o pai da minha filha sempre q pegava ela deixava na casa da mae dele, nunca ficava com ela . e uma época ele e a mãe dele tomava conta dela no periodo da manhã antes dela ir para escola, mas eram inumeras discussões pois eles deixavam minha filha andar na rua sozinha com a prima que também é menor ( 10 anos na época)e minha filha tinha 7 anos apenas por isso comecei a proibir alguns passeios e não deixo ele viajar com ela. se eu entrar na justiça para requerer a pensão alimenticia , mediante esses fatos posso proibi-lo de passar as férias com ela ?

Respostas

    E

    Elisete Almeida Terça, 13 de março de 2012, 13h04min

    pappai;

    Entendi sua postagem no sentido de que não está correto crianças fumarem, beberem, transarem, etc.

    Não sou psicopedagoga, mas penso que 12 anos é idade para jogar a bola, brincar de bonecas, etc. Isto é uma etapa natural do crescimento e desenvolvimento, mas, ultimamente nota-se que muitos pulam esta fase entre a infância e a aborrescência e já querem ser adultos.

    Por outro lado, os pais estão, cada vez mais, com menos tempo para acompanhar os filhos no seu crescimento e, para compensar esta ausência, acabam por dar liberdade à mais aos filhos.

    Como já disse, os filhos não devem viver fechados numa redoma de vidro, mas, cabe aos pais zelar para que a criança cresça, passando por todas as etapas do seu desenvolvimento, de forma saudável e responsável.

    Não vejo problemas numa criança de 7 anos ir andar de bicicleta num calçadão, desde que não atravesse a rua; não vejo problemas numa criança de 7 anos ir à padaria sozinha, desde que não tenha que atravessar a rua, mas, se puder evitar que elas estejam sozinhas, é melhor. Agora, uma criança de 7 anos ir brincar no meio da rua, não é aconselhável, existem parquinhos e praças para isto; uma criança ir para a escola sozinha, não concordo, existem várias alternativas, os pais podem levar a criança, se o horário não for compatível, existem vans escolares, pais de coleguinhas que se disponibilizam, os pais podem levar a criança ao ponto de ônibus e conversar com os motoristas para que deixem em frente a escola, etc.

    Não lhe tiro a razão, não vamos deixar de viver devido aos riscos que isto traz, mas se pudermos tentar diminuir o risco é melhor.

    Nós temos que ter em mente que os pais não são amiguinhos dos filhos, ser pai é ser mais do que um simples amigo.

    Não me leve a mal, até com a minha enteada, que tem 37 anos, sempre que ela sai eu alerto: “não atravessa pelos carros, usa a faixa de pedestres, passa o cinto de segurança, não come isso, não faz aquilo”, pareço um disco arranhado, pior que faço isto com o meu marido também, mas acho que é normal nos preocuparmos com aqueles que nos cercam.

    Cumprimentos

    E

    eppp Terça, 13 de março de 2012, 17h25min

    Olha, esse é um assunto em que não existe resposta. Por isso que cada pai e mãe tem que decidir como fazer.

    E, só pra entrar na polêmica...
    ....o pai do menino de 14 anos que atropelou a menina e matou de jet ski tbm devia pensar dessa forma....
    Pois é, o pai do de 14 não estava por perto... e a menina que morreu estava do lado da mãe! Conclusão: a criança está mais segura sozinha perto de um jet-ski do que na praia com a mãe. Vc queria ser a mãe de qual criança?

    O pai do garoto foi irresponsável simplesmente pelo resultado (mesmo que não tenha sido irresponsável e o garoto tenha feito isso escondido). Mas tentar se proteger demais... vc não pode levar seu filho à praia! Eu particularmente tenho a convicção de que as mulhres, por puro instinto, são mais protetoras e os pais querem ver o filho superar dificuldades. Dificilmente um pai reclama que a mãe cria o filho muito solto, o contrário é muito mais comum.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 14 de março de 2012, 2h14min

    Crianças até 12 anos tem de ser vigiada sim. Desgraça não acontece só com os filhos dos outros.

    Aqueles meninos estuprados e mortos pelo maníaco, as meninas que somem do portão de casa numa cidade do sul e a última pista foi num bar lá pro interior de Belém (rota de saída do país das escravas brancas)!

    Não tinham 5 anos. Não foram levadas na conversa simplemente, foi na marra!!!! Como eram ainda de pequena estatura não tiveram chance de fugir o esboçar outra reação que espantasse o raptor.

    Com criança todo cuidado é pouco. Até dentro de casa!!!! Só quem tem é que sabe!
    Quem pensa que sabe, é que não tem!

    S

    SRT08 Quarta, 14 de março de 2012, 13h36min

    Boa tarde Insula !
    Acompanho suas respostas em outros tópicos também e quero parabenizá-la pela competência expressa em suas respostas.
    Você é advogada ?
    Acho que diante de uma visão judicial , como tenho a guarda de minha filha não estou errada em proibi-lo de certas coisas como viajar com ela por saber que tanto ele como a mãe deixam a menina andar sozinha na rua.E o pior , se ela fala que não vai porque eu não deixo , eles gritam com ela e ficam falando um monte coagindo a menina, até já ameaçou de bater nela...aí ela não quer mais ficar com a avó ( nem eu deixo mais) e eles dizem que eu sou a ruim que ensinei ela errado !! Será que sou de outro planeta por achar absurdo uma criança andar numa rua movimentada sozinha ,com tantas crianças desaparecidas hoje em dia ?
    Me fale sua visão diante disso.
    Obrigada !!

    Rita Luz

    Rita Luz Quarta, 14 de março de 2012, 16h00min

    Boa tarde concordo plenamente com você SRT08, muitas vezes nós mulheres somos rotuladas de implicantes mas devemos nos atentar também que não podemos criar nossos filhos numa redoma não é mesmo? aproveitando a polemica lançada pelo sr eppp em relação ao lamentavel acidente na prais com o jet ski, só nos cabe umas perguntas sera que esse menino foi orientado e educado pelos pais da maneira que deveria ser?os pais ou mesmo os tios estando na praia tendo a responsabilidade da vigilancia se esqueceram desse dever por estarem se divertindo com os adultos? sera que tudo que ele quer sempre lhe é dado? o mesmo se diga da menina Eloa assassinada pelo ex namorado Por que uma mãe e um pai permitem o namoro de uma criança de 12 anos com um rapaz de 18 anos? sera que as respostas a estas perguntas é não saber dizer não aos filhos? devemos sim orientar nossos filhos a biblia diz "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Este versículo nos mostra algumas coisas importantes: ì Ensina a criança: Deus espera que ensinemos nossos filhos. As crianças não conhecem instintivamente a diferença entre certo e errado; elas têm que ser ensinadas e protegidas.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 14 de março de 2012, 23h56min

    Gostei, Auxiliadora, a frase diz toda a verdade: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."

    Essa é a base da educação, e isso a gente recebe em casa. Não na rua.

    SRT08
    Infelizmente esse é o eterno dilema dos pais separados. Vc tem a guarda, é a zeladora do bem estar da menor, embora o pai tmb o seja, é vc quem a representa legalmente.

    Lamentávelmente vc não pode impedir o pai de levar a criança para viajar, principalmente se ele tem sentença que o permite a isso. Talvez fosse o caso de vc pedir ao tribunal que, com base na reaçao da criança, sua filha seja submetida a exame psico-social para avaliar como tem sido o convivio com o pai e as companhias dele.

    Converse pessoalmente com um advogado. Seja na Defensoria ou no Escritório Modelo de Práticas Jurídicas mantido por Faculdades de Direito, é gratuito.

    S

    safira azul Sábado, 24 de maio de 2014, 12h18min

    uma vez flagrei o pai da minha filha, durante uma visita, colocá- la sobre uma canoa podre, mandar ela ficar de pé enquanto ele tirava foto. A menina estava tremula de medo e um senhor que a tudo olhava me alertou: se ela cair nessa represa, não ha bombeiros que salvem...é tudo lodo , galhos e lamaçal ai pra baixo. Tirei a menina da barca e ele ainda quis me agredir fisicamente. ele queria sim que a menina caisse no lago para não pagar pensão.
    Me desculpem os pais bons, mas os crápulas existem. Inclusive ele colocou o penis pra fora, mostrou a menina e ainda disse: e o seu , cadê?
    hoje minha filha já é adolescente, tem medo de homem, so usa short e camiseta para nadar, se usa um short debaixo da saia e anda com muitas calcinhas na mochila.
    Me desculpem, mas eu vou ao inferno para defender minha filha.
    Depois que as crianças morrem pelas mãos destes monstros, vcs ai que os defendem só vão dizer: tadinha, tão pequena !!!!
    O processo da minha filha ja está em 2ª instancia, e eu vou até Brasilia se necessario for. Não vou colocar uma camiseta com a foto dela e ficar pedindo justiça, pois eu sei que JUIZES VENDEM SENTENÇAS NESSE PAÍS.
    O juiz do processo foi contra a manifestação do ministerio publico. Moro há 3000 km do pai e ele mandou o cara pegar a menina de 15 em 15 dias, e ir passar ferias com ele....
    conseguem imaginar um risco ai? se não conseguem, esperem vcs terem filhas e filhos.
    sinto muito pelo desabafo, mas acho que a justiça anda pela contra mão de tudo. Juizes deveriam sim ser condenados por crime culposo em casos que envolvam a morte ou danos ao menor devido à negligencia do juiz, pois eles sequer leem o processo, apenas entregam para um estagiario idiota ler e dar a "sentença padrão".

    G

    Guerreira14 Sábado, 24 de maio de 2014, 15h05min

    SRT08:

    Eu tenho o orgulho de dizer ao mundo: tive pais maus!!! E acho que eles foram corretíssimos!!! Nem eu e nem meus irmãos nunca nos envolvemos em confusões, roubos, drogas,etc... Tivemos pais atentos, que sempre conversaram muito conosco e nos explicavam as opções que tínhamos: se vcs forem por esse caminho, será assim, se forem pelo outro caminho, será assado e vcs responderão pelos seus atos! Quando eu e meu irmão mais velho éramos adolescentes, nossa mãe ia conosco aos shows de rock e nunca reclamou! Ao contrário: ela gostava ( paralamas, titãs,etc). Voltávamos tranquilos e felizes pra casa por sabermos que a noite tinha sido em paz! E olhe que eu via direto jovens da minha idade sendo carregados por policiais, desmaiados, por estarem cheirando loló e utilizando outras coisas... Tínhamos hora para voltarmos dos assustados: aí de nós se não chegássemos na hora combinada;não iríamos às próximas....
    Nossos amigos eram todos conhecidos por nossos pais... até hoje é assim: na casa da minha mãe se reunem amigos nossos e fazemos a maior festa: cantamos, nos divertimos, brincamos, fazemos churrasco... tudo num ambiente muito sadio!
    Sou mãe e procuro ser uma "mãe má"! Busco educar meus filhos da mesma forma que fui educada pelos meus pais... Se eu conseguir transmitir os ensinamentos que tive, estarei muito feliz pois terei a certeza do meu papel cumprido!!!