Minha mãe criou uma menina desde meses de idade e sempre teve apenas a guarda dela ( primeiro provisória e depois a definitiva). Agora ela tem 19 anos e está grávida. Ela não tem apoio do pai da criança, um endereço fixo, emprego nem renda. Abriguei-a na minha casa no último mês e ficarei com ela até o parto. Estou custeando o enxoval e as demais necessidades dela. Gostaria de saber se posso obter a guarda desta criança ao nascer. Tenho dúvidas de que ela irá permanecer com o bebê. Ela está disposta à me deixar com a guarda, mas não sei quais os trâmites legais. Como fazer?

Respostas

    J

    Julianna Caroline Terça, 19 de junho de 2012, 2h36min

    Pedindo a guarda provisória judicialmente, informando que a mãe concorda.
    Procure advogado para cuidar do caso.

    T

    Thiago Ferrari Turra Sábado, 23 de junho de 2012, 13h34min

    Ajuize ação de adoção na vara de infância e juventude, e liminarmente requeira a guarda provisória, diga que está buscando apenas consolidar situação fática (que você já age como mãe de fato). Procure um advogado.

    A

    Aparecida Leite Segunda, 25 de junho de 2012, 13h05min

    Tenho uma sobrinha de 10 anos que mora comigo,
    Já falei com a mãe dela pra me passa a guarda dela pra mim,

    Quero saber onde tenho que ir e que documentação é preciso???

    Atenciosamente,

    Maria Aparecida.

    J

    Julianna Caroline Segunda, 25 de junho de 2012, 13h27min

    Vc pode ir na Defensoria Publica com seus documentos e documentos da cça e se a mãe acompanhar melho ainda.
    Vc vai mover uma ação de pedido de guarda informando que a cça ja está sob sua guarda de fato a X tempo e a mãe concorda.
    Se a cça é registrada pelo pai, provavelmente ele será chamado a se manifestar se concorda ou não....
    Procure atendimento para resolver o caso.

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Terça, 03 de julho de 2012, 4h31min

    O caso em tela está mais propício a adoção, procure a Vara de Infância e Juventude de sua cidade e relate exatamente o que de fato está ocorrendo para dar início ao processo de adoção da criança.

  • -1
    L

    Luciana Santos Sexta, 27 de julho de 2012, 14h10min

    Quero saber se posso pegar a guarda definitiva,do meu sobrinho. Ele tem 4 anos
    e a mãe dele quer que ele venha morar comigo.mas, tenho medo de depois de um tempo ela se arrepender e querer pegar ele de volta.

    J

    Julianna Caroline Sexta, 27 de julho de 2012, 16h23min

    Poder pode, ainda mais se ela concordar.
    A solução pode ser adota-lo.

    E

    Elizabeth Lima Quarta, 21 de maio de 2014, 18h16min

    olá boa noite.me chamo elizabeth,tenho uma entiada que vai fazer 6 anos dia 7,e amãe abandonou quando a mesma tinha 5 meses desde então ela morou com o pai e aos 11 meses eu passei a ser a nova mãe kk ,meu esposo o pai da mesma a 5 meses perdeu a visão com glaucoma conjenito e diabetes.e eu resouvo tudo,mas no caso dela ta dificio resouver até na escola e no medico .pq n costo como responsaveu.e uma arientadora me mandou ir no conselho tutelas com o pia dela pedir uma guarda provisòria ,como fucionaria isso?o pai teriacomo pegar a guarda total dela?

    S

    SkyEverest. Suspenso Quinta, 22 de maio de 2014, 1h26min

    Não existe guarda total. Contudo, o pai há muito já devia ter regularizado a guarda da criança.

    Vcs devem buscar a Defensoria Publica para que se providencie a adoção unilateral por vc.

    T

    Thiago Ferrari Turra Terça, 27 de maio de 2014, 21h19min

    O pai deve pedir a guarda, provisória e definitiva, unilateral da criança. Você como madrasta não não precisa fazer nada. Repetindo o conselho acima, procurem a Defensoria Pública ou contratem um advogado.

    T

    Thiago Ferrari Turra Terça, 27 de maio de 2014, 21h21min

    Enquanto o pai não for interditado, curatelado, etc ou qualquer outra coisa judicialmente que deixe claro que ele é incapaz, ele será o responsável pela criança, se obter a guarda judicial, a qual o pai já deveria ter pedido há muito tempo.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Laarýssa Olliveira

    Laarýssa Olliveira Quinta, 25 de junho de 2015, 20h01min

    Boa noite.. eu Tenho um pai que está preso injustamente só que.eu trabalho muito é não posso ir vê Ele porém Tenho um filho pelo qual Ele é apaixonado Queria saber aonde posso conseguir uma guarda ou autorizaçao para deixar minha mãe levar ele

    I

    isabela Quarta, 15 de julho de 2015, 11h40min

    Olá eu tenho um priminho de 11 meses o pai dele morreu em um acidente, ele vive com a mãe em uma casa com aproximadamente 12 pessoas não tem espaço ela esta grávida novamente, eles não cuidam muito bem dele, está sempre sujo, gripado, molhado de chichi,não limpam a casa e ele fica no meio da sujeira, gostaria de saber de minha tia que é a vó paterna dele tem direto na guarda dele? e eu como prima tenho?

    J

    jardel pias borges Segunda, 05 de outubro de 2015, 1h17min

    Tem direito sim, mas deve procurar um advogado e, se não tiver dinheiro para pagar um, procure a defensoria pública.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de outubro de 2015, 15h13min

    Ela deve antes denunciar ao COnselho Tutelar a situação em que a criança vive, depois requerer a guarda em virtude da negligência com que a mãe trata o filho.

    C

    Cibelly Jhonny Segunda, 30 de novembro de 2015, 14h27min

    Como faço pra ter a guarda de uma criança que foi abandonada na rua é um bebê recém nascido

    R

    Rafael F Solano Segunda, 30 de novembro de 2015, 16h08min

    Vc tem de denunciar o abandono pois isso é crime. Procure uma delegacia e registre a denuncia, a policia irá investigar. Vc poderá requerer junto a Defensoria Publica a guarda provisória da criança.

    K

    Katia Renata Brandao de Lima Segunda, 07 de março de 2016, 22h07min

    como faco para obter a guarda provisoria do meu neto de 2 anos. A mae dele minha filha mora no interior e eu o crio desde que nasceu. O pai dele nunca ajudou em nada e nao tem contato com ele. A mae esta de acordo em me passar a guarda. como faco ??? Demora muito ???

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de março de 2016, 22h31min

    Procure a Defensoria Publica, leve testemunhas (vizinhos) que é vc quem vem detendo a custódia fisica da criança.