Boa Noite Minha situação é a seguinte: meu namorado é espanhol, residente na Espanha, e pretende vir para o Brasil em 2 semanas e queremos nos casar assim que ele chegar para que ele possa pedir visto permanente no Brasil. Gostaria de saber quais os procedimentos e documentos necessários para a realização do nosso matrimônio aqui, e que direitos ele terá depois disso. Também tenho medo de que ele possa não conseguir entrar no Brasil e ser deportado no aeroporto pois ele virá apenas com visto de turista e nada mais e pensei em um casamento por procuração aqui no Brasil para que ele entre como meu cônjuge, existe essa possibilidade? Se sim, quanto tempo demoraria isso, pois preciso que ele esteja aqui em no máximo 15 dias. Qual a melhor maneira de fazer as coisas? Queremos fazer tudo certo pois nos amamos muito e tudo que queremos é poder construir uma vida e uma família juntos sem nenhum problema. Me ajudem por favor!!!

Respostas

    E

    Eu Sim Terça, 23 de outubro de 2012, 23h54min

    Honorio, como fasso pra fazer um pedido do PB4 aki no Brasil? pra mim levar quando eu for pra Portugual. Pois onde devo reter esse documento, e quais documentos que eu preciso levar pra ter PB4? Agradeço sua atençao.

    M

    Maria Euuu Quarta, 24 de outubro de 2012, 20h23min

    Gostaria de saber o que é preciso para casar com um cidadão Brasileiro através de procuração em Portugal. Meu noivo está no Brasil e ainda nao pode vir para Portugal e decidimos casar por procuraçao mas nao sabemos o que é necessario.
    Quais os custos para dar entrada nos papéis, que tipo de documentos sao necessarios para que o casamento seja possivel e onde posso consegui-los, tanto ele la no brasil e tanto eu aqui em Portugal.

    L

    Lespace Festas Sexta, 26 de outubro de 2012, 20h50min

    Obrigado pela sua gentileza.! A pergunta que quero fazer seria a seguinte, estou indo pra Europa, Paris no final de ano e gostaria de saber se no caso, meu companheiro que e frances, ha alguma amenizacao na exigencia quanto ao fato de eu ser brasileiro na entrada do aeroporto, servico de imigracao.. No ano passado fui a Paris, sozinho, mas nao tive qualquer problema. Nem me perguntaram absolutamente nada, simplesmente carimbaram meu passaporte e entrei. Achei super tranquilo sem qualquer problema. Existem tantas historias negativas sobre a entrada de brasileiros que a gente fica realmente com receio. No meu caso, nem olharam pra mim. Fui sensasional. Embora eu estava com toda a documentacao exigida, passaporte em dia, quantidade de euros, seguro internacional e reserva no hotel. No caso da minha duvida e a seguinte. Ele, meu companheiro tem irmaos la.. familia geral, nesse caso, sera que tenho que fazer reserva no hotel de novo? ou o fato de ele morar comigo aqui no Brasil pode ser comprovado caso eles indaguem em Paris. Lembrando que desta vez, ele ira junto comigo a Paris. Fico desde ja muito grato pela sua atencao.

    I

    Isabelinha Quarta, 31 de outubro de 2012, 4h01min

    Nossa os advogados "com interesse" aqui fazem um bicho de sete cabeças, nem é para tanto pessoal, sei por experiência própria. Casamos em Portugal , 3 meses depois mudamos para o Brasil, entramos com o pedido de visto de permanência baseado em conjuge brasileiro(a), uma semana após a chegada, 59 dias depois a Policia Federal veio em nossa casa fazer a tão esperada "Visita" nossa foi super a vontade, 72 dias depois disso cá estamos nós felizes da vida com o RNE sem precisar de contratar advogados para este processo. Por isso, pessoal animem-se Tudo há de dar certo! Boa Sorte!!!

    E

    Eu Sim Domingo, 04 de novembro de 2012, 22h46min

    Boa noite, Honorio estou indo pra Portugual em janeiro de 2013, viver e casar la pois meu noivo e portugues. Quero saber quais os documentos que preciso providencia pra poder me casar no civil no Porto. Sou divociada e atras ja tem tbem minha averbaçao de divorcio. Fui informada que preciso de uma certidao de nascimento nova, um divorcio com verbaçao tbem no verso novo, antecerdentes criminais tudo isso autenticado, e passar no Consulado em Recife pra reter selo de autencidade reconhecido pelo Consulado. E esses documentos so tem validade de 06 meses? Meu noivo foi no conservatorio em Porto lhe informaram que estando com todos os documentos o casamento n demora muito.? Mas eu n tenho visto permanente, pois estive la em 2011 em maio por vinte dias visto de turista, e tbem estive em maio deste 2012 tbem visto de turista? Por favor como devo entrar em Portugual? visto de turista de 90 dias? Aguardo a sua atençao.

    H

    Honorio Suspenso Terça, 06 de novembro de 2012, 10h04min

    Bom dia Eu Sim,

    O seu noivo, eu creio que já lhe passou as documentações necessárias para adiantar o seu casamento em Portugal, realmente todos os documentos produzidos fora do país, necessitam serem reconhecidos pelo consulado de Portugal (no seu caso) no país onde foi produzido (no seu caso no Brasil). não necessita de tradução por serem países lusófonos, se voce para outro país necessitariam de traduções juramentadadas de acordo com as exigências de cada país. Por via de dúvida aproveite tire também o antecedentes criminais junto a Polícia Federal e legalize no consulado portugues juntamente com os demais documentos. Em relação a entrada em Portugal, deve ser como turista, e como existe acordo imigratório entre Portugal e Brasil, não é necessário o visto prévio para entrada em Portugal, apenas as exigências de praxe, tais como: passagem de ida e volta, reserva em hotel, seguro sáude, carta convinte, etc.
    Qualquer outra dúvida estrei a disposição,
    Atenciosamente,

    [email protected]

    C

    cecilia cmc Quinta, 08 de novembro de 2012, 17h06min

    Ola pessoal gostaria que me ajudassem, estou perdida!
    Meu noivo é Suíço, porém reside na Inglaterra. Depois de quatro anos de relacionamento decidimos que é hora de nos casarmos e assim, ficarmos juntos de vez. Porém não temos ideia de como proceder.

    Queremos nos casar no Brasil, pelo que entendi, esses sao os documentos que ele precisará providenciar:
    -Certidão de nascimento original;
    -Passaporte original ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
    -Comprovante de residência atualizado;
    -Declaração de estado civil original; -ONDE ELE DEVE REQUERER? ONDE ELE DEVERÁ AUTENTICAR ESSES DOCUMENTOS, NO CONSULADO BRASILEIRO EM LONDRES?
    -Declaração de duas testemunhas conhecidas dos casal maiores de 18 anos, parentes ou não que atestem conhecê-los e afirmem não existir impedimento que os iniba de casar;
    -Caso o noivo(a) não possua comprovante de residência em seu nome ou em nome de seus pais, o mesmo deverá vir acompanhado de declaração e qualificação do proprietário, com firma reconhecida, bem como cópia autenticada do documento de identidade do proprietário. O comprovante de residência deve ser do mês corrente ou do mês anterior.

    A minha duvida maior é: NOS CASANDO NO BRASIL, QUAL SERIA O PROCEDIMENTO PARA QUE NÓS POSSAMOS MORAR JUNTOS NA INGLATERRA? (SENDO ELE SUÍÇO)

    Agradeço imensamente se o senhor tiver essas informações e puder me ajudar!
    Obrigada de coraçao!

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 09 de novembro de 2012, 15h16min

    Nos casando no brasil, qual seria o procedimento para que nós possamos morar juntos na inglaterra? (sendo ele suíço)

    pra isso terá que procurar um advogado na inglaterra.

    -certidão de nascimento original;
    -declaração de estado civil original;
    -onde ele deve requerer?

    Na suiça, no canton que nasceu.

    Onde ele deverá autenticar esses documentos, no consulado brasileiro em londres?

    Não, no consulado brasileiro na suiça.

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 16 de novembro de 2012, 15h39min

    Boa tarde Cecília,

    Você pode casar-se no Brasil tranquilamente, não necessita pagar advogado para você conseguir a sua permanência na Inglaterra, pois assim que vocês casarem aqui no Brasil, como o seu futuro esposo é da Comunidade Européia, você terá direito de acompanha-la em QUALQUER da comunidade, seja suíça, Áustria ou Inglaterra, não necessita de contratar advogado para isso, basta somente ir até uma representação diplomática do Reino aqui no Brasil e requerer o visto de reunião familiar. É muito simples, e para ser sincero, é mais simples do que no Brasil.
    Atenciosamente,

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 16 de novembro de 2012, 17h48min

    Honorio, a suiça nao faz parte da comunhao europeia.

    H

    Hugo Alves Quarta, 21 de novembro de 2012, 17h48min

    boa tarde, é o seguinte em março de 2013 chega a minha namorada a portugal ela é mexicana e queremos casar qual o processo que temos que fazer para ela estar legalizada em portugal , quando é que tem que pedir a autorização de residencia ? depois de casar ou antes ? espero respostas obrigado.

    L

    Luci Vitor Vitor Luci Segunda, 07 de janeiro de 2013, 1h12min

    Boa noite.
    Preciso urgente de ajuda ,meu marido é portugues e ele ja tem o protocolo do visto de permanecia.
    Recebemos a visita de uma senhora da Policia Federal,estamos sempre consultando o processo até agora nada . Achei ter ouvido a Senhora da Policia Federal dizer que com o numero do protocolo meu marido poderia tirar os documentos nescessario ,RG,CPF,Carteira de Trabalho e a Carteira de Habilitação.Quando fomos tirar o RG o senhor na delegacia disse que só podeira tirado quando fosse publicado so site do MJ .Agora pergunto como meu marido podera trabalhar sem os documentos ,ele ja tem propostas de trabalho mas como fazer sem os tais documentos ?
    Onde meu marido deverá ir para que isso seja resolvido ? Desde já agrdeço.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 07 de janeiro de 2013, 11h07min

    Ele pode tirar a carteira de trabalho e o CPF. Procure o ministerio do trabalho.

    A

    Ana R. Segunda, 07 de janeiro de 2013, 13h56min

    Boa tarde,

    Em pesquisa na internet achei esse fórum e gostaria muito que quem puder me ajudasse com algumas dúvidas.

    (1) Meu noivo é do Equador e gostaríamos de saber se ao nos casarmos ele ganhará visto permanente e poderá trabalhar no Brasil.

    (2) Também gostaria de saber quais outros direitos em comparação com um brasileiro nato ele terá.

    (3) Outra coisa é se ele conseguir cidadania brasileira (isso não tem nada a ver com casamento) ele perde a equatoriana?

    (4) Bom, ele gostaria muito de se estabelecer logo no Brasil, mas gostaríamos de planejar melhor o casamento, há outra forma de conseguir um visto maior do que o de turista que são só 90 dias?

    (5) Ouvir dizer que união estável, morar junto, também dá direito de um visto maior, está correto?

    Muito obrigada a quem puder me ajudar, toda informação será bem-vinda!

    L

    Luci Vitor Vitor Luci Segunda, 07 de janeiro de 2013, 20h24min

    Mas ele precisará da Carteira de Habilitação ,meu marido é motorista de pessados.
    Agradeço a ajuda e peço que possa me responder mais essa duvida .

    L

    Lívia Viana Segunda, 07 de janeiro de 2013, 20h32min

    Boa noite Sr Honorio,
    Sou portuguesa e tentei prorrogar o meu visto de turista, porém não foi possível tal como indicou. Se tiver que sair do país sabe me informar por quanto tempo terei que ficar fora para puder voltar de novo ao Brasil? Muito agradecida.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 08 de janeiro de 2013, 11h54min

    90 dias.

    E

    Egle Marzullo Domingo, 13 de janeiro de 2013, 13h32min

    Boa Tarde..

    Vou casar com um Angolano, os exemplos aqui já me ajudaram bastante,as ele virá com visto de turista,quero saber se nesse
    periodo que ele estiver aqui vamos nos casar, e ele também pretende entrar em uma faculdade, nossa dúvida é, será preciso que ele retorne para Angola pra trocar o visto,para estudante, mas pretendemos já estar casados, ou poderemos já pedir o vsto de permanência?
    Desde já agradeço

    E

    Eliana Cristina Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 3h45min

    Sr Honorio meu namorado é indiano e ele já fez o passaporte para vim para o brasil, mas falta o mais dificil, o visto. O que precisamos para ele conseguir o visto? E qual a quantia em dinheiro ele precisa ter na conta dele para conseguir a liberação do visto?

    J

    Jtmp4 Domingo, 17 de fevereiro de 2013, 11h59min

    Minha filha se casou com estrangeiro Frances conforme determina a lei. O mesmo trabalha legalmente no Brasil. O que o mesmo precisa fazer para não mais precisar de visto de en trada e o mesmo para minha filha quando a mesma estiver entrando na França ; Essa situação se estende aos pais de ambos. Um Françes visita o EUA sem burocracia e a pos o casamento, minha filha e seus pais tem o mesmo direito?