boa noite a todos. Postei no forum a dois dias atraz, pedindo orientação , mais agora o caso se reverteu. Vamos aos fatos... Tenho uma pessoa amiga da familia, que esta em situação dificil e tento ajudar. São pessoas simples. Nao teem muito recursos... Um deles, um jovem de 23 anos, solteiro, trabalhador com registro em carteira e residencia fixa, estava indo pra "roça", levar o apurado do 13 salario, e o dinheiro da moto que vendeu, e tb sacolas de feijão e presentes para as cirnças. ocorre que em meio a tudo isso , ele estava com 8 papelotes de MACONHA. Foi um desastre... ele foi parado numa blitz, e assustado, desceu da garupa do motoboy que ele estava e saiu andando , de capacete e tudo... ai chamou a atenção dos policias. o revistaram e claro! acabou preso.... Na delegacia, a familia foi chamada... por ser cidade pequena, ele ficou no complexo penal, onde toda familia foi bem atendida. Por estar em reforma, e por ser noite de natal, ele foi encaminhado para a delegacia da cidade. Lá, o caso foi diferente ! Ja foram perguntando se a familia tinha dinheiro, que la mesmo eles conheciam um advogado, que podia pedir a liberação dele , mais que a juíza plantonista nao estava atendendo ninguém antes do ano novo...essas coisas. A familia ficou sem saber o que fazer... e avisaram que eles iriam em busca de recursos... So que ai, o rapaz apanhou muito na delegacia. Foi obrigado a assinar varios documentos que nem ele mesmo sabe o que foi. Esta todo machucado, levou chutes no estomago, tapas, empurroes... e ameaças verbais. Ele esta apavorado. Apesar da burrada, ele é reú primario, nunca esteve detido, nunca foi alvo de averiguação. Estava sim com os benditos 8 papelotes, que ele alega que era pra turma da "roça" que tinha dado o dinheiro. Há, o dinheiro que ele portava, da venda da moto e do 13 salario, que levava pra ajudar na situação da familia na roça, " evaporou.....ninguém sabe dizer deste dinheiro. Conversamos com ele, e ele mesmo nos disse que um policial pegou o dinheiro e que disse a ele que aquilo deveria ser dinheiro do "trafico de drogas". Resultado disso tudo? so sabemos que ele apanhou muito, e que embora jurasse que era pra consumo e que nunca vendeu nada, apanhou ainda mais. E que agora acabou preso no presidio, e que deve estar como traficante, e agora o advogado que 5 mil pra acompahar o processo. Me orientem....o que faço por ele? Como agir nesses casos? Que providencias a familia pode tomar? preciso orientar, eles nao tem muitos conhecimentos das coisas. E o rapaiz esta arrasado, esta com medo. ameaçaram ele verbalmente e ele esta com medo, muito medo. A familia esta com medo de mexer no assunto e acabar prejudicando mais, ou quem sabe ate acabar fazendo uma tragedia maior acontecer. O que podemos fazer:? Algum jurista me ajude.

Respostas

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Quarta, 28 de dezembro de 2011, 9h53min

    "...Estava sim com os benditos 8 papelotes, que ele alega que era pra turma da "roça" que tinha dado o dinheiro...embora jurasse que era pra consumo..."

    "...So que ai, o rapaz apanhou muito na delegacia...ameaçaram ele verbalmente...

    Escancaradas as contradições, exige-se melhores explicações.

    K

    KLAUS PIACENTINI Quarta, 28 de dezembro de 2011, 10h08min

    nnobrega, bom dia ...

    Até que não tenha o transito julgado (sentença) ninguém é culpado de nada, portanto, o que estão fazendo com ele é simplesmente "ACUSAÇÃO".

    Neste caso, deixo claro que ele será incriminado na denúncia como traficante, na verdade, preso em flagrante por tráfico, o que deverá ser feito é a reverção para usuário, isto melhorará as coisas para o lado dele.

    Veja, peça para a família dele ir até a defensoria pública de sua cidade, que normalmente fica no próprio fórum da cidade, ou, vá até a OAB, porque, sem advogado nesta situação ninguém fará nada.

    Com isso, com certeza, vc's terão um profisisonal acompanhando de perto este caso, e o Estado pagará o advogado, e vc's não irão se preocupar com isso.

    Referente as agressões, peça para fazer o corpo delito para constatar.

    Espero ter lhe ajudado ...

    Klaus Piacentini

    N

    Nartoff, A. Quarta, 28 de dezembro de 2011, 12h00min

    Comprar droga para fornecer aos amigos, mesmo que esses tenham lhe dado o dinheiro préviamente é TRÁFICO.
    Quanto às agressões sofridas na delegacia, como dito acima, corpo de delito, simples assim!
    Mas desconheço delegacias, principalmente do interior(digamos que na capital os transgressores da lei sejam mais obstinados em seu erro), em que alguém é agredido fisicamente e forçado a assinar algo, alias, os Policiais Civis tomam muito cuidado até com a algema que o Polícial Militar coloca no ato de apreensão, quanto à pressão psicológica, pode sim ocorrer, mas geralmente é um método de explicar que se o individuo facilitar as coisas, entregar tudo no colo é melhor pro acusado, pra um futuro acordo.

    N

    nnobrega Quinta, 29 de dezembro de 2011, 17h01min

    Bom, ele é da roça, ia pra roça, mais a cidade onde ele foi preso de roça nao tem nada. É maior que o estado de serjipe. Moro aqui a anos, e o que mais acontece são casos de "porrada" em quem esta preso pra confessar logo o que eles querem e economizar tempo pra eles.
    Bom, Ele foi pego com 8 papelotes de maconha. Nada mais.
    É tudo que sei. Inicialmente, no complexo, a familia foi ate bem tratada, o delegado mesmo chegou a afirmar que ali não teriamos maiores complicações que era so chamar um advogado pra fazer a documentação e pedir a juiza plantonista p assinar......mais ai o tempo passou, a familia nao soube agir, e ele acabou sendo transferido pra delegacia, e lá , apanhou muito sim. é só olhar pra ele. Impossivel nao ver.
    Mais agradeço demais pela ajuda.

    N

    nnobrega Quinta, 29 de dezembro de 2011, 17h04min

    Klaus, boa tarde. è isso mesmo, esta sendo desse jeito sim. Conversamos com um adv e ele nos explicou a mesma coisa. A familia deixou de correr atraz de 1500 no dia da prisão para solta-lo, agora terá que corer atraz de 6000 pro adv resolver a questão. pelo mesnos foi o preço que cobraram a eles.
    Klaus, este preço esta dentro da média de honorários ? Não precisa responder isso se não quiser, sei que é antiético demais......
    Olha, seus exclarecimentos foram perfeitos.
    muito obrigado pela atenção e pela ajuda.
    grata.
    feliz natal e feliz ano novo .
    Que deus te guarde.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 29 de dezembro de 2011, 17h30min

    O caso é corriqueiro acontece a todo minuto em todo Brasil, isto é aquisição de entorpecente para uso e/ou para terceiros. Deve apenas constituir um criminalista de sua confiança e deixar com ele eclusivamente oprocedimento, cabens apenas acompanhar.

    O valor cobrado pelo causídico considero extremamente baixo, para tanto deve verificar com cautela o contrato cliente/advogado e saber exatamente o real alcançe desta prestação de serviço.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes

    J

    jcastro Quinta, 29 de dezembro de 2011, 19h06min

    Baixo?

    Sai das mãos de um traficante para cair nas mãos de outro.

    Apoem-se na defensoria pública.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 30 de dezembro de 2011, 2h19min

    E NAquela VELHINHA não vai nada.......

    N

    nnobrega Sábado, 31 de dezembro de 2011, 2h18min

    Caro colega, o senhor considera este valor baixo? é mesmo? tem noção de qanto tempo se trabalha pra se ganhar este valor?
    Devo estar memso muito desatualizada.
    Grata.

    N

    nnobrega Sábado, 31 de dezembro de 2011, 2h20min

    Não to aki pra defender nem acusar ninguém, nao é este meu oficil.
    mais ainda bem que o nobre colega sabe que fatos destes acontecem a todo momento....inocentes sendo condenados.... e advogados espertos passando a mao na carteira do brasileiro.... é brasil colega, é brasil !!!!!!

    G

    Guma Domingo, 01 de janeiro de 2012, 20h21min

    Deixa o maconheirinho na cadeia um pouco... lá tem mta maconha... vai se divertir muito lá dentro...