olá. quero que me ajudem. pois acabei de fazer 18 anos , estudo num colégio particular eu e meus dois irmãos, E 16 e F de 13.
meus pais são separados a 10 ANOS , Meus pai nunca pagou pensão ficou 8 anos sem dar nada e reapareceu em nossas vidas. a 2 anos, e nos colocou no colégio particular. ele ganha razoavelmente bem. ele depositava na conta da minha mãe até dezembro do ano passado. de R$1,800 a R$ 2,500 por mês. em dezembro ele depositou R$4,000, foi a ultima quantia que ele depositou. pois ele tentou reatar com minha mãe e ela não quiz. ai ele disse que a deixaria na merda. e foi o que ele fez. estamos devendo 6 meses de colégio. que as mensalidades são R$1,400 por mês. estavámos fazendo inglês e espanhol, tivemos que parar.

minha mãe tá fazendo faxina para nos sustentar. ja liguei pra ele pedindo ajuda, ele disse que é pra minha mãe se prostituir e se virar e pra mim fazer a mesma coisa. já que sou de maior. to num desespero só. vendo minha mãe sofrendo sem poder ajudar passo o dia todo no colégio, faço 3º ano do pré-vestibular e cursinho. não temos o contato dele fiquei sabendo que ele esta em RECIFE, mas não nada do trabalho ou dele.

o que posso fazer. eu queria entrar na justiça contra ele, posso fazer isso? minha mãe pode pedir pensão para meus 2 irmãos? por favor me ajudem.

Respostas

    D

    dinahz Quarta, 27 de junho de 2012, 19h59min

    Sua mãe deve procurar a defensoria pública e entrar com ação de pensão para os filhos menores. Existem faculdades de direito, que prestam serviços gratuitos a comunidade e na OAB também. Você poderá ter direito a uma ajuda para os estudos. Tente descobrir o endereço de seu pai. Quanto ao colégio, sua mãe deve explicar o que aconteceu e fazer um acordo para não pagar este ano, e no ano que vem estudem em escolas públicas. Comece a procurar um emprego. Boa Sorte.

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quarta, 27 de junho de 2012, 23h24min

    Voces teem direito sim a pensao. Voce sera um pouco mais dificil, pois ja maior de idade e ainda nao esta na faculdade, mas tente. Mas seus irmao por serem menor com certeza conseguiram. Voce como maior de idade deve entrar com acao e sua mae entra representando seus irmaos. Como nao teem o endereco dele sera bem mais dificil e demorada a acao, deverao pedir ao advogado para que peçam ordem judicial para ser feito busca no serasa, justiça eleitoral entre outras. O colegio terao que trancar a matricula e irem para escola publica, pois ele nao é obrigado a pagar colegio particular. levem os depositos como prova que ele tem condicoes de pagar.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quinta, 28 de junho de 2012, 0h16min

    Aproveita e processa ele por abandono afetivo!!!