Kelen Flavio Garbin

    Kelen Flavio Garbin Terça, 24 de fevereiro de 2015, 19h16min

    Qual a competência ? Juizado especial ?ou justiça comum?
    Obrigado

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 24 de fevereiro de 2015, 19h22min Editado

    KELEN

    A competência é da VARA CÍVEL no interior e da VARA DE REGISTROS PÚBLICOS na capitais.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Paula Ribeiro Fava Vianna

    Paula Ribeiro Fava Vianna Quarta, 13 de julho de 2016, 10h55min

    Bom dia, eu e meu marido desejamos retirar o nome de casado, porém não queremos nos divorciar. Gostaria de saber se o forum onde eu irei levar junto com o advogado a ação de retificação de registro civil, tem que ser da mesma cidade onde eu me casei? (No caso eu me casei em Curitiba/PR e hoje moro em Niterói/RJ)
    Após retirar os nomes, será emitida uma nova certidão de casamento?
    Caso eu queira tirar o meu nome de casada com o consentimento de meu marido, porém ele não quiser tirar o nome dele de casado, pode?
    Obrigada!

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 13 de julho de 2016, 11h04min Editado

    PAULA

    Um ou ambos os cônjuges podem restabelecer os nomes de solteiro sem se divorciar. O processo pode ser pelo forum da cidade onde se casaram ou pelo forum da cidade onde residem. A questão é saber se os juízes destas respectivas comarcas aceitam. A única certeza é que a juíza da comarca de São Paulo aceita.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Fernanda Pedrosa

    Fernanda Pedrosa Sexta, 27 de janeiro de 2017, 10h32min

    Olá, Dr. Hebert!

    É possível tirar sobrenome de casada apenas pela via judicial ou administrativa também?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 27 de janeiro de 2017, 12h06min Editado

    FERNANDA

    Só judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Fernanda Pedrosa

    Fernanda Pedrosa Sexta, 27 de janeiro de 2017, 12h24min

    Mas por que? Uma colega se divorciou há 10 anos e na época o divórcio foi consensual, o advogado esqueceu de pedir pra tirar o sobrenome do ex marido e hoje ela está em união estável com outra pessoa e pretende tirar o sobrenome do casamento anterior para casar-se novamente.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 27 de janeiro de 2017, 12h30min Editado

    FERNANDA

    Mas mesmo no caso mencionado é necessário ação de retificação de registro civil para excluir o sobrenome do ex-cônjuge.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com