MEU NOME É MARIA RIBEIRO DA SILVA, DE SÃO PAULO – SP.

ALÉM DE UM PROBLEMA COM O CONDOMÍNIO DE MEU PRÉDIO, CUJA DISCUSSÃO JÁ INICIEI NA CATEGORIA DIREITO DO CONSUMIDOR, DESTE FÓRUM DE DISCUSSÕES, INFELIZMENTE UMA OUTRA FATALIDADE SE ABATEU SOBRE MIM E MINHA FAMÍLIA. MEU FILHO, UM RAPAZ DE 21 (VINTE E UM) ANOS DE IDADE, SOFREU UM ACIDENTE DE TRÂNSITO (FOI ATROPELADO), NO INÍCIO DESTE ANO DE 2007, FICOU ALGUNS MESES EM COMA, RECUPEROU A CONSCIÊNCIA, MAS ESTÁ COM SEQÜELAS QUE O IMPEDEM DE TRABALHAR, POIS ELE TEM DIFICULDADE DE RECONHECER PESSOAS E LUGARES E DEVE TOMAR MEDICAMENTOS VARIADOS AO LONGO DO DIA, NECESSITANDO DE ACOMPANHAMENTO CONSTANTE. ALIÁS, QUANDO OCORREU ESSE ACIDENTE COM MEU FILHO, ELE JÁ ESTAVA DESEMPREGADO FAZIA ALGUNS MESES, PROCURANDO TRABALHO. AGORA, NÃO CONSEGUIRÁ MAIS NENHUM EMPREGO, PORQUE PRECISA ANDAR SEMPRE ACOMPANHADO, ESTÁ COMO SE FOSSE UM INVÁLIDO. NÃO HOUVE DECLARAÇÃO DE INVALIDEZ PERMANENTE, NEM PARCIAL, POR PARTE DOS MÉDICOS DO SUS-SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, QUE O ATENDERAM E COM QUEM ELE AINDA CONTINUA A SE TRATAR. TODAS AS DESPESAS COM INTERNAÇÃO E MEDICAMENTOS HOSPITALARES FORAM PAGAS PELO ESTADO (O ATENDIMENTO FOI EM HOSPITAL PÚBLICO), SALVO ALGUNS MEDICAMENTOS QUE TENHO QUE COMPRAR PARA QUE O MEU FILHO TOME, AGORA QUE TEVE ALTA E ESTÁ EM CASA, SENDO ACOMPANHADO POR MIM, SUA MÃE, E OUTROS FAMILIARES. PRETENDEMOS RECEBER O DPVAT, PORÉM NÃO HÁ NENHUM DOCUMENTO, SEQUER DO IML-INSTITUTO MÉDICO LEGAL, QUE ATESTE QUAL O GRAU DAS SEQÜELAS, QUAL O GRAU DE INCAPACIDADE PARA O TRABALHO. INFORMO QUE A PESSOA QUE ATROPELOU O MEU FILHO VEM COLABORANDO COM TUDO QUANTO SEJA NECESSÁRIO PARA A SUA RECUPERAÇÃO E, POR ESSA RAZÃO, NÓS NÃO PRETENDEMOS PROCESSAR O MOTORISTA DO VEÍCULO QUE ATROPELOU O MEU FILHO. PRECISO DE ORIENTAÇÃO SOBRE COMO OBTER UM LAUDO QUE ATESTE A INCAPACIDADE E O GRAU DAS SEQÜELAS DO MEU FILHO ACIDENTADO, PARA PODER ATRIBUIR VALOR À INDENIZAÇÃO? DEVO PROCURAR ALGUM ADVOGADO PARA PROPOR UMA AÇÃO CONTRA ALGUMA SEGURADORA (E CONTRA QUAL SEGURADORA?), ONDE SEJA FEITO O PROTOCOLO DO PEDIDO DE INDENIZAÇÃO? NECESSITO DO LAUDO DO IML-INSTITUTO MÉDICO LEGAL, QUE, SEGUNDO JÁ ME FOI INFORMADO, NÃO GRADUARÁ AS SEQÜELAS, NEM A INCAPACIDADE PARA O TRABALHO DO RAPAZ ATROPELADO? O IMESC (INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL E DE CRIMINOLOGIA DE SÃO PAULO) PODERÁ INTERVIR A PEDIDO DO ADVOGADO E POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL PARA A LAVRATURA DESSE LAUDO OU UMA PERÍCIA MÉDICA JUDICIAL OUTRA PODERÁ SERVIR PARA A PRETENSÃO DE RECEBIMENTO DESSA INDENIZAÇÃO DO DPVAT? PEÇO, POIS, QUE ALGUÉM, POR FAVOR, ME ORIENTE NESSA QUESTÃO, SOBRE COMO DEVEREI AGIR PARA BUSCAR O RECEBIMENTO DE INDENIZAÇÃO DO DPVAT E TAMBÉM SE PODEREI RECUPERAR OS VALORES GASTOS COM COMPREAS DE MEDICAMENTOS, EMBORA MEU FILHO TENHA SIDO ATENDIDO PELOS MÉDICOS DO SUS E, AINDA, SE PRECISAREI TER TODAS AS RECEITAS MÉDICAS E RESPECTIVAS NOTAS FISCAIS DE COMPRA PARA PODER PLEITEAR O REEMBOLSO DAS DESPESAS COM REMÉDIOS.

AGRADEÇO PELA ATENÇÃO E COLABORAÇÃO.

MEU E-MAIL É: [email protected].

Respostas

    A

    Ana Aparecida Lima da silva Domingo, 25 de janeiro de 2009, 18h56min

    Minha mãe sofreu acidente de ônibus e tem B.O. , foi para hospital publico e já pedi o laudo para pericia, mas gostaria de saber se para dar entrada no seguro dpvat, é só ir no iml mas próximo que consigo que ela seja atendida pela perícia médica ou eles marcam uma data, pois ela está com dificuldade de andar e eu que tenho que adiantar as coisas pra ela, mas o médico que fez a cirurgia no quadril disse que ela ia andar normalmente, mas ela tb fraturou a mandibula e o maxilar, e o médico do bucomaxilo disse que ela não pode ficar com a prótese (de baixo) pois tem o risco de inflamar e ter que trocar a placa pois ela colocou vários pinos e duas placas, e para comer ela pode mastigar, mas como ela vai mastigar sem a dentição completa, será que ela tem direito ao seguro?

    V

    vanderleia pereira leite Quinta, 19 de fevereiro de 2009, 11h13min

    Meu companheiro sofreu um acidente de moto ha uns 03 anos, teve uma luxação no ombro esquerdo nível II, a mandíbula fraturada, bem como o femur esquerdo e o punho direito, passou por diversos procedimentos cirurgicos e ainda hoje requer apoio de bengala, faz fisioterapias semanais e teve que ser transferido para o setor administrativo da policia militar, pois nao poderá fazer uso de armas de fogo e atuar na rua, o médico chegou a comentar que com o decorrer do tempo ele terá muitas dores no punho, sendo que seus movimentos com o mesmo ficaram limitados, a perna teve um encurtamento, hoje ele manca, assim, demos entrada em tempo hábil no seguro por despesas médicas e também por lesões, no entanto no de lesões ele recebeu por volta de julho de 2008 aproximadamente 3200,00, o que devo fazer?acredito que o valor foi pago indevidamente, podemos procurar o juizado especial cível sem auxílio de um procurador?com base em que tabela poderia me pautar?nao achei a tabela de valores da susep no site do dpvat! Acha que na situaçao dele teria direito ao valor integral?que documentos teria que juntar pra ingressar com ação no juizado especial de pequenas causas?qual prazo pra entrar com a demanda judicial?conto o prazo da data do acidente?No aguardo. Atenciosamente, Léia.

    J

    JUSSARA DOS SANTOS CARVALHO Sexta, 20 de março de 2009, 22h58min

    MARIA,caso nao tenhas solucionado teu problema com as informacoes ja publicadas procure a PROMOTORIA PUBLICA

    M

    Monique Moreno . Sábado, 21 de março de 2009, 17h44min

    Boa Tarde!!! Como posso saber se um advogado recebeu a diferença do seguro DPVAT, pois ele disse ter dado entrada em via administrativa para receber a diferença do DPVAT antes de ter essa correçl~çao para o valor de 13.500,00 e tenho uma ligeira desconfiança que ele já recebeu, obrigada.

    E

    Elton_1 Segunda, 20 de abril de 2009, 0h54min

    Monique,

    Um dos meios que entendo possível para detectar se houve ou não a apropriação dos valores das indenizações comentadas é acompanhar através do processo DPVAT. Em caso de dúvidas digite "DPVAT" no google, e consulte no site oficial do Instituto.

    Mas, caso nao lhe seja disponibilizada tais informações através do site, tente entrar em contato com a Seguradora Líder, atual responsável pelo pagamento dos Seguros DPVAT, e solicite tais informações.

    E se ele já recebeu tais valores, procure um outro advogado e processe-o por apropriação indevida, bem como denuncie-o à OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, da Cidade/Estado em que você mora.

    M

    Melissa_1 Quinta, 07 de maio de 2009, 13h31min

    Bom dia!Em Agosto do ano passado tive um acidente de moto envolvendo outro veículo no qual tive fratura exposta no 5°metatarso esquerdo,me afastando por 6 meses do serviço.Tenho toda documentação(hospitalar e laudos médicos) inclusive o B.O e gostaria de saber se tenho realmente direito ao seguro DPVAT,se tiver qual é o valor máximo pago nesses casos?

    V

    valdir rogerio Quinta, 14 de maio de 2009, 22h05min

    Dra. Isabela,
    Por gentileza, podes me passar seu email. Obrigado/

    V

    valdir rogerio Quinta, 14 de maio de 2009, 22h08min

    Dra Isabela pode me passar seu email. Desde já lhe agradeço.

    S

    Simone C. da Cruz Quinta, 21 de maio de 2009, 3h48min

    Dra. Isabella, eu e meu namorado sofremos um acidente de moto em novembro 2008, e tivemos que fazer cirurgias, eu fui atendida pelo SUS, ja ele foi atendido pelo convênio da empresa. Me recordo de quando estava internada ter assinada um papel autorizando abertura de reconhecimento firma em cartorio, da assinatura, creio que para as despesas da cirurgia, nao lembro pois ainda estava sobre efeito de anestesia. Eu fiz uma cirurgia de reconstituição tornozelo, e tirei osso do joelho para enxerto, ja ele quebrou o fêmu, e o braço em 3 lugares. A moto nao era nossa, porém documentação toda em dia, e tivemos que pagar o prejuízo, fora medicamentos que o SUS nao cobriu no meu caso, e no dele que teve que comprar particular. Quero saber se temos direito á indenização??? Para dar entrada é precisão fazer exame corpu delito?? o que de documentação é necessario?? No caso indeniza somente que estava conduzindo a moto? Devo procurar uma seguradora conveniada ao DPVAT, la eles fornecem documentação necessaria e formulários?? isso é pago?? qual o valor teto de indenização do dpvat em nosso caso?

    Dessde ja muito grata,

    Att:

    Simone

    C

    Claudia Regina_1 Quinta, 21 de maio de 2009, 21h58min

    Olá,

    Meu nome é Claudia e no final do ano passado, um manobrista bateu no meu carro (que estava parado saindo de um estacionamento!) e ao tentar desviar do veículo, minha mão esquerda que estava ao volante, sofreu fraturas por torção.

    Na época eu tinha assistência médica e o seguro saúde cobriu a cirurgia para colocação de placas e pinos que foram necessários. Fui socorrida pelo resgate, abri inquérito policial, fiz perícia no IML e aguardo resultado agora. No IML me disseram que tenho direito ao DPVAT, mesmo não tendo os comprovantes de gastos. A proprietário do estabelecimento comercial onde trabalhava o manobrista não tinha seguro de responsabilidade civil e riu na minha cara quando fui conversar com ela sobre o ocorrido. E agora como devo proceder com todos os documentos em mãos ? Devo entrar com um processo no Pequenas Causas ? A sequela do acidente é a dor constante que sinto na mão, mas a cirurgia foi bem-sucedida. A o que tenho direito e como proceder ? MUITO OBRIGADA ! Claudia

    T

    tiago_1 Sexta, 22 de maio de 2009, 3h41min

    ola dr isabel!!!
    sofrir acidente de moto na data 27/11/2008, tenho uma lesão plexo braquial superior estou sem mexer o braço, gostaria de saber qual seria o valor do pagamento do seguro e como sei se estar correto este pagamento do dpvat? se poder-me responder por imail ficarei grato. Meu imail é: [email protected]
    desde ja agradeço
    tiago

    S

    saulo lima dos santos reis Segunda, 01 de junho de 2009, 12h50min

    oi sofri acidente 18/08/08 fui atendido pelo sus , mas fiquei com sequelas , fiquei com 11% da visão esquerda e 37% da audição direita , minhas notas de consultas e remédios ja estão comigo , tenho laudos oftalmológicas e de audiometria o acidente tem b.o. tenho o brat e a minha ficha dos dias no hospital e estou encostado até hoje pois minha carteira é assinada como motoboy.O que tenho direito.
    [email protected]
    Agradeço desde ja.

    M

    Manoel Gomes Domingo, 14 de junho de 2009, 2h26min

    fui atropelado em 2000,recebi de seguro R$800,00 estou afastado pelo inss desde de então com sequelas,gostaria de saber se eu me aposentando por invalidez se tenho direito a algum valor do seguro ?

    L

    Lara Martins Sexta, 08 de julho de 2011, 8h07min

    Olá Isabela, vi sua mensagem e gostaria de eclarecer uma duvida, sofri um acidente e recebi na via administrativa, queria saber se ainda tenho algum valor a receber, sofri fratura do femur e tibia, coloquei placa, recebi mais ou menos dois mil reais, tenho ainda algum direito? muito obrigada