Boa noite amigos, estou precisando urgentemente da ajuda de vocês! A empresa em que trabalhei por 2 anos(ultrafarma) me mandou embora e no último dia 03/08/11 , mas até a data de hoje, 19/08/11, não me pagaram. Estou sem poder sacar o FGTS e dar entrada no Seguro Desemprego. Já estou passando por privações em minha casa. Entrando em contato com a empresa, fui informado de que "Se eu quisece receber que esperasse, caso contrario entrasse na justiça". Não sei oque fazer. Estou com receio de entrar na justiça e a solução demorar mais do que a minha espera. Não sei quanto tempo pode levar uma ação dessas. Eis a minha dúvida: Em quanto tempo pode levar esse tipo de ação? Quais são os meus direitos? Eles não dão possição de quando irão me pagar. Por favor não deixem de me responder! Estou dessesperado! Muito obrigado pela atenção dos amigos. Só vocês mesmos para poder me ajudar. Um abraço ADENILTON

Respostas

  • -1
    I

    Insula Suspenso Sexta, 19 de agosto de 2011, 23h05min

    ADENILTON
    Quando vc foi comunicado da dispensa como estava escrito essa dispensa: Aviso Prévio Trabalhado ou Indenizado?

    Se foi Aviso Indenizado a empresa teria 10 dias corridos para pagar suas verbas rescisórias e a homologação seria de acordo com a agenda disponível do Sindicato. Se o Aviso foi Trabalhado, vc deveria estar ainda trabalhando e com a opção de redução diária em 2hs de seu expediente ou por 7 dias (antencipando sua saída), devendo o pagamento de suas verbas rescisórias ocorrer no 1º dia útil após transcorridos 30 dias do comunicado da dispensa.

    Pode acontecer da empresa colocar o empregado em Aviso Trabalhado "em casa", isto é, vc aguardaria passar os 30 dias como se estivesse trabalhando. Sendo que este tipo de aviso não existe, a Lei não permite. Se assim foi, existe o risco da empresa descontar os dias do Aviso Trabalhado porque vc não compareceu ao serviço.

    Com certeza essa situação é muito irregular, pois eles tem de encaminhar vc ao exame médico demissional para poder apresentá-lo na homologação.

    Existe ainda a possibilidade de sendo seu Aviso Indenizado a demora dever-se a falta de tempo na agenda do Sindicato, mas isso não impede a empresa de realizar o pagamento, tendo em vista que os prazo de que falei (10 dias ou 1 dia útil) são para a quitação das verbas rescisórias.

    Sugiro que procure seu Sindicato e relate o que está ocorrendo.

    Boa sorte!

    A

    AEAB Sábado, 20 de agosto de 2011, 19h44min

    Eles me demitiram e deram baixa na minha carteira e fiz exame medico,mas eles depositaram os 40%do meu fgts mas não tenho como sacar .Quero saber como posso dar entrada no fgts e seguro desemprego sem ter que entrar na justiça
    é um direito meu .To desesperado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    I

    Insula Suspenso Sábado, 20 de agosto de 2011, 22h44min

    AEAB
    Se vc sabe que eles já depositaram a multa e vc já fez o exame, só falta agora vc se informar da data da homologação. Para isso v não precisa perguntar na mepresa, pergunte ao Sindicato. Ou pergunte na empresa em que Sindicato vai ser a homologação.

    Vc não menciona se eles já depositaram em sua conta bancária suas verbas rescisórias. Estas, sim, tem prazo. Se ultrapassar o prazo eles ficam te devendo mais 1 mês de seu salário.

    Não tem outro jeito de sacar o FGTS se não com a guia recolhida e a chave de liberação mais o TRCT.

    boa sorte!!

    A

    AEAB Domingo, 21 de agosto de 2011, 11h53min

    Se caso o sindicato não conseguir com a empresa uma data pra homologação
    sei que devo entrar na justiça.Mas quanto tempo demora pra liberação ao menos dos papeis pra retirada do fgts?Pois não tenho nenhum outro recurso
    pra sustentar minha familia. Grato

    A

    AEAB Domingo, 21 de agosto de 2011, 15h12min

    A empresa não me liberou os papeis da rescisão de contrato mas já depositou a multa do fgts,posso retirar meu dinheiro só com o cartão cidadão?

    I

    Insula Suspenso Terça, 23 de agosto de 2011, 2h08min

    Não AEAB pois este saque só pode se dar por meio de um documento chamado "chave" que libera o saque. Se a empresa não gerar essa "chave" vc não saca.

    Procure imediatamente o Sindicato e exponha sua situação, se a empresa não homologar vc jamais terá esses documentos, somente por intermédio da justiça.

    Haja o quanto antes!!!

    A

    AEAB Sábado, 27 de agosto de 2011, 22h46min

    Queria saber se o pedido de tutela antecipada demora muito pra sair ?Pois
    preciso receber o fgts e dar entrada no seguro desemprego.

    I

    Insula Suspenso Sábado, 27 de agosto de 2011, 22h54min

    AEAB, não compreendi bem.

    Acho que vc precisa buscar o jurídico do sindicato e entrar com ação contra a empresa. Dar a baixa mas não pagar não quer dizer nada se a empresa não quitar suas verbas.

    A

    AEAB Terça, 30 de agosto de 2011, 13h31min

    Eu já entrei na justiça e pedi pro meu advogado entrar com o pedido de tutela antecipada a 25 dias, para eu poder receber o FGTS,queria saber se demora muito pro juiz conceder esse pedido! obrigado.

    I

    Insula Suspenso Quarta, 31 de agosto de 2011, 22h50min

    A demora depende de forum para forum. Aqui no RJ há uns mais rápidos que outros, uns concentram maior nº de processos que outros...

    Vc pode acompanhar pelo site do TRT de seu Estado. Usando o Nº do Processo ou o nome da empresa.

    Boa sorte!!!

    A

    AEAB Quinta, 01 de setembro de 2011, 17h24min

    o que é cópia de sentença irrecorrível da Justiça do Trabalho?

    A

    AEAB Sexta, 02 de setembro de 2011, 22h25min

    por favor,hoje entrei no site do TRT e estava escrito assim:

    Autor : EUxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Advogado :xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Réu :xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Audiência : xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Data(s) Trâmite(s)

    02/09/2011 Recebimento de AÇÃO TRABALHISTA (ORDINÁRIO)

    Data prevista 02/09/2011

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    02/09/2011 Entrega em carga/vista de AÇÃO TRABALHISTA (ORDINÁRIO)

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx-SP-Autor

    31/08/2011 Publicação de Notificação Ciência Despacho

    Para o(s) Autor(es) Ed.Nº xxxxxxx Sol.Nº xxxxxxxxxxxxxx

    31/08/2011 Expedição de Alvará de Seguro Desemprego

    Doc. : xxxxxxxx/2011 Envio: Em mãos

    Favorec: EUxxxxxxxxxxxx

    31/08/2011 Expedição de Alvará Levantamento F.G.T.S.

    Doc. : xxxxxxx/2011 Envio: Em mãos

    Favorec: EUxxxxxxxxxxx
    O QUE SIGNIFICA? SERÃ QUE MEU ADVOGADO JÁ TÁ COM OS DOCUMENTOS PRA EU FINALMENTE SACAR MEU FGTS E DAR ENTRADA NO SEGURO?????????

    I

    Insula Suspenso Sexta, 02 de setembro de 2011, 22h56min

    Acho que ainda não, o alvará foi pra levantar o saldo e os movimentos em sua conta do FGTS. O processo ainda está na fase de vistas, portanto, aguarde mais um pouco e mantenha contato com seu advogado.

    Boa sorte!!!

    A

    AEAB Sábado, 03 de setembro de 2011, 9h53min

    mas porque está escrito:data prevista 02/09/2011 pra receber os documentos e depois abaixo tem até o numero documento?

    I

    Insula Suspenso Domingo, 04 de setembro de 2011, 21h37min

    O termo "Recebimento" nada tem haver com recebimento de valores por parte do autor da ação. Isto tem haver com a rotina dos cartórios dos fóruns e dos despachos dos tribunais.

    Fique tranquilo, tá muito cêdo pra decisão final.

    Talvez leve mais uns 2 meses no mínimo, vai depender de vários fatores, pondendo chegar a 1 ano para a definição da questão.

    O jeito é ter paciência!!!

    B

    Ben Hur Segunda, 05 de setembro de 2011, 1h49min

    Caro AEAB,
    Está cristalino como água que os alvarás já foram expedidos pela Vara Trabalhista. Ligue para seu advogado avisando-o e depois se dirija à respectiva Vara para juntos retirarem os alvarás. Daí pra frente é só dar entrada no saque do FGTS e com o extrato dos depósitos dar entrada no seguro-desemprego.
    Espero ter ajudado.

    M

    marcia andrea de matos mota Segunda, 05 de setembro de 2011, 8h54min

    Olá...estou com um grande problema...sai da empresa em que trabalhava em maio/11 dei entrada corretamente em meu seguro no mesmo mês.Porem la no Ministério do trabalho,identificaram uma falha e no dia 20/05/2011 entrei com o recurso 510 e me deram o prazo de 90 à 120 dias para receber a primeira parcela!!! que absurdo!
    Gostaria de saber quais são os meus direitos...
    Posso entrar com ação na justiça?
    Quem é o culpado a empresa ou MT?
    Quem arca com os juros, as dificuldades ?estou passando por um erro que não é meu...
    Posso exigir o pagto de juros desse valor que tenho a receber?
    VOU RECEBER AS PARCELAS REFERENTE A ESTE PERIODO...posso requerer que sejam pagas todas de uma só vez?
    Se houver esta possibilidade de entrar com ação, tenho boas chances de ganhar?

    Tenho muitas dúvidas, porém não estou tendo tempo pra sair e buscar mais auxilio....
    Aguardo anciosamente uma resposta...!

    Sem mais,
    Grata,
    Marcia Andrea De Matos Mota.

    A

    AEAB Segunda, 05 de setembro de 2011, 9h25min

    obrigado BEN HUR,mas se meu advogado não me ligar e eu não encontra lo? Posso
    eu mesmo ir no FORUM requerer esses documentos?

    A

    AEAB Segunda, 05 de setembro de 2011, 11h20min

    pra ser mais exato ,esta escrito assimnomeu processo:
    05/09/2011 Publicação de Intimação Comparecer Secret.

    Para o(s) Autor(es) Ed.Nº 2197 Sol.Nº 9116

    Prazo Judicial 5 Dias.

    02/09/2011 Recebimento de AÇÃO TRABALHISTA (ORDINÁRIO)

    Data prevista 02/09/2011

    LUIZ CLAUDIO DAS NEVES

    02/09/2011 Entrega em carga/vista de AÇÃO TRABALHISTA (ORDINÁRIO)

    LUIZ CLAUDIO DAS NEVES-OAB 199034/D-SP-Autor

    31/08/2011 Publicação de Notificação Ciência Despacho

    Para o(s) Autor(es) Ed.Nº 2194 Sol.Nº 14174

    31/08/2011 Expedição de Alvará de Seguro Desemprego

    Doc. : 00795/2011 Envio: Em mãos

    Favorec: Adenilton Souza Lima

    31/08/2011 Expedição de Alvará Levantamento F.G.T.S.

    Doc. : 00794/2011 Envio: Em mãos

    Favorec: Adenilton Souza Lima
    gostaria de saber o que significa,meu advogado sumiu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    B

    Ben Hur Terça, 06 de setembro de 2011, 1h39min

    Tudo depende do tipo de procuração que você assinou. Se ela dava poderes ao advogado para movimentar a papelada sem sua presença então é provável que ele já esteja com os alvarás. Agora se você não está em contato com ele vá imediatamente à Vara Trabalhista e veja se você pode retirar os alvarás, caso ele não tenha retirado. Após isso, vá à agência especificada no alvará e dê entrada no saque do FGTS. O funcionário vai lhe dar uma data para o saque. Peça o extrato dos depósitos do FGTS e com este documento, no mesmo dia, dê entrada no seguro-desemprego, através do alvará. Não tem como errar.