G

    Guilherme Alves de Mello Franco - Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UNESA Quarta, 06 de junho de 2007, 8h48min

    Prezado Elisário: Razões finais remissivas são termos utilizados pelos Magistrados Federais do Trabalho para dizer que as partes, à guisa de arrazoado final, remeteram seus argumentos às falas já externadas anteriormente no processo (inicial, defesa, impugnação aos documentos, entre outras) e não apresentaram nenhum acréscimo substancial às mesmas. A parte, em tese, teria o direito de expender suas razões finais, antes do encerramento da instrução, mas, via de regra, os Magistrados não as reduzem a termo e, quase nunca, destinam prazo para menoriais (não previstos em Lei). Assim, perde-se todo o objetivo.
    Qualquer outra dúvida, estou às ordens.
    Um abraço,

    GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
    [email protected]

    E

    Elisario Meira Quinta, 07 de junho de 2007, 17h40min

    Prezado Guilherme, grato ela sua participação. Pois é, o que o colega colocou eu também entendo assim.

    No entanto tive um caso recente em que a MM Juiza do Trabalho prolatou "Razões finais remissivas a serem apresentadas no prazo de 10 dias" !!! Achei um equívoco e contestei ao assinar o Termo, aliás, quando outra audiencia já havia começado, no entanto, a nobre magistrada me disse que era um critério dela. Ao indagar se deveria apresentar "razões finais por escrito em 10 dias" ela, nervosamente, me alertou que eu tomasse a medida que achasse cabível. Outro absurdo. Dai que resolvi consultar os colegas aqui do Forum para ver se não era eu quem estava cometendo um equívoco.

    Aproveitando os seus conhecimentos, o colega acha possível, ou já fez isso, pedir para que seja reaberta uma audiência que já havia terminado a fim de constar um fato alegado pela parte que antes, no depoimento, havia negado?

    G

    Guilherme Alves de Mello Franco - Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UNESA Quinta, 07 de junho de 2007, 19h56min

    Prezado Elisário; O que a Magistrada deferiru foi prazo para apresentação de memoriais. Só que ela equivocou-se ao usar o termo remissivas, já que você, em sede de memorial pode apresentar todos os argumentos e, não, só, os já apresentados. Faça seu memorial o mais completo possível mas, não acho que algum Juiz dê atenção ao mesmo. Todavia, esta Juíza está parada no tempo e não respira os ares da evolução processual. Quanto à sua pergunta, acho que não entendi bem a posição: a mudança de opinião da parte se deu junto ao Juiz ou em lugar diverso? Se foi ante o Juiz e ele não manda constar em ata, mesmo após o encerramento da audiência ele não está conduzindo com imparcialidade e com firmesa ao processo, como deveria, por força de ofício e da Lei, que lhe destina liberdade na colheita de provas e, o depoimento pessoal, é uma delas. Se foi distante, como a parte não tem o dever de falar a verdade, pelo menos processual, eu não reabriria a audiência, porque tenho certeza que, à minha frente, a parte não confessaria a mentira, como o fez em seu depoimento. Qualquer outra dúvida, estou às ordens.
    Um abraço,

    GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
    [email protected]

    E

    Elisario Meira Sexta, 08 de junho de 2007, 7h23min

    Guilherme, o caso da minha segunda indagação foi o seguinte. Aconteceu numa audiência que eu assistia, enquanto aguardava a minha. Quando era assinado o termo a reclamada, irritada porque o empregado de confiança de longa data havia entrado com ação contra ela, falou em alto e bom som "é uma sacanagem você ter entrado com essa ação, você tem razão, mas duvido que alguém vai me fazer te pagar essas horas extras". O advogado do reclamante pediu para constar aquilo do termo, ao passo que a juiza se negou, alegando que o mesmo estava sendo assinado. Ele protestou sem sucesso. A questão que ficou para mim é que ela deveria constar aquele fato relevante ou por adendo ou reabertura, sei lá. Por isso lhe questiono, qual a medida técnica para o advogado fazer constar tal caso num termo já encerrado, mas que acontece ali, no calor?
    Abraços e grato pelos ensinamentos.

    G

    Guilherme Alves de Mello Franco - Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UNESA Sexta, 08 de junho de 2007, 8h59min

    Prezado Elisàrio: Então, eu entendi de forma correta a narrativa. Como foi perto da Magistrada, ela teria que ter reaberto a audiência e fazer constar o acontecimento na ata. Mas, lembro a você, que a condução do processo pertence a ela e a reabertura é sua faculdade. Como eu disse, eu reabriria a audiência e faria constar da ata o episódio, porque o entendo indispensável na perseguição da verdade, corolário do todo procedimento justicial do trabalho. Mas, se como ela, o Juiz condutor do procedimento se nega a fazê-lo, como é situação pendente de prova, não vejo como tomar qualquer atitude, inexistindo medida a ser tomada, a não ser, na próxima parte da audiência, se houver, relembrar à ela os fatos e torcer para que ela deles se recorde.
    Qualquer outra dúvida, estou às ordens.
    Um abraço,

    GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
    [email protected]

    E

    Elisario Meira Sexta, 08 de junho de 2007, 14h53min

    Caro Guilherme, sei que já se trata de abuso, mas quando aparece alguém disposto, infelizmente, tenho de me "aproveitar".

    Imagine a seguinte situação, relativa a prova. Parte sabe que tem apenas uma parte das HE para receber, as quais não eram registradas no cartão, por motivos óbvios. Em audiência a parte apresenta os cartóes o reclamante os rejeita. O juiz insiste e faz perguntas ao reclamante que acaba confirmando ALGUNS DIAS de acordo com o que dispos na inicial, no entanto, nem todos os cartóes são como aqueles pegos por amostra pelo juiz. O juiz indaga do advogado que os cartões estão corretos, o advogado (eu no caso - rsrs) fica em dúvida, uma vez que fica na seguinte "sinuca de bico": a) se aceita os cartões corre o risco dos mesmos apresentarem uma quantidade de HE aquèm daquelas realmentes prestadas (não esquecer que não eram registradas todas as horas excedentes às normais, somente uma parte delas); b) se não aceita os cartões corre o risco de não ter prova nenhuma. Em resumo, o reclamante ao invés de dizer que não concordava com os cartões prontamente, começou a responder perguntas do juiz, que queria, "dar um bote" no protesto de impugnação para aceitar os cartóes. Como a parte acabou corroborando uma amostra dos cartóes veio a dúvida. Quer fiz? Mantive a impugnação, o reclamante perguntado diretamente pelo juiz disse que não tinha o que falar, eu protestei dizendo que defendia a parte e que tinha idéia contrária à do juiz, imagine o quiprocó, no entanto, acabou prevalecendo, a vontade do juiz, que aceitou os cartóes diantes de que das amostras apontadas ao reclamante condiziam com a "verdade", ou seja, se utilizou de 2 cartóes de 60 para deixar de impugnar a aceitação dos mesmos. Olha o problema: realmente constava nos cartóes verificados (os 2) que o reclamante fazia 8 horas diárias, no entanto, como dito acima, o reclamante não registrava as 2 horas extras que fazia, portanto, não tinha como aparecer tal registro de horas extras mesmo! Ouvida testemunha a mesma disse que realmente havia alguns dias que não eram registradas HE. Sentença, julgou improcedente o pedido. Entrei com recurso, que aguardo decisão, mas, ficou a dúvida: qual a melhor técnica, e assim espero seu conselho, se possível, para provar, aceitar ou não os cartões diante da dúvida?
    Abraços. E, novamente, desculpas pelo abuso.

    G

    Guilherme Alves de Mello Franco - Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UNESA Sexta, 08 de junho de 2007, 20h34min

    Prezado Elisário: Aproveite deste amigo, que tem por ideal ensinar o pouco que aprendeu nestes vinte e um anos de formado. Na dúvida, não aceite os cartões, porque você tem a chance de provar que os mesmos estão errados e, além do mais, se estiverem certos e você não conseguir infirmá-los, o Juiz sempre os levará em conta na sua decisão.
    Qualquer outra dúvida, estou às ordens.
    Um abraço,

    GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
    [email protected]

    E

    Elisario Meira Sábado, 09 de junho de 2007, 12h08min

    Valeu, Guilherme. Um forte abraço e um bom final de semana.

    Jus.com.br

    Jus.com.br Terça, 12 de junho de 2007, 20h11min

    Pedimos aos participantes que evitem tratar de assuntos fora do tema original da discussão. Para tanto, deve ser aberta uma nova discussão específica para o novo tema.

    G

    Guilherme Alves de Mello Franco - Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UNESA Quinta, 14 de junho de 2007, 8h28min

    Prezados administradores: Nossa função sempre foi de tentar responder e orientar naquilo em que fomos consultados. Não podemos escolher questionamentos nem deixar o consulente sem resposta, já que nos propusemos a participar dos tópicos deste Fórum, em nome de nossos compromisso e grau universitários. E, muitas vezes, a abertura de novo tópico quebra o calor das discussões, perdendo com isto, todos os que bebem da fonte de conhecimentos que delas emana, inclusive nós.
    Um grande abraço,

    GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
    [email protected]

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sábado, 16 de junho de 2007, 10h12min

    Prezado Guilherme,

    Agradeço pela sua resposta e compreendo que sua intenção é das melhores.
    Até a sexta mensagem, tudo estava ainda dentro do assunto.
    Considero que a discussão só fugiu do assunto a partir da sétima mensagem, quando passou a tratar sobre provas e horas extras. O próprio colega Elisário reconhece que de certa forma estaria "abusando" (um abuso inocente, claro).

    Compreendo sua justificativa de que não poderia deixar de responder. Porém, se o colega Elisario abrisse uma nova discussão, o assunto correto certamente atrairia pessoas que se identificam melhor com o assunto, aumentando a participação dos usuários.

    Enfim, também não vamos brigar por causa disso. É só um "toque". :)

    R

    Rogers. Sexta, 28 de novembro de 2008, 11h21min

    Senhores, gostaria de saber se eu posso, numa inicial trabalhista contra um ente público (prefeitura, rito é ordinário), pedir para apurar os valores, e colocar o valor da causa abaixo de 40 salários mínimos.
    Como eu pedi justiça gratuita (foi deferido), se num eventual recurso o reclamante terá que pagar custas sobre o valor da causa?.

    E se eu não colocar nenhum valor da causa, esta errado?

    muito grato!

    Rogério

    R

    Rogers. Sexta, 28 de novembro de 2008, 11h34min

    Me ajudem !

    o que eu respondo ao juiz se ele me perguntar a respeito das remissivas?

    grato

    Rogério