Sou médico. Meu filho nasceu numa tarde de sábado. A lei diz cinco dias para licença paternidade. Não especifica se são cinco dias trabalhados, úteis ou "corridos". Não trabalhei na segunda, terça e quarta-feira. Na quinta-feira telefonaram do posto de saúde da prefeitura (sou concursado), dizendo que deveria retornar e que descontariam este dia, sexta-feira e sábado caso não retornasse. O que é correto? Grato, Macmiller Silva Costa.

Respostas

    W

    Wagner Santos de Araujo Quinta, 20 de maio de 2004, 15h04min

    Melhor Resposta segundo o Editor

    Caro Dr. Costa, em primeiro lugar, parabéns. Em segundo, quanto mais simples parece o direito, mais complicado os juristas inventam de deixá-lo.

    Eu particularmente entendo que a licença é de 5 dias corridos, contando o dia do nascimento. Os dias devem ser corridos, porque se trata de uma falta justificada, isto é, conhecido como interrupção do contrato - mesma situação das férias. Logo, não pulamos os domingos e sábados.

    Se a criança nasceu no sábado, eu contaria domingo a quarta. O autor Sergio Pinto Martins entende que inicia a contar no dia seguinte.

    Se tu for servidor, deve-se ater ao Estatuto do Servidor e não à CLT.

    Abraço.

    C

    Cristiano Gonçalves Quinta, 20 de maio de 2004, 14h22min

    Prezado
    Dr. Macmiller Silva Costa

    O entendimento predominante é de que estes dias são corridos, entretanto, há os que entendem que o referido afastamento deve corresponder a 05 dias úteis contados da data do nascimento.

    Assim, considerando que o assunto não é pacífico, o Senhor deverá verificar se a convenção coletiva da categoria profissional respectiva, estabelece se a licença paternidade corresponde a 05 dias úteis ou corridos.

    Saudações

    Cristiano

    P

    Pedro Henrique_1 Quarta, 22 de abril de 2009, 22h38min

    Caro Doutor Wagner Santos de Araujo,gostaria que me informa-se sobre como esta atualmente a lei para licença paternidade,meu filho nasce agora dia 25 e não sei quantos dias tenho para ajudar minha esposa que é de menor e precisa de minha ajuda,li essa matéria e gostaria que se possivel confirma-se.

    Novas regras da parentalidade em vigor a 1 de Maio

    Terça-feira, 4 de Março de 2008

    Legislação Maternidade/Paternidade
    Protecção da maternidade e da paternidade
    Principais direitos dos trabalhadores pais e das trabalhadoras mães:
    Licença por maternidade de 120 dias, com direito a receber 100% da remuneração de referência. No caso de a mãe optar por uma licença de 150 dias, terá direito a receber 80% da remuneração de referência. A remuneração de referência corresponde à média de todas as remunerações registadas nos primeiros seis meses dos últimos oito meses anteriores à data de início da maternidade, paternidade ou adopção;
    Licença por paternidade de 5 dias úteis, seguidos ou interpolados, sendo o gozo desta licença obrigatório no primeiro mês a seguir ao nascimento do/a filho/a;
    Outra das novidades introduzidas pelo decreto-lei n.º 91/2009 é o aumento de cinco para dez dias úteis da licença a gozar obrigatoriamente pelo pai a seguir ao parto. Os pais poderão ainda usufruir de mais dez dias opcionais
    Licença por adopção de menor de 15 anos, com a duração de 100 dias consecutivos.
    agrdeço por tirar minha duvida desde ja.

    J

    jeferson lenadro de jesus Terça, 19 de maio de 2009, 20h08min

    Minha esposa ganhou nenê da sexta feira as 12:00 hs gostaria de saber quantos dias vou ficar em casa com ela, sou pintor de revolver e mais ainda trabalhei até as 11:00 hs firma

    Rafael

    Rafael Segunda, 08 de dezembro de 2014, 12h56min

    Boa tarde, meu filho está previsto para nascer na sexta feira dia 26/12/2014, eu começo a contar do 1 dia útil? ou já devo contar da sexta feira, sendo que eu não trabalho final de semana. e sub entendo que temos o direito de faltar 5 dias o trabalho para cuidar da esposa e o bebê.

    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Segunda, 08 de dezembro de 2014, 19h08min

    Comece a contar do dia de nascimento caso vc falte neste.

    Como citado acima: O entendimento predominante é de que estes dias são corridos, entretanto, há os que entendem que o referido afastamento deve corresponder a 05 dias úteis contados da data do nascimento.

    Assim, considerando que o assunto não é pacífico, o Senhor deverá verificar se a convenção coletiva da categoria profissional respectiva, estabelece se a licença paternidade corresponde a 05 dias úteis ou corridos.

    D

    Desconhecido Terça, 23 de dezembro de 2014, 6h19min

    bom dia .me chamo jorge,trabalho de frentista num posto,meu filho nasceu quinta dia 18,as 20;55,ja tirei tres dia quinta,sexta e sabado,só que domingo e segunda eu estava de folga na escala de serviço,conta esses dias tbm ou não.

    D

    Desconhecido Terça, 23 de dezembro de 2014, 6h31min

    me chamaram na terça ja pra trabalha ,é isto ou ñ

    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Terça, 23 de dezembro de 2014, 11h07min

    Nao vale na contagem dia nao trabalado por vc.

    João Carlos Bezerra

    João Carlos Bezerra Quarta, 24 de dezembro de 2014, 9h16min

    Boa dia? Meu filho está prestes a nascer quantos dias eu tenho direito? conta com sábado e o domingo lembrando que estes dois dias já são minha folgas? grato.

    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Sábado, 27 de dezembro de 2014, 12h21min

    Soa 5 dias, alguns defendem corridos outros dias uteis trabalhados, consulte a CCT da sua empresa.

    Priscila Perrotta

    Priscila Perrotta Sexta, 16 de janeiro de 2015, 0h03min

    OI..
    li este artigo: Licença-paternidade de 15 dias é aprovada em comissão do Senado
    isso é real?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de janeiro de 2015, 0h27min

    7 de ago de 2008 - CAS - Comissão de Assuntos Sociais aprovou nesta quarta-feira (6) a ampliação de cinco para 15 dias a duração da licença-paternidade
    03/06/2010 12h46 - Atualizado em 03/06/2010 12h54
    Comissão da Câmara aprova licença-paternidade de 15 dias
    25/11/2013 - 15h57
    Comissão de Trabalho do Senado rejeita licença-paternidade de 15 dias

    Ainda é de 5 dias, Priscila.

    Priscila Perrotta

    Priscila Perrotta Sexta, 16 de janeiro de 2015, 8h07min

    e quanto essa postagem feito pelo senado federal ??

    http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=83280

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de janeiro de 2015, 10h05min

    Querida, vc viu que o PL (Projeto de Lei) vem rolando de comissão em comissão dentro DO SENADO??

    O seu link remete ao momento em que o PL foi proposto. Veja :
    PLS 666 de 2007 - Atividade Legislativa - Projetos e Matérias
    www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=83280
    21 de nov de 2007

    É beeeeeeeem antigo!!!!!

    Lucas Ribeiro

    Lucas Ribeiro Segunda, 02 de fevereiro de 2015, 20h28min

    boa noite, estou de atestado medico e minha filha nasce dentro dos dias de atestado, quando eu começo a contar a linceça paternidade ?

    Levi Sousa

    Levi Sousa Quarta, 18 de fevereiro de 2015, 15h18min

    Lucas,
    O Ônus da licença paternidade seria da empresa caso você estivesse a serviço dela, mas como você está em gozo de beneficio, então esse pagamento passa a ser da previdência social, como você não está trabalhando não pode-se pensar em deixar de comparecer ao trabalho conforme Art. 473 da CLT - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário.
    Portanto por está gozando de auxilio doença ou outro beneficio, você não faz jus à licença paternidade.

    Mara De Azambuja Salles

    Mara De Azambuja Salles Quinta, 24 de setembro de 2015, 17h59min

    a LICENÇA PATERNIDADE é assegurada por 5 dias de trabalho, ou seja, 5 dias úteis, eu entendo que se seu filho nasceu numa sexta-feira esse benefício será contado a partir de segunda-feira, já que sábado é final de semana e prorroga-se o início do prazo para a segunda-feira e vai até sexta-feira, então você por lei teria até a outra segunda-feira para retornar ao trabalho.
    Veja as disposições da legislação pertinente a seguir transcrita:
    Artigo 7º CF: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    .....
    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;"

    Artigo 10 ADCT: "Até que seja promulgada a Lei Complementar a que se refere o art. 7º, I, da Constituição:
    ......
    § 1º - Até que a lei venha a disciplinar o disposto no art. 7º, XIX, da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias."

    B

    Barcelona Pq Fernanda Terça, 27 de outubro de 2015, 7h05min

    Bom dia, faço parte de uma cooperativa, tenho direito a esses 5 dias também?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 28 de outubro de 2015, 20h28min

    Barcelona, fazer parte de uma cooperativa não é o mesmo que ser empregado dela. Se nela vc não é empregado, lamento, mas não lhe assiste tal licença.