Há certos dicionários jurídicos que conceituam o “caso fortuito” ser decorrente da natureza e a “força maior” da ação humana. Porém, outros dizem o contrário. Parece-me que o Dir. Administrativo difere do Dir. Civil, mas não sei qual é qual. Alguém sabe algo a respeito desses institutos ?

Respostas

    J

    João Celso Neto Quarta, 17 de março de 2004, 11h10min

    Essa discussão não terá fim. Muitos defendem que caso fortuito se origina daquilo que muitos morrem dizendo que gera força maior enquantro muitíssimos se batem afirmando que o inverso é que é verdade.
    Tenha sua convicção e não espere que um dia venha a surgir uma interpretação única.
    PRA MIM, sempre, força maior é o que não pode ser evitado ainda que previsto (força da natureza, trovão, tempestade, temporal, raio, terremoto, ciclone, enchentes, secas, ....) e caso fortuito é o fruto do inesperado, aleatório, que provavelmente não se repetirá (não há previsão, como o raio cair duas vezes no mesmo lugar) e que, dadas as circunstâncias, causou ou impediu que algo fosse ou deixasse de ser realizado ou cumprido.

    Em tempo: a meu ver, não há conflito entre Direito Administrativo e Direito Civil. Há conflito, nas duas áreas entre doutrinadores e quiçá jurisprudências. É algo bizantino discutir isso, se as conseqüências, em suma, são as mesmas quase sempre, smj.

    M

    Marcelo Yukio Sábado, 20 de março de 2004, 18h52min

    Preclaros amigos...
    A doutrina é farta nessa discussão. Tem para todos os gostos.
    Além das opiniões já aventadas, temos aquela que afirma serem a mesma coisa.
    Outrossim, penso que a razão está com João Celso, quando afirma, com a maestria que lhe é peculiar, que a diferença não está na causa e sim na consequência.
    Ou seja, não se diferencia por aquilo que causou o evento, e sim pelo tipo de evento ocorrido.
    Caso fortuito é aquele evento imprevisto e inevitável. Por outro lado, força maior é aquele evento PREVISÍVEL porém inevitável. Logo, não importa se foi causado pelo homem ou pela natureza. Se for previsível é caso fortuito.