Gostaria de saber se uma pessoa que recebe o benefício de AMPARO AO IDOSO do Governo Federal, tem direito a Pensão por morte. A pessoa casada civilmente, vivia separada do marido (separação não judicial). Ela recebe o beneficio de Amparo ao Idoso. O marido era aposentado por idade e faleceu em Junho de 2010. Ela tem direito a pensão não sendo separada judicialmente, mesmo morando em outro endereço? Depois que ele faleceu ela voltou pra casa. Hoje ela tem Alzhaimer.

Respostas

    Luciane L.S. Domingos

    Luciane L.S. Domingos Quinta, 05 de dezembro de 2013, 16h48min

    Sendo separada tem direito à pensão por morte. Só divorciada é que precisa comprovar dependência econômica (recebia pensão do marido). Terá de escolher entre a pensão e o LOAS. Se o valor da pensão também for de um salário mínimo, ainda compensa, pois tem direito a 13º.
    E é só.

    R

    Representando Quinta, 05 de dezembro de 2013, 19h27min

    Pensão por morte paga 13º. LOAS não paga 13º, deve-se optar pelo melhor direito.

    P

    PabloPablito Quinta, 05 de dezembro de 2013, 19h51min

    Vagner

    Nós, do Conselho de recursos, sempre desconsideramos aposentadoria no valor de SM para concessão de LOAS, porém, a questão foi parar no stf que deu ganho de causa ao INSS, nem na justiça se consegue isso mais, infelizmente.

    Pablo

    P

    PabloPablito Quinta, 05 de dezembro de 2013, 19h54min

    Luciana Domingos

    Tanto separado, como divorciado, devem comprovar a dependência econômica para ter direito a pensão.

    Pablo

    R

    Representando Quinta, 05 de dezembro de 2013, 23h19min

    Pensão por morte é direito securitário dos dependentes do segurado(a) que pagou suas contribuições.

    Benefícios da LOAS é direito dos necessitados da assistência do ESTADO.

    Porquanto quem tem direito à Pensão por morte deve optar por esse direito junto a instituição seguradora.

    Não há que confundir pois quem efetivamente paga os benefícios da LOAS é a UNIÃO.

    M

    MAARCOO Segunda, 05 de maio de 2014, 7h30min

    Pablo,bom dia . Tenho uma duvida?Se uma pessoa teve vida instavel com o conjuge durante trinta anos mas a dez anos esta morando com a mãe ou seja em casa separada do marido para cuidar da mãe,mas é dependente ainda do conjuge inclusive na declaração do ir pois o marido ainda paga plano de saude e outras coisas mais,no caso de falecimento do marido ela tera direito a requerer a pensão por morte? Grato desde ja.

    F

    flormargarida Segunda, 11 de agosto de 2014, 18h02min

    Bao noite!

    A senhora Francelma, tem ou não direito a pensão? se tem diz o porque e se não tambem explica.

    F

    flormargarida Segunda, 11 de agosto de 2014, 18h07min

    Mas não é um direito dela? e se o juiz conceder? como é que fica as divergentes opiniõs?

    R

    Representando Terça, 12 de agosto de 2014, 0h56min

    A senhora Francelma, tem ou não direito a pensão? De acordo com a lei 8.213. Tem.

    Art. 74. A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não, a contar da data: (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)

    I - do óbito, quando requerida até trinta dias depois deste; (Incluído pela Lei nº 9.528, de 1997)

    II - do requerimento, quando requerida após o prazo previsto no inciso anterior; (Incluído pela Lei nº 9.528, de 1997)

    III - da decisão judicial, no caso de morte presumida. (Incluído pela Lei nº 9.528, de 1997)

    Art. 76. A concessão da pensão por morte não será protelada pela falta de habilitação de outro possível dependente, e qualquer inscrição ou habilitação posterior que importe em exclusão ou inclusão de dependente só produzirá efeito a contar da data da inscrição ou habilitação.

    § 1º O cônjuge ausente não exclui do direito à pensão por morte o companheiro ou a companheira, que somente fará jus ao benefício a partir da data de sua habilitação e mediante prova de dependência econômica.

    De acordo com o transcrito no tópico o cônjuge (senhora Francelma) estava ausente recebendo o beneficio assistencial de subsistência da LOAS, portanto após o óbito do segurado tem direito de requerer habilitação a pensão por morte.

    F

    flormargarida Quarta, 13 de agosto de 2014, 18h06min

    Srª Francelma, boa noite!

    Já tem o resultado da solicitação da pensão por morte?
    estamos esperando o resultado.

    G

    Graça Silva Quarta, 29 de outubro de 2014, 16h27min

    Até onde eu seu (e não sei muito!) o INSS antes de conceder o benefício LOAS, tem que fazer uma investigação prévia. Um Assistente Social, creio eu, teria que ir até a residência do solicitante a fim de comprovar as condições alegadas, portanto em alguns casos, há fraude também de alguns servidores que, tão somente aceitam uma declaração onde o idoso alega ser separado de fato.

    M

    marcia alves siqueira barbiero Sexta, 05 de dezembro de 2014, 9h46min

    Amigos, bom dia
    Aproveitando o tema, minha dúvida é o contrário, a viúva recebe pensão no valor de 1 salário mínimo ela teré direito ao LOAS ? provando que gasta muito com medicamentos e um salário minimo não é suficiente para prover o seu sustento.

    Roberto Claudio Santos

    Roberto Claudio Santos Sábado, 09 de maio de 2015, 2h13min

    Uma duvida , a mulher dependente do marido , ele sai de casa e larga a mesma na merda e ela da entrada no loas contudo nunca trabalhou , com o tempo fica viuva e não pode requerer seu direito junto ao falecido ? Já que o mesmo era aposentado e ainda constava casado no papel .