Daniela_1 Terça, 22 de maio de 2007, 16h24min

    Também estou com dúvidas na competência. Entendo que contra a CEF é na Justiça Federal e nos demais bancos é na Justiça estadual. Entretanto tive informações de que a CEF era gestora das poupanças, sendo legitimada passiva para toas as ações, o que leva a competencia pra justiça federal. Alguém me tira essa dúvida, por favor!

    A

    Ana Lopes_1 Terça, 22 de maio de 2007, 18h14min

    E Nossa Caixa Nosso Banco?? Se houver Vara Fazenda da Fazenda Pública tem que ser na Justiça comum ou na especializada??

    Jus.com.br

    Jus.com.br Quarta, 23 de maio de 2007, 6h28min

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo
    Nova Iguaçu/RJ

    Súmula n° 508 do stf - "compete à justiça estadual, em ambas as instâncias, processar e julgar as causas em que for parte o banco do brasil s.A."

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quarta, 23 de maio de 2007, 10h55min

    A pergunta está um tanto mal posta. Conforme a matéria, cabe até Justiça do Trabalho ações contra a CEF, o BB e a União, Estados e Municípios.

    Se a pergunta diz respeirto apenas aos expurgos da poupança (Bresser, que está na moda), certamente é na Justiça Estadual.

    A CEF é empresa pública e o BB é sociedade de economia mista. Em razão da pessoa, aquela é na Justiça Federal, dado o foro privilegiado.

    A

    Ana Lopes_1 Quarta, 23 de maio de 2007, 12h41min

    [...] Minha dúvida é a seguinte: se a ação for contra a Nossa Caixa, e tratar só dos expurgos da poupança (Bresser)e se houver Vara da Fazenda Pública, qual a competência: Justiça Comum ou Especializada?

    P

    Paulo Gustavo Sampaio Andrade Quarta, 23 de maio de 2007, 15h03min

    Tanto o Banco do Brasil S.A. como a Nossa Caixa S.A. são sociedades de economia mista, das quais são acionistas majoritários, respectivamente, a União e o Estado de São Paulo.

    A competência para tratar de ações contra o BB e a Nossa Caixa que sejam pertinentes aos expurgos da poupança é da Justiça Estadual, conforme a Súmula 42 do STJ:

    "Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar as causas cíveis em que é parte sociedade de economia mista e os crimes praticados em seu detrimento."

    * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

    Semelhante é a situação dos bancos privados (Itaú, Bradesco, Unibanco etc.), que não por acaso são também sociedades anônimas. Para estes, a competência é da Justiça Estadual, mais exatamente da Vara Cível.

    * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

    Já a Caixa Econômica Federal é uma empresa pública, ou seja, possui capital integralmente público - no caso da União. Note que, diferentemente dos dois bancos mencionados acima, não se trata de uma sociedade anônima.

    Assim, a competência para processos envolvendo a Caixa Econômica que tratem de expurgos da poupança é da Justiça Federal, conforme o art. 109, I, da Constituição Federal:

    "Aos juízes federais compete processar e julgar:
    I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho; "

    * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

    Não confundir ações que tratam dos expurgos do FGTS com as que tratam dos expurgos da poupança.
    No caso dos depósitos do FGTS, a gestora é mesmo sempre a Caixa, sendo todas as ações propostas contra esta, na Justiça Federal.
    No caso da poupança, o gestor é cada um dos bancos em que foram feitos os respectivos depósitos, e contra eles devem ser propostas as ações.

    A

    Ana Lopes_1 Quarta, 23 de maio de 2007, 18h18min

    Minha dúvida permanece, uma vez que a Vara da Fazenda Pública é uma vara especializada da Justiça Estadual Comum (assim como há as varas de Família, Registro Público...). O correto seria distribuir na vara Cível ou na vara da Fazenda Pública?

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Quarta, 23 de maio de 2007, 18h51min

    Eu entendo que seria pela Vara Cível ...

    A

    Ana Lopes_1 Quinta, 24 de maio de 2007, 3h37min

    Fiquei em dúvida uma vez que o IDEC promoveu a ação em face da Nossa Caixa perante a Vara da Fazenda Pública...

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quinta, 24 de maio de 2007, 5h46min

    Ana,
    a solução mais simples é ir ao fórum daí e perguntar lá.
    O que diz a competência é a organização do Judiciário estadual.
    Varas de Fazenda Pública destinam-se, normalmente, para as ações em que o Estado é parte (execuções fiscais, etc.). Pode ser que a Nossa Caixa, excepcionalmente, tenha esse fpro privilegiado.
    Precisaríamos conhecer a estrutura e as competências das Varas da Justiça paulista para afirmar com certeza.
    A informação de ser Vara Cível é o geral da maioria dos Estadois e no DF.

    E

    Edilza Pereira Quinta, 24 de maio de 2007, 16h27min

    Gostaria de saber se as Ações contra o Banco do Brasil estão sendo ajuizadas nos Juizados Especiais Cíveis [...].
    Alguém pode me ajudar???

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quinta, 24 de maio de 2007, 17h38min

    Este debate está mudando de tema, daqui a pouco vira um mosaico e aborda todos os assuntos correlatos.

    Lembro que existem debates postos sobre expurgos no Plano Bresser, e a administração do fórum já interveio mais de uma vez pedindo para não dispersar. Ver as instruções / REGRAS de participação no início da página inicial (o segundo) essenciais e que são para ser cumpridos.

    Porém, já que entrei aqui, os JEC têm uma competência (alçada) de até 40 salários mínimos, requerendo assistência advocatícia a partir dos 20 SM. Assim, é indispensável saber quanto se tem pra receber antes de optar pelo JEC, pois implica uma renúncia tácita ao que exceder aquela alçada.

    A celeridade, teórica, fica ameaçada, dependendo de onde é p JEC, pela quantidade de processos. Pode demorar tanto ou quanto a Justiça Comum, se não demorar mais.

    [...]

    P

    Paulo Gustavo Sampaio Andrade Sexta, 25 de maio de 2007, 6h16min

    Prezados,
    Em minha manifestação anterior, disse que as ações de expurgos contra o Banco do Brasil S.A. ou a Nossa Caixa S.A. (e qualquer outro banco em forma de S.A., tenha ou não participação de capital público) devem ser ajuizadas na Justiça Estadual.

    A celeuma agora é sobre a competência interna, ou seja, se a ação deve ser endereçada à Vara Cível ou à Vara da Fazenda Pública.
    Quanto a isto, apenas indiquei que cabe à Lei de Organização Judiciária de cada Estado definir a competência.

    Pois bem. Aqui no meu Estado (Piauí), a LOJ diz que a Vara da Fazenda Pública deve julgar as ações em face das sociedades de economia mista estaduais e municipais. Portanto, aí NÃO se inclui o o Banco do Brasil S.A. (que é federal).
    Acredito que regra semelhante seja adotada nos demais Estados.

    Portanto,
    Qualquer Banco S.A. = Justiça Estadual.
    Banco do Brasil S.A. (federal) = Vara Cível (ou Juizado Especial Estadual).
    Nossa Caixa S.A. (estadual) = Vara da Fazenda Pública.

    Sub censura.

    K

    Karine Maranhão Lobo Segunda, 10 de setembro de 2007, 6h00min

    Gostaria de uma ajudinha de vcs com relação a competência do Banco do Brasil. Uma ação para levantamento do PASEP deve ser proposta na Justiça Estadual ou na Federal ?

    I

    ivanete_1 Quinta, 30 de abril de 2009, 13h30min

    comprei um carro no leilaõ. o mesmo tinha data para ser pago. já se passaram 4 meses. comprei em um leilão onlaine em 14 janeiro , dia 15 efetuei paguamento no banco itaú, dia 27 de fevereiro fiz vistória , e até hoje o detram, não me entreg
    ou o documento. O detram alega não ter recebido, o acerto por parte do ande legal . que culpa tenho nesta historia? se minha parte eu fiz. preciso do documento para andar com o carro.a quem posso recorer? o que fazer?