Olá, Dia 18/05/2012 levei uma multa gravissima por exibir manobras perigosas em via publica, mesmo não sendo exatamente isso que aconteceu, aceitei a multa numa boa, entendi que estava errado, pois realmente cometi infração, neste dia estava com a carteira provisória em mãos, mas minha carteira permanente já estava na auto escola, ou seja o sistema já contava como se eu tivesse a carteira permanente. Hoje, 25/05/2012 chegou uma notificação em minha casa dizendo que minha carteira estaria suspensa. Gostaria de saber se ela realmente ficou suspensa, ou se existe alguma forma de contornar a situação, afinal para ter a carteira suspensa eu deveria ter 20 pontos nela certo? Gostaria de saber o que devo fazer nessa situação? Aguardo respostas, obrigado.

Respostas

    S

    sueli_1 Sexta, 25 de maio de 2012, 20h01min

    A permissāo para dirigir (CNH provisoria) é suspensa em caso de infraçāo grave ou gravissima. O limite é de 4pontos.

    G

    Gabriel Fernando Sexta, 25 de maio de 2012, 20h13min

    Sueli, agradeço a atenção e a sua resposta, mas no dia 18 eu estava com a carteira provisoria em mãos, mas no sistema estava como permanente, e a minha carteira permanente estava na propria auto escola(esperando para retirar ela)..
    o que fico em duvida é se eu perdi minha permanente também?
    por que afinal no sistema não estava mais como provisoria, e sim como permanente, logicamente a multa iria para a permanente certo?
    o que posso fazer pra não perder a minha carteira?

    S

    sueli_1 Sexta, 25 de maio de 2012, 22h20min

    A sua provisoria estava vencida? Creio que nāo pois seria considerado inabilitado. Com essa multa talvez tenha sido invalidada a permanente. O melhor a fazer é procurar o DETRAN e entrar com recurso.

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Sábado, 26 de maio de 2012, 8h05min

    Gabriel,

    Verifique, na notificação recebida, o código da infração que você cometeu.

    Aguardo retorno.

    Atenciosamente,

    Pádua

    G

    Gabriel Fernando Sábado, 26 de maio de 2012, 10h48min

    Pádua, 527-4-3 Utilizar-se do veic p/ demonstrar ou exibir derrap ou frena 175 do CTB.
    Sueli, Não minha provisoria venceria no dia 19/05/2012, um dia após, mas no sistema minha carteira estava como permanente, mesmo assim estou com a minha permanente desabilidade? :S
    Aguardo respostas..

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Sábado, 26 de maio de 2012, 14h27min

    Gabriel,

    Se a sua CNH ainda não havia sido emitida na data da infração, você perderá a sua PPD e terá que iniciar tudo novamente.

    Mas, se a sua CNH já havia sito emitida, ela apenas será suspensa pelo período que a autoridade de trânsito achar por bem determinar (varia de 1 a 12 meses).

    Contudo, para tentar evitar tudo isso, faça uma análise no auto de infração em busca de erros ou omissões no seu preenchimento para, quem sabe, entrar com uma defesa com chances de vitória.

    Atenciosamente,

    Pádua

    G

    Gabriel Fernando Sábado, 26 de maio de 2012, 18h11min

    Pádua, MUITO obrigado pelas informações, era exatamente isso que eu estava precisando, sim minha CNH estava emitida na data em que fui pego, eu só não havia retirado ela da auto escola, gostaria de saber agora se eu retirar a minha CNH na auto escola, eu posso dirigir normalmente? ou acha melhor eu ir me informar na Delegacia ou DETRAN? vou viajar dia 07/06, e gostaria de saber se essa multa poderá de alguma forma fazer com que eu me prejudique nessa viajem se acaso eu for parado?

    Obrigado mais uma vez..

    Atenciosamente

    Gabriel

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sábado, 26 de maio de 2012, 18h14min

    Gabriel!

    Apenas complementando, vc foi autuado no dia 18/05/2012 e em apenas sete dias já recebeu a Notificação para suspensão da CNH?

    Não tem algo errado nas datas?

    No aguardo.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    G

    Gabriel Fernando Sábado, 26 de maio de 2012, 18h16min

    Fernando, exatamente fui atuado dia 18/05/2012, ontem dia 25/05/2012 já recebi a notificação de suspensão da CNH..

    aguardo retorno..

    Obrigado

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sábado, 26 de maio de 2012, 18h21min

    Gabriel!

    Há algo errado na história. O Processo de Suspensão da CNH não pode ser iniciado antes de esgotar os recursos da multa, pois se ganhar um deles (e são três), todas as penalidades são canceladas (multa e suspensão da CNH).

    Logo, se as penalidades forem canceladas, o que farão com o processo que já está em andamento???

    Lembro que essa infração gera a suspensão sem o acumulo com outros pontos, ou seja, não precisa juntar com outros para chegar aos 20.

    Em que cidade isso ocorreu?

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    G

    Gabriel Fernando Sábado, 26 de maio de 2012, 18h31min

    Fernando, isso ocorreu na cidade de Pinhalzinho-SC, então realmente tem algo errado, a notificação que recebi esta escrito assim.
    Notificação de autuação de infração de trânsito.
    concordo plenamente com você, também achei estranho isso, por que as penalidades podem ser canceladas não é? e ai como ficará esse processo, não tenho certeza mas tenho 1 mês para recorrer a infração, como em 7 dias já recebi essa notificação?
    Gostaria de saber o que devo fazer para não perder o meu direito de dirigir?
    quais os passos que devo seguir para que isso não aconteça?

    obrigado

    Gabriel

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Sábado, 26 de maio de 2012, 18h45min

    Gabriel,

    Pelo que entendi, você não recebeu a notificação de abertura do processo administrativo de suspensão da sua CNH.

    Você recebeu apenas a Notificação da Autuação, que é um documento que apenas informa que o veículo foi autuado e dá uma data limite para entrar com a defesa.

    Após isso, caso você não se defenda ou a sua defesa seja indeferida, você receberá a Notificação de Penalidade, com o boleto para pagamento da multa e uma nova data para pagar e/ou recorrer da multa.

    Depois ainda tem uma outra instância de recurso, que é o CETRAN, CETRANDIFE ou o CONTRAN, conforme o órgão autuador e a infração cometida.

    Somente após todas essas fases é que será aberto o processo para a suspensão da sua CNH, com um novo prazo para recurso.

    Portanto, pode ir receber a sua CNH e conduzir o seu veículo sem problemas.

    Atenciosamente,

    Pádua

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sábado, 26 de maio de 2012, 18h47min

    Gabriel!

    Bem, agora ficou esclarecido a questão: o que recebeu foi a Notificação de Autuação e não a Notificação de início do Processo de Suspensão da CNH.

    Logo, não há qualquer processo para suspensão da sua CNH em andamento. Pode continuar dirigindo normalmente, até que receba a Notificação sobre isso.

    Quanto ao recurso da autuação (multa), sugiro que analise o Auto de Infração em busca de erros ou falhas de preenchimento que possam invalidá-lo. Só assim terá alguma chance de êxito.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    G

    Gabriel Fernando Sábado, 26 de maio de 2012, 19h05min

    Agradeço a todos pelas respostas. E agradeço ao site, jus.com.br por dispor a nós este serviço. Obrigado.

    Gabriel

    T

    Thiago Rodrigues Sábado, 26 de maio de 2012, 20h37min

    Que pena que vc vai se safar. Sāo motoristas como vc que ceifam vidas inocentes todos os dias e seguem como se nada tivesse acontecido.

    R

    Rosana Sábado, 26 de maio de 2012, 20h54min

    Acredito a ele aprendeu uma lição e nao repetira a irresponsabilidade do ato de infração novamente. Quem nao conhece alguém q fez um cavalo de pau na juventude, q atire a primeira pedra. Mas é uma tremenda irresponsabilidade se o fez em publico, correndo o risco de se machucar, ou pior, machucar outras pessoas, espero q nao faça mais isso. E se fizer, q nao tenha possibilidade de recurso, uma vez q será reincidente.

    M

    Maikon Dfx Sexta, 05 de outubro de 2012, 16h40min

    Se caso eu ganhei uma multa por documento atrasado mais o veiculo ñ esta em meu nome . E a minha carteira é provisoria o q acontece comigo ?

    P

    Pádua Recursos Sábado, 06 de outubro de 2012, 17h03min

    Maikon,

    Não acontecerá nada com a sua carteira, pois é uma infração de responsabilidade do proprietário.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    B

    Bruno Teodolino Terça, 06 de novembro de 2012, 17h47min

    Boa tarde, tomei uma multa de documento atrasado mas o carro nao estava no meu nome e sim de um cliente, lembrando que estava de provisoria, e que no site do detran nao consta pontos nenhum, e nao chegou nenhuma notificação pra mim ainda, oque devo fazer ???

    P

    Pádua Recursos Quarta, 07 de novembro de 2012, 9h56min

    Bruno,

    A notificação vai para o endereço do proprietário do veículo e a respectiva pontuação para o prontuário dele.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]