Trabalhei como empregado há alguns anos, porem perdi a carteira de trabalho, depois contribui como autonomo, porem perdi tambem o carne, hoje continuo contribuindo co mo autonomo, como fazer para saber quanto tempo tenho de contribuição? e como fica se não tenho os documentos antigos para comprovação do recolhimento. Me orientem, for favor.

Respostas

    C

    Catarino Alves Sexta, 18 de janeiro de 2013, 10h27min

    O primeiro passo é ir ao INSS e pedir um extrato de vínculos e contribuições. Se os tempos trabalhados ou recolhidos que não tem a CTPS ou o CARNÊ aparecerem lá não precisa fazer nada, pois isso é prova suficiente para o INSS. Se as contribuições que fez foram antes de 1985 não aparecem no relatório e por isso terá que pedir a emissão de micro-fichas de contribuições, aparecendo nelas também servem de prova.
    Se as contribuições não aparecerem em nenhum documento do INSS não terá como provar sem a apresentação dos carnês.
    Quanto ao trabalho como empregado pode comprovar com outros documentos, tais como ficha de registro de empregado, folha de pagamento, extrato de fgts e outros, veja mais sobre esse assunto neste link: http://www.aposentadorias.net/2011/02/inss-segurado-empregado-como-comprovar.html

    G

    Giuliano T Sexta, 18 de janeiro de 2013, 20h45min

    Só complementando quanto as Microfichas....

    As microfichas às vezes aparecerem o número de contribuições feitas por determinado segurado , mas não aparecerem cada uma delas discriminada ao visualizá-la. O INSS só costumada considerar as contribuições discriminadas....

    Nesta hipótese ,isto é, o número de contribuições indicadas na Microficha são maiores que as descriminadas, solicite que o INSS abra um chamado na Dataprev, Empresa de Processamento de Dados do INSS, para descriminar contribuições indicadas e não mostrada na Microficha.

    C

    Calep Sexta, 29 de agosto de 2014, 12h28min

    Bom Dia.Entrei no INSS para aposentadoria por tempo de Contribuição.Hoje recebi uma carta do INSS que as contribuições de 01/2008 e 04/2009,08/2009,foram pagar em atraso e eles estão pedindo comprovação de que eu era autônoma, não tenho nenhum comprovante e preciso desses 4 meses para os 30 anos.Como posso fazer?Obrigada