Respostas

5

  • 0
    T

    Thiago Sexta, 28 de maio de 2004, 18h03min

    o que é 'non liquet'?

  • 0
    N

    Nelson de Medeiros Domingo, 30 de maio de 2004, 11h30min

    Ademir:

    "non liquet" é uma expressão que advém do direito romano e que siginifica que determinado pedido não está claro o suficiente para ser julgado. Os Juízes da Rama Antiga podiam sentenciar desta forma, quando o pedido não estava claro para eles; Hoje, tal expressão não existe mais, uma vez que o juiz tem de, obrigatoriamente, decidir o feito.

  • 0
    A

    amanda Quinta, 03 de junho de 2004, 1h43min

    Para Thiago, "non Liquet" significa que algo não está claro para o juiz deixando este de sentenciar.

  • 1
    G

    GNeto Quarta, 11 de agosto de 2010, 16h53min

    Se o processo foi declarado "non liquet" pelo Juiz, acredito que ele o extinguiu sem julgamento do mérito (art. 267 do CPC, por exemplo), porque tal expressão significa "não claro" ou ausente de fundamentação. Logo, a parte poderá ajuizar a ação novamente.
    Isto porque o Juiz, de acordo com o art. 126 do CPC, não pode deixar de "sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, aos costumes e aos princípios gerais de direito".

  • 0
    E

    eldo luis andrade Quarta, 11 de agosto de 2010, 17h11min

    Não será caso de petição inepta? Por exemplo o sujeito pede algo mas não diz o porquê está pedindo. Ou pede algo sem dizer contra quem está pedindo. Aí não se trata de lacuna ou obscuridade da lei. Mas lacuna ou obscuridade de quem pede.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.