olá, minha mãe faleceu a 1 ano, e todos os bens imóveis estão no nome dela já que meu pai trabalhava como caminhoneiro e ela que administrava o seu salário, fico na duvida pois somos três irmãos e não queremos fazer o inventário com ele vivo pois ele que esta administrando os imóveis, recebendo aluguel e mantendo os imóveis com manutenções em dia. como não fizemos o inventário ainda é certo ou estamos agindo errado e teremos que pagar multa.

Respostas

    Eudócia Ibaldo Jardim

    Eudócia Ibaldo Jardim Segunda, 31 de agosto de 2015, 16h24min

    Minha nora faleceu minhas netas, tem direito na casa que era deles, tem que fazer inventário?se ele vender a casa sem fazer inventário,como fica?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 31 de agosto de 2015, 16h57min

    Eudocia, se sua nora tinha direitos ou bens quando faleceu, como direito ao imóvel, deve ser feito o inventário do espolio deixado por ela. Como as filhas são as sucessoras dela o pai não poderá dispor dos bens da filha sem autorização judicial, e se vender estará ele exposto a qualquer momento prestar contas do dinheiro que é somente das filhas.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 31 de agosto de 2015, 16h57min

    Ele não pode vender o que não é somente dele.

    M

    Motliaj Semog Domingo, 08 de novembro de 2015, 19h03min

    Situação ipotetica .... Estava conversando com um Sr. Distinto idade entre 80 e 85 anos e a esposa do mesmo veio a falecer!!! Suas filhas (4 pessoas) entram com o pedido de inventário. Junto ao pedido também tem que ser feito inventário da conta bancaria do pai delas e elas também tem o direito do aluguél dos imóveis e eles já podem fazer a divisão dos bens ou só quando o Sr. morrer.. O Sr. Distinto poderia doar ou vender os 50% que ficaria para ele antes dele morrer... A casa que ele mora (sozinho) também tem que ser dividido

    W

    waldilene silva e silva Quinta, 02 de junho de 2016, 9h46min

    E no caso do pai falecido, não fez inventario mas, o patrimônio é grande e resta a viúva e quinze filhos.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 02 de junho de 2016, 19h02min

    Waldilene, se o morto deixou bens e direitos, faz-se o inventário destes bens. É assim que funciona. Quanto mais o tempo passa, mais caro vai ficando o custo pois incide multa pelo atraso na abertura do inventário.

    Karen Pamplona de Miranda

    Karen Pamplona de Miranda Terça, 07 de fevereiro de 2017, 8h49min

    Meu pai faleceu mais o aparetamente está no nome de minha mãe e preciso fazer inventário agora eles eram casados com comunhão de bens