Senhores, Solicito a seguinte informação: Fui punido disciplinarmente com 08 (oito) dias de detenção. Entrei com reconsideração de ato e foi indeferida. Entrei com Recurso Disciplinar, de acordo com o RDE-R/4, a autoridade superior, foi indeferido. Entrei com novo Recurso Disciplinar, a autoridade superior, tendo encaminhado o referido Recurso ao meu Comandante imediato acordo com os §§ 1º e 5º do Art. 54 do Regulamento Disciplinar do Exército – RDE/R-4 (Decreto Federal nº 4.346, de 26 de agosto de 2002), para que o mesmo encaminhasse ao seu destinatário. Acontece que o meu Cmt imediato encaminhou o referido Recurso Disciplinar suprimindo 02 (duas) instância, ou seja o mesmo encaminhou para a última instância ficando este prejudicado em 02 (dois) pedidos de Recurso. Tendo a autoridade em última instância indeferido e decidido que o O assunto encontra-se esgotado na esfera Administrativa. O que fazer nesse caso, tendo em vista que fiquei prejudicado em recorrer em duas instâncias administrativas.

Respostas

    2º Sgt Refo Wolmer Quinta, 19 de abril de 2012, 11h34min

    Prezado Companheiro Ronald, como você mesmo disse, o assunto foi esgotado na esfera administrativa, agora só resta tentar a via judicial para que demonstrando a ilegalidade da aplicação da punição, seja a mesma anulada, sem prejuízo de uma eventual reparação moral. Atenciosamente, Wolmer de Almeida Januário - www.advocaciamilitar.adv.br

    A

    Andres Behring B. Quinta, 19 de abril de 2012, 13h42min

    2º Sgt (Refº) Wolmer

    Um dia liguei para vc, para ingressar na justiça a meu favor, rapaz tu fulminou o meu fundo de direito, além de destruir a minha esperança, foi muito triste, hoje formado em direito, eu ganhei a causa, e a sua reprovável conduta fez com que eu buscasse conhecimento.
    Espero que não esteja destruindo os sonhos e a espença de terceiro por ai...

    R

    R. INACIO Quinta, 19 de abril de 2012, 18h35min

    Ok! Sgt, obrigado pela resposta.
    Acontece que há a Portaria nº 593, de 22/10/2002 (Comandante do Exército), que em seu art. 2º diz que:

    “Art. 2º Anulação de punição disciplinar é ato administrativo distinto da reconsideração de ato e do recurso disciplinar, não devendo ser confundido com estes, havendo momento próprio para a proposição ou interposição de cada uma dessas medidas”.

    Como o que impetrei foi a reconsideração de ato e o recurso disciplinar, acho que tenho, ainda na esfera administrativa, o direito de requerer a anulação, sem prejuízo de está renovo requerimento a mesma autoridade.
    Solicito informações se estou certo ou não.

    S

    Sargento do Exército Quinta, 19 de abril de 2012, 20h16min

    RONALD

    Vc tem razão
    Pedido de Reconsideração de Ato e Recurso Disciplinar são uma coisa e Solicitação de Anulação de Punição é outra. Dificilmente vc iria lograr êxito na anulação de punição se não tivesse demonstrado a sua inconformidade com a aplicação da punição, o que vc deixou claro quando entrou com a reconsideração de ato e como recurso disciplinar.

    Veja bem, o assunto se esgotou na esfera administrativa, pois vc disse última instância (Cmt Exército). Outra coisa o objetivo da reconsideração de ato e do recurso disciplinar em tese era o mesmo da anulação da punição ou seja, fazer com que a punição não surtisse os efeitos desejados pela administração militar.

    Penso que vc terá de buscar a anulação da punição na esfera judicial, provando que ela foi injusta ou ilegal e que ainda, vc foi prejudicado pela supressão das instâncias, conforme vc mesmo disse.

    É isso. Lembre-se é difícil opinar sem saber o que realmente aconteceu desde a origem dos fatos.