O deficiente visual monocular tem direito a aposentaroria por invalidez? Foi promulgada uma lei no estado de SP que equipara o deficiente monocular ao deficiente visual. Gostaria de saber na prática como anda essa questão. Obrigada.

Gostaria de saber também se uma pessoa que recebe pensão do marido falecido, se vier a casar novamente, perde o direito à pensão.

Respostas

    E

    eldo luis andrade Quarta, 21 de dezembro de 2011, 21h01min

    O deficiente visual monocular tem direito a aposentaroria por invalidez? Foi promulgada uma lei no estado de SP que equipara o deficiente monocular ao deficiente visual. Gostaria de saber na prática como anda essa questão. Obrigada.
    Resp: Não sei. Tem de ver o que diz a lei do Estado de São Paulo (a qual nem sei o número). Em princípio não deveria permitir aposentadoria por invalidez. Mas tem de ler o que diz a lei especificamente.

    Gostaria de saber também se uma pessoa que recebe pensão do marido falecido, se vier a casar novamente, perde o direito à pensão.
    Resp: Pergunta impossível de responder de forma geral. No Brasil temos diversos regimes de previdencia de servidor público da União, do Distrito Federal, de Estados (26) e de milhares de municípios. Além do regime geral de previdencia social administrado pelo INSS para quem não é servidor público federal (União), de Estado, do Distrito Federal e de milhares de município pelo Brasil afora. Só respondo por dois: o administrado pelo INSS (lei 8213 de 1991) e o regime de previdencia dos servidores federais (lei 8112). Em ambos o novo casamento não implica em perda da pensão por morte. Mas alguns Estados (Bahia ao que parece) prevêem perda da pensão por novo casamento. Em tal caso o ente responsável em descobrindo o casamento cessa a pensão. E conforme o caso esta só consegue ser mantida se indo à Justiça. Importante saber também quando ocorreu o óbito visto boa parte da doutrina e jurisprudencia entender que a legislação a ser aplicada à pensão por morte é a da data do óbito do instituidor da pensão. Por exemplo, antes da lei 8213 de 24/7/1991 havia a lei 3807 que previa a perda de pensão por novo casamento. Se o óbito foi na vigência da lei 3807 aplica-se a lei 3807 que prevê a perda de pensão em caso de novo pagamento. Se o óbito ocorreu a partir de 24/7/1991 quando entrou em vigor a lei 8213 não há perda de pensão por novo casamento.

    Irmão Lino Ccb

    Irmão Lino Ccb Domingo, 01 de março de 2015, 21h50min

    bom dia .em caso de perda por acidente no trabalho o inss poderá dá alguns meses de auxilio doença ..e depois dependendo da função se estivér empregado eles opitarão para uma reabilitação na empresa e será obrigado a.pagar uma indenização mensal pela sécuela porque assim térá menos gasto para a previdencia du que uma aposentadoria! mais se o empregado achar que não consegue se adapitar só com um olho peça uma aposentadoria por invalidez na justiça!> quanto as monocular desenpregado estes poderam passar por pericia no inss que por achar que a pessoa esta desenpregado pode até fazer vista grossa e negar o beneficio ou pode até dá alguns dias..mesmo sabendo que são obrigado a aposentar o mesmo. por conta do sustento do mesmo que se encontra desempregado..caso contrario o lesado pode entrar com ação na justiça e lá o juizo analisará o tempo de contribuição a idade do segurado e sua situação financeira para o seu sustento familiar.em caso de pessoas acima de 40 anos tem sim um preferencia de uma aposentadoria por conta da alta idade para o mercado de trabalho..lute pelos seus direitos afinal vc pagou por ele..e contribuiu emquanto pode!espero ter ajudado..obrigadoo