S

    S.Beatriz Quinta, 05 de janeiro de 2012, 20h40min

    De acordo a legislação a idade é de 18 anos, entretanto, se as filhas comprovarem que estão estudando e que elas não conseguem arcar com essas despesas, elas podem ajuizar ação pleiteando que de continuidade ao pagamento da pensão, mesmo que elas estejam trabalhando e o que ganham não é suficinte para manter-se e continuar estudando. Entretanto cabe analise do Juiz no caso concreto. Agora com relação ao filho deficiente? Sim a pensão é vitalicia pois o mesmo é considerado imcapaz para exercer determinadas funções.

    E

    eclipse Sexta, 06 de janeiro de 2012, 17h26min

    Obrigada S. Beatriz!
    Abraço!

    G

    gandalf Sexta, 06 de janeiro de 2012, 23h41min

    Prezada,

    a exclusão da obrigação de alimentar não é automática, carecendo de sentença judicial para ser devidamente extinta. Não é pelo critério cronológico que a obrigação se extingue, conforme:

    DIREITO CIVIL. ALIMENTOS. MAIORIDADE DO ALIMENTANDO. EXONERAÇÃO AUTOMÁTICA DA PENSÃO. INADIMISSIBILIDADE.
    I. O MERO ADVENTO DA MAIORIDADE OU CONCLUSÃO DE CURSO SUPERIOR, POR SI SÓS, NÃO REVOGA AUTOMATICAMENTE O DEVER DE PRESTAR ALIMENTOS, QUE PASSAM A SER DEVIDOS POR EFEITO DA RELAÇÃO DE PARENTESCO. A EXTINÇÃO DA OBRIGAÇÃO ALIMENTAR DEVE SER PRECEDIDA DO ESTABELECIMENTO DO CONTRADITÓRIO, QUANDO ENTÃO SERÁ APURADA A EVENTUAL NECESSIDADE DE O FILHO CONTINUAR A RECEBER A VERBA ALIMENTÍCIA.
    II. NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO.

    A

    Astrogildo Zibório Sexta, 06 de janeiro de 2012, 23h56min

    Nesse mesmo pensamento de filha maior de18,ou seja casada, é automaticamente suspensa a pensaão?
    Acrescentando que a mesma é casada e tem filho!??

    Grato
    zenaldo

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 07 de janeiro de 2012, 0h27min

    Astrogildo, o casamento emancipa tanto o menor como o pensionado.

    Assim, se a filha está casada (mesmo que em união estável) o a pai pode perfeitamente pedir a exoneração da pensão.

    S

    S.Beatriz Sábado, 07 de janeiro de 2012, 1h28min

    Caro Sérgio obrigada por me lembrar que é nescessário sentença Judicial para exclusão da prestação alimenticia, NESCESSIDADE X POSSIBILIDADE, entretanto sempre penso que as pessoas possuem um pouco de conhecimento sobre leis e acabo cometendo equivocos como esse.

    Mais uma vez muito obrigada.

    Abraços.

    G

    gandalf Sábado, 07 de janeiro de 2012, 2h13min

    Okay.

    Às ordens.

    E

    eclipse Domingo, 08 de janeiro de 2012, 19h14min

    Obrigada à todos!!!!!