Nunca declarei IR, pq sempre fui isento devido à minha renda. Porém, a partir de maio/2013 comecei a pagar a alíquota de 7,5% sobre a base de cálculo para o IRRF. Quero saber se em 2014 serei obrigado a declarar o IR. De janeiro a maio recebia salário de 1352,65 e a partir de maio passei a receber salário de 2.391,27. Grato.

Respostas

    O

    orlando oliveira de souza_2 138804/RJ Sábado, 01 de junho de 2013, 15h07min

    Tudo ajuda no sentido de que teria que reter IR, NÃO SOMENTE A ELEVAÇÃO DE SEU SALÁRIO COMO A NÃO CORREÇÃO DA TABELA PROGRESSIVA MENSAL, que absorve um maior número de incidência fiscal desse imposto....Ao final do ano-calendário de 2013, restará retido na fonte importância que poderia recuperar na declaração de ajuste anual, usando as deduções legais a que tem direito(instrução, médicos, dentistas, previdência pública ou privada, pensão alimentícia, se for o caso etc.).AINDA TEM A OPÇÃO de escolher a melhor forma de declarar, na simplificada, com 20% de dedução ou desconto-padrão sobre os rendimentos tributáveis, sem fazer uso das deduções legais acima mencionadas ou propriamente declarar na forma completa, cuja opção fornece o próprio sistema da melhor situação entre as duas formas de declaração citadas.....

    Abraços,

    [email protected]