o mesmo disse que não tem como fazer outro acordo a não ser este. Preciso de orientação: A minha conta é conta salário e o empréstimo que fiz não foi consignado, eu não assinei nada dizendo que poderiam descontar do meu pagamento. Eu quero pagar a dívida, aliás eu não queria era ter contraído esta, mas as circunstâncias ocorridas contribuíram para que eu não honrasse com este compromisso. Até então eu não fiz negociação alguma, pois minha vida se tornará mais complicada ainda. O que eu recebo não dá para pagar quase 10 mil reais. Acho que esses juros estão exorbitantes. Diante do exposto, peço, por gentileza, que me orientem... não posso assumir um compromisso em que por anos irá "comer" o meu salário. O banco realmente poderia ter pegado todo o salário? Eles podem pegar o meu salário que é depositado em uma conta para cobrir dívida de outra(embora, agora, seja uma única empresa - Santander)? Obrigada pela atenção!

Respostas

    J

    Jack11 Quinta, 21 de julho de 2011, 21h44min

    Carla,

    O banco não pode reter este dinheiro, principalmente por tratar-se de CONTA SALÁRIO, ficando óbivo se tratar de renda alimentícia.

    Diante deste fato, existem diversas atitudes que vc pode tomar, como desde ir no Procon, ajuizar uma ação no Juizado Especial de sua cidade, solicitando a devolução destes valores, podendo ser em dobro, bem como uma possível indenização, e até, ao meu ver, pode-se registrar um BO contra o banco, por apropriação, visto que conta salário possue a particularidade de ser alimentícia, diferindo de uma conta corrente comum.

    Solicite ao banco o contrato de sua conta, bem como o contrato de empréstimo para tomar tais atitudes.

    L

    Larissa Claudino Quinta, 01 de março de 2012, 14h04min

    Eu tenho uma conta corrente no Banco do Brasil, e tenho uma dívida de cartão de crédito, que não consegui honrar, fui tentar fazer uma negociação mas o mesmo dispõe taxas exorbitantes, efim... Sou estagiária e fui tirar meu salário e o Banco comeu 500,00 reias da minha conta para o cartão, sendo que tenho um filho de 9 meses e meu sustento e do meu bb depende do meu salário. Não fiz nenhuma negociação, quando eu pagava eu autorizei o débito em conta, o que posso fazer para que o banco devolva meu dinheiro e quais penalidades ele pode sofrer? Aguardo resposta, ogb!!!

    J

    jlrh Quarta, 09 de maio de 2012, 9h05min

    Os Bancos são campeões em praticar essas irregularidades...nem a Justiça pode se apropriar do seu salário ou parte dele. Procure o Tribunal da sua região e entre com uma ação requerendo a devolução em dobro do valor descontado sem a sua autorização.

    A

    Alcina Soares Pontes Terça, 15 de janeiro de 2013, 18h55min

    Tenho uma dívida com o banco Santander, fiz uma negociação, mas o valor era muito alto, em torno de R$ 800,00, pagava através de boleto do banco, que me enviavam para minha residencia, infelizmente não consegui continuar pagando, tentei refazer a negociação, mas eles querem uma entrada de R$ 5.000,00, eu não tenho, e mesmo assim o valor da prestação continuava alto, deixei de pagar, desde ai, todo dinheiro que eu deposito ou quando entra meu pagamento, recebo através dessa conta, eles retiram aleatoriamente o valor que querem, dizendo que é para RECUPERAÇÃO DE CREDITO EM ATRASO. Por favor preciso de ajuda, o que devo fazer?

    J

    jlrh Terça, 15 de janeiro de 2013, 20h56min

    Procure a defensoria pública da cidade onde mora e explique sua situação, solicitando que o juiz determine que o banco pare de descontar os valores em sua conta...isso se voce não autorizou tais descontos...caso tenha autorizado, peça ao advogado que entre com uma ação revisional...na justiça normalmente se conseguem excelentes acordos com um bom desconto.

    R

    Ricardo Sabag Junior Terça, 25 de junho de 2013, 20h28min

    Tenho uma dívida na conta corrente universitária do Banco o Brasil. A dívida foi transferida para uma financeira, entretanto fiquei sem saldo na conta por quase dois anos e não fechei a conta. Agora passei a receber um auxílio transporte da Faculdade no valor de 200 reais que é depositado nessa conta. Mas o banco reteu e descontou os encargos por manutenção da conta, zerando por dois meses consecutivos minha conta. Ele pode reter auxílios depositados pela faculdade?

    J

    jlrh Quarta, 26 de junho de 2013, 18h50min

    NINGUÉM, a não ser a justiça, pode reter qualquer centavo de uma conta sem a autorização expressa de seu dono. Os gerentes de banco sabem disso, mas se valem da ignorância dos clientes para cometerem barbaridades com inadimplentes seja lá qual for o motivo. procure um advogado de sua confiança e entre com uma ação contra o banco.

    A

    Adrivrdeoliveira Sexta, 05 de julho de 2013, 19h37min

    Olá! No mês de outubro de 2012 o banco Santander descontou da minha conta salário todo o valor do meu salário, sem a minha autorização, meu saldo ficou negativo em R$ -275,00. Não sabia que ele não poderia fazer isso e tive várias complicações. Gostaria de saber onde posso exigir meus direitos, pois ainda estou bastante endividada devido a empréstimos que tive que fazer. Qual o órgão devo procurar? Defensoria publica, procon ou pequenas causas? Devo processa-lo por danos morais?

    J

    jlrh Sexta, 05 de julho de 2013, 19h49min

    Procure o Pequenas Causas da sua cidade.

    C

    cabramaxo Suspenso Sexta, 05 de julho de 2013, 20h27min

    jlrh pode sim a exceção é pensão alimentícia, ver a lei.

    J

    jlrh Sábado, 06 de julho de 2013, 12h05min

    Caro cabramaxo, estou me referindo ao caso específico do consulente.

    D

    Denilson Campos Neves Quinta, 29 de agosto de 2013, 14h39min

    Olá estou passando por uma situação bem parecida. Mas com algumas particularidades. Sou correntista do Banco do Brasil e tenho emprestimo consignado neste banco. Aliás, tenho vários emprestimos consignados no banco. E minha conta é uma conta salario. No mês de Julho verifiquei uma movimentação positiva onde o banco afirmava: Devol Parc Consignação; 101.911.000.207.135; R$ 597,69 C. O que me pareceu que o banco havia me devolvido algumas parcelas do emprestimo que considerou ter debitado, de forma indevida ou a mais, na folha de pagamento do governo onde trabalho. Isso ocorreu em 10/07/2013. Hoje para minha surpresa quando fui utilizar meu salario para efetuar pagamentos, encontrei um debito no mesmo valor que dizia: 29/08/2013; 4278; MOV.DO DIA; 201.308.290.755.160; R$ 597,69 D (debitado). Penso ser possivel que o banco por entender que cometeu um erro no mês anterior, se sentiu no direito exclusivo de resgatar a referida quantia do meu salario. Sem ao menos me informar do seu erro. E que deveria ele (O banco) ser ressarcido da quantia que errôneamente colocou a minha disposição. Agora eu que contava com meu salario para efetuar pagamentos de dividas (como todo assalariado brasileiro!!) e outras pendencias financeiras, fiquei sem esse valor (R$ 597,69). Estou em desespero. É possivel aferir que isso é um erro do banco? ou que houve arbitrariedade do banco em debitar essa quantia assim dessa forma? O que devo fazer? que providencias jurídicas devo tomar?

    D

    Darcio Ribeiro Sporl Terça, 17 de dezembro de 2013, 21h26min

    Olá! eu sou cliente do banco Santander pessoa jurídica (esta conta recebo meu salário por trabalhar como PJ - Consultor), nesta última sexta-feira o meu salário caiu na conta, e neste mesmo dia o banco simplesmente pegou todo o meu salário para cobrir o cheque especial e me tirou o cheque especial, não meu deixando R$ 1,00 para comprar uma bala para minhas filhas (gêmeas de 5 anos), eu posso tentar reaver este meu salário? posso entrar com processo? Por favor me ajudem!

    J

    jlrh Terça, 17 de dezembro de 2013, 22h33min

    Como eu disse antes, NINGUÉM, a não ser a justiça, pode reter qualquer centavo de uma conta sem a autorização expressa de seu dono. Os gerentes de banco sabem disso, mas se valem da ignorância dos clientes para cometerem barbaridades com inadimplentes seja lá qual for o motivo. procure um advogado de sua confiança e entre com uma ação contra o banco.

    V

    Vagner Carvalho Segunda, 16 de junho de 2014, 9h39min

    devo cartão de credito,fui abrir uma conta salario no Santander e há gerente abril uma conta corrente quando eu vi não assinei, porque eu pedi conta salario então ela me falou que iria descontar tanto uma quanto a outro não abri nenhuma preciso dessa informação pode descontar divida de cartão de credito em conta salario

    J

    jlrh Terça, 17 de junho de 2014, 20h23min

    Vagner abra uma reclamação junto ao Banco Central e posteriormente ao PROCON, ou então "EXIJA" do "gerente" uma declaração de que ele vai descontar qualquer quantia de sua conta-salário sem a sua autorização, depois nos conte qual foi a reação dele..rsrs. É terminantemente proibido qualquer desconto em conta-salário.

    J

    Jane Klapperich Quinta, 19 de junho de 2014, 13h11min

    Sempre paguei o cheque especial do santander e seus juros exorbitantes;só q este mês o santander confiscou todo meu salário,dizendo q o cheque especial havia vencido,sem me avisarem nem nada.O q devofazer?Preciso do meu salário p/ pagar contas e alimentos.

    R

    Representando Quinta, 19 de junho de 2014, 13h31min

    No BRASIL é assim, dizem que não pode fazer, mas quando é interesses deles eles fazem!

    E a Justiça paga talvez não interessa o defensor, a defensoria pública gratuita é limitada.

    J

    Julliana Walter Terça, 01 de julho de 2014, 19h18min

    Eu venho recebendo débitos desde 2012 e de diversas formas já tentei saber exatamente o que eu devo porém nem o banco sabe ao certo o valor da minha divida então resolvi entrar na justiça e me devolveram o dinheiro ROUBADO e me mandaram um extrato com datas e valores totalmente divergentes do que eu contratei. O juridico do banco entrou em contato com o meu advogado e leiga do jeito que sou resolvi cair na besteira de fazer um acordo então este mes quando vou receber o meu pagamento o que me deparo? Com mais um desconto indevido ou seja o banco me ROUBOU na cara dura e quebrou o acordo. Entrei com outra petição e desta vez não tem acordo vou querer Danos morais e vou pedir isenção da divida pois ninguem ate agora me provou que eu devo os valores que estao me passando sendo que passei anos da minha vida pagando esse emprestimo interminavel. Tenho todos os comprovantes mas em nenhum momento tenho um contrato cedendo o desconto DESTAS PARCELAS no meu salario. Eles não sabem que temos contas como aluguel luz e outras? Eu nunca me neguei a pagar porem quero pagar o justo o certo e nao essas taxas e juros exorbitantes que nos cobram e outra nem no sistema de gestão deles nem no superlinha encontram o meu contrato. Me devolvam o que é meu que eu pago o que é deles (se eles acharem).

    F

    Flavio Lourenco Sexta, 19 de setembro de 2014, 12h19min

    Fiz um acordo no banco Santander mais não assinei nenhum tipo de documento autorizando que o banco descontasse do meu salario e eles descontaram 30% dele sem minha autorização assinada. Eles podem fazer isto ? por favor me ajudem!!!